O Prêmio Produtividade do Mesmo Lado é uma grande oportunidade para o setor debater a construção industrializada como vetor da produtividade. A divulgação de boas práticas produtivas pode influenciar e fortalecer conceitos e consolidar processos em nossa indústria, aumentando a qualidade e fazendo da construção civil o grande provedor de crescimento do nosso País.

A construção industrializada é uma abordagem inovadora que se baseia na produção em série de componentes pré-fabricados, como paredes, tetos, lajes, inclusive com as esquadrias de alumínio, em fábricas, antes de serem transportados para o local da obra. 

Este método é visto como um gerador de produtividade porque permite uma construção mais rápida e eficiente, bem como a redução de desperdícios de material e mão de obra. Além disso, a construção industrializada pode oferecer outras vantagens, como uma maior qualidade do acabamento final, menor impacto ambiental e um aumento dos níveis de segurança no trabalho.

A divulgação de boas práticas na construção industrializada – por exemplo por meio dos cases inscritos no concurso – pode influenciar e fortalecer conceitos e consolidar processos, ajudando a aumentar a adesão a esta abordagem. As apresentações de projetos de sucesso no Prêmio Produtividade com o compartilhamento de estudos de caso podem ajudar a difundir as vantagens desta abordagem e a inspirar novas soluções.

A colaboração entre os setores da indústria, da construção e da pesquisa também é fundamental para a divulgação das boas práticas. A criação de parcerias estratégicas entre empresas e instituições de pesquisa pode levar a avanços –tecnológicos e ao desenvolvimento de soluções mais eficientes e inovadoras.

A AFEAL é uma entidade que tem como uma de suas principais bandeiras a qualidade e a produtividade das empresas associadas. O Prêmio Produtividade e toda a sinergia entre as entidades está em consonância com tudo aquilo que acreditamos: inovação, crescer juntos, construir um setor cada vez mais produtivo, versátil e forte. A construção civil é uma das grandes forças motrizes da nossa economia e torna-la mais dinâmica e inteligente por meio da construção industrializada é fundamental para o futuro do nosso segmento e do nosso Brasil.  

Fernando Rosa é gerente geral da AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio e  membro do Comitê de Produtividade Do Mesmo Lado. 

VOTE!