A ABRAINC, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, foi constituída em 2013 para representar e fortalecer o mercado imobiliário e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. A entidade tem o objetivo de aprimorar o mercado da incorporação imobiliária, levar melhores produtos ao público, ampliar o financiamento aos compradores de imóveis, buscar aperfeiçoamento das relações de trabalho e a simplificação da legislação, além do equilíbrio nas relações com o Governo, empresários e consumidores.

Confira a entrevista realizada com o Vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da ABRAINC, Cícero Araújo, sobre a plataforma de Produtividade, importância do Prêmio, conceitos ESG e boas práticas do setor da construção civil.

P: O portal de Produtividade foi criado pelo movimento das Entidades Do Mesmo Lado com o objetivo de reunir as melhores práticas do canteiro de obras e fomentar o crescimento da produtividade da construção civil no país. E o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado é uma iniciativa deste grupo com o propósito de reconhecer e promover as soluções voltadas para o desenvolvimento da inovação no setor. Como o senhor enxerga estas iniciativas?

Aumentar a produtividade do setor é essencial para ampliar a capacidade de construção e reduzir o déficit habitacional do país. Ter uma plataforma que enalteça novas práticas e fomente a inovação e a produtividade, além de premiar os melhores cases, é um grande ganho para o setor e incentiva que cada vez mais iniciativas inovadoras ganhem espaço no mercado.

P: Qual o papel das relações governamentais e institucionais para as tomadas de decisão dentro na incorporação imobiliária? E como contribui para a produtividade do setor?

Participar ativamente das elaborações de projetos e tomadas de decisões junto aos governos e órgãos públicos em torno do interesse comum é dever das empresas. Portanto, construir um relacionamento sólido, que desburocratize processos, é um aspecto-chave para a melhoria do ambiente de negócios. A incorporação imobiliária gera milhares de empregos e é um setor fundamental para o desenvolvimento do país.

P: Na sua opinião, os fundamentos ESG, Environmental, Social and Corporate Governance’, podem contribuir com as boas práticas no setor da construção civil?

Uma empresa aplica os conceitos de ESG quando busca formas de minimizar impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas que fazem parte de seu universo, além de manter os melhores processos de gestão. O compromisso das incorporadoras e construtoras com a sustentabilidade tem crescido bastante nos últimos anos. Consumidores e investidores buscam cada vez mais empresas sustentáveis, e elas próprias já têm em sua política a priorização dessa agenda, fundamental para todo o ecossistema que as envolvem. ESG é um diferencial competitivo e vai ajudar a definir os vencedores no futuro.

P: Como a ABRAINC está atuando para a visibilidade do Prêmio Produtividade no intuito de contribuir, além da promoção das melhores práticas, na formação de parcerias e idealização de novos projetos, técnicas e soluções para o setor da construção civil?

A ABRAINC tem como um de seus objetivos fortalecer ideias inovadoras e fomentar a produtividade no mercado imobiliário, sobretudo na nova realidade proporcionada pela pandemia de COVID-19. A entidade organizou uma série de eventos e reuniões on-line sobre inovação e ganho de produtividade com empresas de tecnologia e startups, que apresentaram ferramentas e plataformas voltadas ao desenvolvimento do setor.

Trabalhamos em conjunto com demais entidades da cadeia da construção que fazem parte do grupo Do Mesmo Lado, realizamos reuniões bimestrais para discussão dos principais assuntos que envolvem o setor e temos incentivado nossas associadas a mostrarem e inscreverem seus cases no prêmio. Quanto mais bons exemplos tivermos para inspirar, melhor será o desempenho do nosso mercado.

VOTE!