O acesso à Prática Recomendada Aplicação e manutenção de vidros na construção civil agora é gratuito. Um patrocínio exclusivo do Portal Vidro Certo e Abividro. Este é o primeiro documento oferecido pela ABNT neste modelo inovador e totalmente digital. Com linguagem simplificada acompanhada de imagens ilustrativas o documento será uma referência para a introdução no conhecimento sobre às normas aplicáveis ao vidro na construção e às suas diversas funcionalidades, promovendo seu uso da forma mais eficiente e segura.

Nas últimas décadas o vidro tem ganhado destaque nas novas edificações e reformas de imóveis. Atributos como leveza, aproveitamento racional da luminosidade natural, transparência, possibilidade de integração de ambientes, além do fator estético, explicam em parte a intensificação do uso tanto nas grandes cidades como no interior do país.

A constante inovação tecnológica nos processos de fabricação, aplicação e beneficiamento do vidro contribuem para tornar o material  mais presente nas obras. Com o aperfeiçoamento de processos produtivos e emprego de novas tecnologias, o vidro consegue conciliar acesso a luz natural, visibilidade exterior, com conforto térmico e acústico, eficiência energética, vedação,  controle da iluminação dos ambientes, segurança e beleza das edificações. Existe uma solução em vidro para cada caso proporcionando economia, conforto e elevados padrões estéticos.

Além das orientações já mencionadas a Prática Recomendada apresenta indicações de outras referências como sites das entidades participantes (vidrocerto.org.br e abravidro.org.br) e cita as normas relacionadas, caso o usuário queira aprofundar seu conhecimento do uso do material.

Portal Vidro Certo

O portal Vidro Certo é uma iniciativa da Abividro – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro, que desde 1962 reúne as indústrias de vidro do país nos mercados da construção civil, embalagem, automobilístico, decoração, moveleira, perfumaria, cosmético, farmacêutico, linha doméstica, vidros técnicos e especiais.

O objetivo é levar conhecimento sobre a importância do vidro plano nas construções e na vida do consumidor e do profissional que deseja trabalhar com o produto agregando  mais valor e elegância aos seus projetos. No portal, estão disponibilizadas informações sobre os diversos tipos de vidro e suas aplicações, guias e manual que abordam suas características; respostas sobre dúvidas frequentes, calculadora de conforto térmico, além do blog com curiosidades e notícias sobre o “mundo do vidro”.

Maurício Fernandes é Consultor Vidro Plano da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro, Abividro.

VOTE!