A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituiu o Programa de Qualificação de Telhas de Aço. A iniciativa visa continuar com o incentivo de elaboração de normas técnicas e a promoção da qualidade dos produtos e desenvolvimento do mercado da construção metálica.

O Programa de Qualificação de Telhas de Aço avalia a qualidade das telhas de aço de seção ondulada e trapezoidal em conformidade com as normas ABNT NBR 14513 e ABNT NBR 14514, respectivamente. Os fabricantes possuem também a opção de avaliar as características termoacústicas, conforme a norma ABNT NBR 16373. O Programa é reconhecido e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

Para a verificação dos requisitos de desempenho das telhas e painéis termoacústicos exigidos pela norma ABNT NBR 16373, o laboratório de 3° parte Unisinos realiza os ensaios requeridos para a avaliação da conformidade dos produtos. O laboratório é parcialmente acreditado pelo INMETRO. Por esse motivo ele deve ser avaliado anualmente pela ABNT através de pessoal especializado a fim de atestar a observância dos critérios necessários na realização dos ensaios.

Em 2019, a ABCEM realizou reuniões com a participação de produtores de telhas e produtores de aço, onde foram geradas contribuições para a revisão do Procedimento Específico de Certificação da ABNT (PE-077) com a simplificação do texto e aumento na garantia da qualidade do produto. Essa nova versão do procedimento foi submetida à avaliação do Inmetro e aprovada em fevereiro de 2020. Os novos Certificados de Conformidade emitidos pela ABNT conterão a logomarca da ABCEM, garantindo maior confiança e credibilidade aos clientes certificados.

Tendo todas as avaliações realizadas pela ABNT, o programa de certificação é voluntário e sua aplicação assegura maior qualidade para o produto e para o setor, promovendo a melhoria e diferenciação das empresas participantes, garantindo maior segurança e confiança aos clientes e consumidores.

Saiba mais sobre o Programa de Qualificação de Telhas de Aço em: https://www.abcem.org.br/site/arquivos/Apresentacao-ABNT-Programa-de-Qualificacao-de-Telhas-de-Aco.pdf

Ulysses Barbosa Nunes é Diretor Executivo da ABCEM, Associação Brasileira da Construção Metálica.

VOTE!