A Associação Brasileira do Drywall é a principal fonte brasileira de geração e disseminação de conhecimento técnico sobre padrões de qualidade e níveis de desempenho dos componentes e sistemas de paredes, forros, revestimentos e mobiliário fixo projetados e executados com essa tecnologia construtiva, e uma das entidades parceiras que apoiam o movimento “Produtividade do Mesmo Lado’. Confira a entrevista realizada com o presidente executivo da entidade, Luiz Antonio Martins Filho, sobre a atuação da Entidade e o trabalho pela produtividade na cadeia da construção:

P: O portal de Produtividade foi criado pelo movimento das Entidades Do Mesmo Lado com o objetivo de reunir as melhores práticas do canteiro de obras e fomentar o crescimento da produtividade da construção civil no país. E o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado é uma iniciativa deste grupo com o propósito de reconhecer e promover as soluções voltadas para o desenvolvimento da inovação no setor. Como o senhor enxerga estas iniciativas?

No Brasil temos uma demanda muito grande a ser atendida pela construção civil em todas as áreas, principalmente no habitacional e na infraestrutura. Tentar atender a esta demanda com processos construtivos de baixa produtividade produziu o déficit habitacional e de infraestrutura que dificulta o desenvolvimento econômico e social do país além de causar um impacto ambiental maior que o necessário. Portanto o tema produtividade é de fundamental importância e as iniciativas sérias que abordarem o tema são importantes. O Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado além de reconhecer os cases de sucesso tem o objetivo de disseminar o conhecimento através da divulgação das cases, o que o torna ainda mais importante.

P: O senhor acredita que o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado pode contribuir, além da promoção das melhores práticas, também com a formação de parcerias e idealização de novos projetos, técnicas e soluções para o setor da construção civil?

Sim, aliás é um dos objetivos do prêmio, com a divulgação dos cases e seus executores naturalmente despertar o interesse outras empresas a adotarem as soluções apresentadas.

P: Os sistemas drywall são muito versáteis, possibilitam diferentes níveis de desempenho nas obras. O drywall hoje pode ser uma alternativa mais econômica e sustentável em quais tipos de construção?

Esta versatilidade do sistema faz com que não existam restrições de uso. Os sistemas Drywall são utilizados para execução de paredes, forros e revestimentos com excelentes resultados em todos eles o que o torna aplicável em obras corporativas, residenciais e comerciais. A velocidade de execução com alta qualidade de acabamento, menor peso aliviando as estruturas são fortes características do sistema e importantes em todos os tipos de obra. Especialmente para o setor residencial o sistema oferece soluções para o atendimento a todos os requisitos em todos os níveis da norma de desempenho (NBR-15575) destacando especialmente o desempenho acústico oferecendo configurações de paredes para as paredes de dormitório do nível superior. Além de recursos arquitetônicos como paredes e forros cursos ou com nichos.

P: Quais são as boas práticas indicadas na utilização do drywall?

O sistema Drywall é totalmente normatizado, portanto basta seguir as normas de projeto e montagem com produtos conformes para se obter os resultados esperados. Para ajudar na compra de bons produtos a Associação Drywall matem um Programa Setorial da Qualidade no âmbito do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) da Secretaria Nacional da Habitação e divulga trimestralmente no site do Ministérios do Desenvolvimento Regional listas com os fabricantes que colocam no mercado produtos em conformidade a normas técnicas.

P: O drywall é um sistema altamente sustentável, em comparação a outros materiais utilizados na construção civil. É possível reaproveitar os componentes diretamente ou é necessária a transformação antes de ser inserido novamente nas obras?

Como as utilizações do Drywall são em elementos integrantes da construção os componentes não são reutilizados diretamente, pois são danificados na demolição, como os demais produtos, porém as matérias primas de todos os componentes do sistema Drywall são recicláveis, principalmente aço e gesso. O aço é reaproveitado pela própria siderúrgica e o resíduo de gesso além de ser reaproveitado na produção de novas chapas de Drywall é matéria prima para o cimento e bastante utilizado como fertilizante na agricultura. Outro aspecto interessante do sistema diretamente ligado a sustentabilidade é o menor consumo de energia tanto na produção como no transporte dos componentes.

P: Como a Associação Brasileira do Drywall contribui para o sistema ser referência em padrões de qualidade e para o aumento da produtividade no país?

O compromisso com a qualidade é um dos pilares da Associação Drywall e meta do setor. Alta produtividade é uma das características mais fortes do Drywall, e para se tirar proveito disso basta que se obedeçam às normas de projeto montagem do sistema e de seus componentes. A Associação Drywall é responsável perante a ABNT pelo Comitê Brasileiro do Drywall (ABNT-CB 217) assim ela promove a elaboração e atualização das normas. Para garantir a oferta de produtos conformes a Associação Drywall mantem o Programa Setorial da Qualidade que falei anteriormente.

Além disto criamos literatura técnica sobre vários aspectos do sistema como desempenho acústico, pintura, fixação de objetos entre outros. Oferecemos um treinamento para profissionais de projeto e temos feito a divulgação do sistema em eventos presenciais e através dos meios eletrônicos. Nossos associados oferecem cursos para montador de Drywall em todo o país. Portanto, utilizando-se mão de obra treinada, bons projetos de Drywall e produtos que obedecem às normas o sistema contribui muito para a melhoria da produtividade no país.

P: Quais ações a Associação Brasileira do Drywall têm realizado para a promoção do Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado?

Temos divulgado o prêmio em todos as nossas comunicações e redes sociais. E contamos com o apoio de nossos associados nesta tarefa.

P: Para finalizar, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para o setor da Construção Civil sobre o quanto é importante continuarmos avançando em inovações e no aumento da produtividade.

A construção civil em nosso país tem grandes desafios a serem atendidos, para termos sucesso nesta tarefa aumentar a produtividade é fundamental, precisamos nos conscientizar cada vez mais disto e nos esforçarmos neste sentido o que beneficiará a toda a sociedade.

VOTE!