Eu sempre fui fascinado pelo mundo da construção e a forma como edifícios ganham vida, desde os primeiros tijolos até o acabamento. Nos últimos anos a construção industrializada tem tomado espaço no mundo e, mais recentemente, no Brasil por sua velocidade de construção, redução de desperdícios no canteiro de obra e mesmo custo com o ganho de escala e o vidro se destaca neste processo.

Com sua estética, o vidro incorpora à obra uma série de benefícios que podem impulsionar a produtividade, qualidade e mesmo a rentabilidade dos construtores como o bem-estar dos usuários. Vamos explorar alguns deles juntos.

Em primeiro lugar, o vidro é extremamente durável, demanda pouca manutenção e por ser leve comparado com outros materiais pode reduzir a solução estrutural das obras. Na construção industrializada o vidro pode chegar ao canteiro já instalado nas peças e paredes ou em kits para montagem na obra, sem necessitar de qualquer preparo no destino. Isso resulta em uma economia de tempo e dinheiro significativa, aumentando a produtividade do processo de construção. Por esta característica o vidro gera poucos detritos na obra tornando-a mais eficiente.

Outro benefício que o vidro oferece é sua flexibilidade de design. Pode ser instalado em diversas condições e fachadas, guarda-corpo, claraboias, pisos, divisórias e outras situações sem comprometer o visual e estrutura da obra.  Com os avanços da tecnologia de fabricação de vidro, é possível criar diferentes formas, tamanhos e texturas de painéis de vidro para atender às necessidades estéticas e funcionais de um projeto de construção permitindo maior liberdade criativa para os arquitetos e designers e resultando em edifícios únicos e inovadores.

Em construções industrializadas o vidro é um aliado, pois se integra bem a obras em concreto, aço, drywall que ganham espaço neste tipo de construção.

Sendo 100% reciclável e com emissão de carbono equivalente por metro quadrado menor que a construção tradicional contribui para a pegada de carbono da edificação como um todo. Utilizando soluções de vidro com mais tecnologia a obra se valoriza e é mais eficiente. O vidro insulado (camadas de vidro intercalado com ar) com controle solar proporciona acesso à luz natural e integração com exterior ao mesmo tempo que proporciona conforto e isolamento térmico e acústico que influenciam positivamente o bem-estar dos usuários. Contribuindo também para a redução no consumo de energia, resultando em menores custos operacionais a longo prazo. É uma maneira inteligente de impulsionar a produtividade dos edifícios.

Para aproveitar ao máximo essas vantagens do vidro na construção industrializada, é essencial que os profissionais estejam atualizados sobre as melhores práticas, normas e tendências relacionados ao material. É nesse ponto que o Portal Vidro Certo  desempenha um papel crucial sendo uma ferramentas para consulta, cálculo e pesquisa sobre o produto para profissionais do setor vidreiro, arquitetos, engenheiros e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre vidro e sua aplicação na construção civil.

O Portal Vidro Certo disponibiliza informações essenciais e atualizadas de maneira fácil e intuitiva. Com apenas alguns cliques, você encontra calculadoras de espessura e eficiência, informações detalhadas sobre os diferentes tipos de vidro, suas características técnicas, normas de segurança, processos de fabricação e até mesmo as últimas inovações tecnológicas no setor. Fundamentais para na seleção adequada do vidro para cada projeto.

Se você já é um apaixonado pelo vidro em construções, ou ainda não, e se quer estar atualizado, eu recomendo explorar o Portal Vidro Certo. Tenho certeza de que você encontrará informações valiosas e recursos úteis que irão elevar o nível dos seus projetos.

Mauricio Fernandes é consultor Vidro Plano da Abividro, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro.

VOTE!