Luiz Barcellos, o Conselheiro Federal e Vice-Presidente de Avaliação Imobiliária do COFECI fala sobre aprimorar técnicas e processos construtivos para o desenvolvimento da cadeia da construção.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

P: O Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado é uma iniciativa do grupo de Entidades do setor da construção, com o propósito de reconhecer e promover as soluções voltadas para o desenvolvimento da inovação no setor. Como o senhor enxerga esta iniciativa?

Falar em melhorar a produtividade no setor da Construção é falar em aprimorar as técnicas e processos construtivos, inovar. O Prêmio Produtividade do Mesmo Lado é uma excelente iniciativa, motivando os players do setor a desenvolverem novas soluções.

P: Quais os principais pontos a serem trabalhados para o desenvolvimento da produtividade no setor da construção civil?

Automação de processos, pré-fabricação, industrialização da construção, sustentabilidade e destinação adequada de resíduos sólidos.

P: Como o COFECI contribui para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos no mercado imobiliário e para a movimentação da cadeia produtiva no Brasil?

O COFECI tem atuado fortemente na qualificação e capacitação dos corretores. Paralelamente, realizado ações de fiscalização para coibir o exercício ilegal da profissão, proteger a sociedade.

P: Quais as principais mudanças trazidas pela pandemia na rotina de trabalho dos corretores?

Muitas atividades passaram a ser realizadas de modo remoto. A utilização da realidade virtual em lugar de visita pessoal ao imóvel passou a ser uma opção frequente.

P: Com o avanço da robótica e uso de novas tecnologias que vão desde a contratação de financiamento até assinatura de contratos virtual, o trabalho do corretor como conhecemos hoje pode ficar obsoleto? Como evoluir?

A tecnologia vem de encontro às necessidades do corretor. São ferramentas para simplificar e otimizar seu trabalho. Jamais para substituí-lo. Hoje já existem, inclusive, imobiliárias virtuais, mas com corretores reais. Imóvel, só com corretor.

P: A ação de corretores de imóveis pode determinar o valor de mercado de um imóvel é afirmativa para o desenvolvimento da eficiência dentro do setor imobiliário?

O reconhecimento da habilitação legal do corretor para realizar avaliações de valor de  mercado de imóveis abriu um vasto campo de trabalho, inclusive como perito judicial. Hoje há corretores que se dedicam exclusivamente às atividades de avaliações.

P: O COFECI lançou a plataforma Imóvel Global, que reúne profissionais e especialistas para parcerias e projetos pensados para a comunidade. Quais os avanços e inovações que esta ferramenta vem proporcionando?

A plataforma i-Global, desenvolvida através de um edital de chamada pública, e sem custo para o COFECI, é uma ferramenta para integrar as listagens dos imóveis de corretores e imobiliárias em Realtor.com, o portal imobiliário com maior número de visualizações no mundo. É um meio para colocar os imóveis brasileiros anunciados ao mundo.

P: Para finalizar, gostaria que deixasse uma mensagem para o setor da Construção Civil sobre a importância de iniciativas e desenvolvimento de soluções para o aumento da produtividade.

Somente a união de todas as entidades que atuam no mercado da habitação, a ampliação de canais de treinamento e atualização profissional, o investimento em novas tecnologias, métodos, e processos poderá alterar os parâmetros atuais e proporcionar o crescimento que todo o país precisa.

VOTE!