Sempre com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pelas empresas e escritórios, seguindo os critérios da normalização brasileira, a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) vem, ao longo do tempo, elaborando uma série de recomendações.

Lançadas e disponibilizadas aos profissionais da área, inclusive no site da entidade, estas recomendações têm passado por constantes estudos e atualizações, visando estarem mais próximas possíveis dos anseios daqueles que nelas se pautam.

A iniciativa teve início em 2006, quando foram editadas as recomendações para projetos estruturais em edifícios de concreto (atualmente em atualização).

Para uniformizar a forma de analisar os casos em que o concreto não possui a conformidade necessária, auxiliando os projetistas de estruturas em todo o Brasil e o mercado a lidar com os mesmos e a minimizar sua ocorrência, a ABECE elaborou o documento intitulado “Recomendação ABECE 001:2015 Análise de Casos de Não Conformidade de Concreto”.

Resultante das discussões do Comitê Técnico de Avaliação Técnica de Projetos, constituído pela ABECE, foi produzido o documento “Recomendação ABECE 002:2015 – Avaliação Técnica de Projeto de Estruturas de Concreto, estabelecendo os procedimentos básicos exigíveis para avaliação técnica de projetos estruturais de concreto simples, armado e protendido.

Com o objetivo de estabelecer os parâmetros, especificações e critérios a serem considerados na concepção do projeto da estrutura em concreto armado de edifícios, elaborou-se o documento Recomendação ABECE 003:2021 – Memorial Descritivo do Projeto Estrutural em duas partes: Parte 1 – Edifícios Residenciais em Concreto Armado e Protendido e Parte 2 – Edifícios Residenciais em Alvenaria Estrutural ou Paredes de Concreto Moldadas no Local.

Propondo formas de interação entre o projetista e os demais membros da cadeia produtiva da construção civil, no sentido de melhorar o desenvolvimento do projeto executivo da obra e minimizar problemas no processo de contratação, a ABECE lançou a “Recomendação ABECE 004:2016 – Fluxo de Desenvolvimento de Projeto de Edifícios e Atendimento à Obra”.

Resultado do trabalho desenvolvido pelo Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações, constituído pela ABECE para padronizar as rotinas de dimensionamento e projeto de fixações (mecânicas e químicas), a entidade desenvolveu a “Recomendação ABECE 005:2019 – Projeto de Fixações com Chumbadores Químicos em Elementos de Concreto”.

Dentro do mesmo propósito, o Comitê vem avançando na elaboração das recomendações de projeto de fixações com chumbadores mecânicos.

Consulte todas as recomendações produzidas pela ABECE ao longo do tempo: https://bit.ly/RecomendaçõesABECE

Luiz Aurélio Fortes da Silva, Vice-Presidente de Relacionamento da ABECE, Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

VOTE!