O PAPEL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA REDUÇÃO DE CUSTOS PÓS-OBRA

Publicado em 13 de outubro de 2021

Em uma área de 9 mil m², o La Vista Moncayo dispõe de spa, espaço fitness, solarium, espaço gourmet, bar do gol e muitas outras áreas planejadas. Conta com 3 torres e um total de 224 apartamentos. Os apartamentos têm 2 vagas de garagem e áreas de 72,38m² ou 96,93m². Além disso, é o único empreendimento de Sorocaba a ter o selo Casa Azul: Nível Ouro dado pela Caixa.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

O principal desafio da Construtora Planeta em 2016 era implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado em processos bem definidos que trouxessem mais produtividade, maior controle de qualidade do produto, reduzisse o custo pós-obra e aumentasse a satisfação do cliente.

O processo

O setor da Qualidade contou com a ajuda e engajamento da equipe interna de Obras, Suprimentos, Planejamento, Custos, Recursos Humanos e Assistência Técnica. O apoio da Diretoria também foi primordial para o sucesso da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade foi necessária a contratação de ferramentas tecnológicas para controle de execução de serviço de obra e acompanhamento de qualidade, controle de materiais, monitoramento, qualificação e avaliação dos terceiros e fornecedores de materiais, definição dos processos internos para os setores envolvidos na construção dos empreendimentos, sistemática de treinamentos internos para colaboradores próprios e terceiros, programa de avaliação da qualidade dos serviços em andamento e da gestão da qualidade, consultorias e projetos específicos para sistemas construtivos relevantes, sistemática de entrega do produto e monitoramento da satisfação do cliente , monitoramento do custo pós-obra e retroalimentação de assistência técnica;

Metodologia utilizada para medir a produtividade

Medimos a produtividade pelos indicadores internos: Custo de pós-obra, Satisfação do cliente, Qualidade total da obra e Entrega de obra no prazo.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Sem o Sistema de Gestão da Qualidade, o produto seria entregue sem um controle de qualidade ao longo da execução da obra. Consequentemente, a satisfação do cliente estaria prejudicada devido ao não atendimento ao prazo de entrega, a não qualidade do produto e ao alto índice de assistência técnica.

Ganhos de produtividade

Redução de retrabalho, planejamento prévio de execução dos serviços e redução do custo pós-obra.

Ganhos financeiros

Comparando o custo de assistência técnica ao 21º mês dos empreendimentos: Horizonte Três Meninos (entregue em 2015)e La Vista Moncayo (entregue em 2019) observa-se uma redução de 65% (R$ 881.000,00) no valor de assistência técnica gasto.

Impacto para a obra como um todo

O prazo total da obra não sofreu alteração. Para o custo previsto de assistência técnica, a obra La Vista Moncayo encontra-se no 21º mês de garantia e está 13% abaixo da curva ideal traçada no índice de assistência técnica. A Construtora Planeta desenvolveu uma curva ideal baseada em seus índices de assistência técnica internos e monitora a cada mês a evolução dos seus indicadores.

Outros benefícios gerados pela implantação

Dentre os outros benefícios, houve a implantação do indicador de balanço ecológico, a redução de desperdício e processos definidos de Segurança do Trabalho.

Benefícios qualitativos observados

Melhora na imagem da construtora e altos índices de satisfação do cliente.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Planejamento de implantação, engajamento da Diretoria e conscientização dos colaboradores;

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

A Construtora Planeta analisa periodicamente o seu Sistema de Gestão da Qualidade em busca de novas tecnologias e sistemas de gestão consolidados no mercado. O Comitê de Melhoria de Processos se reúne anualmente e indica inovações a serem estudadas ou implantadas na construtora.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: La Vista Moncayo

Nome das empresas:
Construtora Planeta

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2017 | Ano de conclusão: 2019

Endereço: Rua Demercindo Alves da Silva, 250 - Jardim Moncayo, Sorocaba - SP, 18016-085

Estado: SP | Cidade: Sorocaba

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Patricia Almeida, Renata Cordeiro Lopes, Gabriella Aparecida Camargo, Guilherme Granha, Rodrigo Taneishi e Joel Diego de Moraes.

Cargo dos profissionais:
Coordenadora da Qualidade e Assistência Técnica, Analista da Qualidade Sr, Analista de Assistência Técnica Pl, Diretor de Operações, Gerente Geral de Obras e Coordenador de Obras.

Link:
https://www.construtoraplaneta.com.br/empreendimentos/La_Vista_Moncayo?gclid=CjwKCAjw-sqKBhBjEiwAVaQ9a-sQ3j2knGk2FcLbQYNhphHV5mSdK7Ll8esgU5jke0NzKvZ2ehuIshoCkxcQAvD_BwE



Cases relacionados

VOTE!