PROGRAMA DE PERSONALIZAÇÃO E ADOÇÃO DE PLATAFORMA AUMENTA VGV DOS PRODUTOS COM A GARANTIA DO CRONOGRAMA DE OBRA

Loop8 Studio | Construtora Planeta Ltda.

Publicado em 4 de novembro de 2022

O empreendimento Tirreno é um condomínio residencial horizontal composto por 60 unidades privativas de aproximadamente 130m² cada, localizado na zona leste da cidade de Sorocaba em um lote de 12.591,00m². As residências contam com 2 pavimentos, duas vagas de garagem e completa área de lazer, tendo quadra esportiva, piscinas, área fitness, pet garden, horta orgânica, playground, salão de festas, etc.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

Observamos que os proprietários demandavam itens diferenciados nas unidades desde o momento da aquisição dos empreendimentos. Para absorver essas demandas, a própria equipe de engenharia realizava alguns atendimentos e cálculos de custos para atender as modificações, porém de forma limitada e analógica através de planilhas, sem processos definidos ou preparação voltada para experiência do cliente. Desta forma, nenhuma das partes envolvidas tinham suas expectativas plenamente atendidas. Por um lado, o cliente não ficava 100% satisfeito por não ter opções ofertadas definidas e não haver um formato de pagamento que lhe atendesse e, por outro lado, a construtora tinha que gerenciar e executar as escolhas aceitas sem o controle ideal, dificultando a mensuração de ganhos e perdas ou previsibilidade. Pensando na melhoria dos processos e do atendimento aos clientes, a Construtora Planeta criou o setor de Personalização com um Show Room, implantando a plataforma da Loop8 e disponibilizando profissionais especializados que montam os itens ofertados, controlam as vendas e os demais processos nos prazos adequados dentro do planejamento das obras.

Processo de desenvolvimento da solução junto com os parceiros envolvidos

Mediante demanda dos clientes e nossa intenção de organizar os processos para geração de faturamento, percebemos a inviabilidade de seguir com controles manuais. Logo, verificamos a necessidade da adoção de uma plataforma de controle com facilidades visuais para melhor compreensão dos clientes, concentração das escolhas, gestão das informações e equipe especializada, tudo em um ambiente próprio para atendimento aos clientes. Como meta, buscamos uma empresa no mercado que já pudesse nos apresentar uma solução com customização da interface e plataforma já desenvolvida. Dessa forma optamos pela empresa Loop8, que nos ofereceu opções personalizáveis de acordo com nossas preferências para disponibilização aos clientes, somado a um controle de informações pós venda, relatórios específicos para melhor gestão e controle, opções de pagamentos das vendas, além das imagens 3Ds interativas, que facilitam a compreensão dos clientes. Desde o primeiro empreendimento com a Loop8, já estamos no 3° ano de parceria e 10 produtos atendidos, tivemos metas superadas de forma sucessiva e sempre na busca de inovação, com foco sempre no cliente final e nas demandas que surgem durante os atendimentos.

O processo

Para não impactarmos no cronograma da execução, foi criado junto ao setor de Planejamento uma "trava" para que o atendimento dos clientes seja realizado em até 18 meses antes da entrega da obra. Com esta janela de vendas antecipada conseguimos contratar todos os serviços e materiais de maneira única e com ciência global. Isto é, possuímos o conhecimento dos quantitativos que se mantêm no padrão e nos personalizados, garantindo antecipação do Planejamento, poder de negociação para Suprimentos e produtividade no canteiro da obra. Inevitavelmente, há pedidos de clientes para adesões fora da janela disponibilizada, pois existe uma correlação com a velocidade de vendas do empreendimento, mas estes excepcionais são analisados individualmente para viabilização de adesão ao Programa. São analisados valores e prazos em cronograma, sempre buscando utilizar a plataforma junto aos sistemas tradicionais adotados para formalização. Com isso temos uma base única para disponibilização e sequência de processos.

Vídeo





Principais resultados obtidos

Ganhos de produtividade

Em empreendimentos anteriores, a média de adesão era de 20% com Ticket Medio (T.M) de R$ 4.575,25, somado a complexidade na gestão. Com a implementação dos processos e plataforma iniciando no Tirreno, passamos para uma adesão de 61%, T.M de R$ 17.614,00 e aumentando nos demais empreendimentos atendidos, chegando a R$ 38.000,00 e uma adesão de 77% junto aos proprietários, sem acréscimo de prazos no cronograma.

Ganhos financeiros

Com a implantação do Personaliza Planeta reforçamos o argumento de venda junto aos clientes. A maioria deles enxerga como vantagem agregada o fato de terem a opção de não executarem suas próprias adequações e reformas após o recebimento das chaves. Os clientes conseguem manter a garantia da construtora, customizando os acabamentos aos seus gostos e preferências, além de receber a moradia em um tempo mais ágil e sem maiores complicadores. Reduzimos também a perda dos materiais especificados como padrão do empreendimento, uma vez que não são fabricados nem instalados. Sem o programa, em muitas unidades, estes materiais seriam removidos posteriormente pelos seus proprietários. As vendas do Personaliza têm ajudado no resultado dos produtos individualmente, melhorando as margens e antecipando caixa à empresa com aumentos de até 2,27% do VGV de um produto, pois o pagamento das personalizações tem sua quitação até a entrega de chaves das unidades.

Redução do prazo do subsistema em que a solução foi implementada

A engenharia não precisa mais disponibilizar tempo e recurso para atendimento, aprovações e formalizações das modificações, pois todo o processo foi absorvido pela plataforma via setor de Personalização. O Personaliza Planeta é feito de forma prévia à execução e membros da equipe realizam vistorias nas unidades apoiando a engenharia, garantindo maior eficiência na entrega das unidades.

Redução do prazo total da obra

Estruturamos o programa a partir do empreendimento Tirreno de forma a não impactar o cronograma predefinido para a obra e possibilitamos que o cliente Personaliza receba sua unidade junto dos demais clientes de unidades padrão. O prazo das vendas é inserido dentro do cronograma entre lançamento e execução para não alterar as datas de entrega, logo aumentamos o benefício sem incremento de prazos.

Impacto/Redução da mão de obra

No planejamento, a contratação da M.O pode ser programada para utilizar as mesmas equipes das unidades padrão, mas se necessário é possível provisionar verba visando contratação de M.O específica para execução dos itens diferenciados dos clientes do programa. O processo respeita as informações dos relatórios e projetos realizados, respaldados sob aditivo de contrato s/ incremento de engenharia.

Outros benefícios gerados pela implantação

Após implementação, os clientes podem escolher os acabamentos e equipamentos de sua preferência, o que exime a necessidade de quebras do material padrão que seria instalado nas unidades pela construtora. No Tirreno evitamos um volume de aproximadamente 82m³ de descarte (17 caçambas), com 2.011m² de revestimentos instalados, 65m² de bancadas e 67 louças instaladas. Nosso NPS mensal têm ficado na média de 78 pontos.

Benefícios qualitativos observados

Com a implantação do programa observamos a alta aderência dos clientes, bem como uma ótima taxa de aprovação no Tirreno e em outros empreendimentos já entregues, com performance de satisfação de 100% em pesquisa pós ocupação. Isto impacta diretamente na jornada do cliente e nas vendas da empresa, mantendo assim a liderança conquistada do mercado local. Outro ponto de benefício notado foi na rastreabilidade e tratativa de nosso setor de Assistência Técnica, que passou a ter melhor repositório de informações e um ponto focal de contato para resolução de eventuais chamados que podem surgir após entrega dos empreendimentos. A consolidação de algumas parcerias com os fornecedores envolvidos no processo, garantindo boas negociações de custos e prazos.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Para isso é necessário um time multidisciplinar de arquitetos e engenheiros, equipe de orçamentos, um time para elaboração dos projetos e apoio do Planejamento, Produto e Engenharia. O processo é subdividido em: predefinição das ofertas, levantamento das premissas técnicas, orçamentação, montagem do site, vendas, contratação dos projetos, repasse à engenharia, vistorias e entrega. O acompanhamento é obrigatório quando as ações são transmitidas para execução e além da plataforma Loop8, também são utilizadas ferramentas como AutoDoc para repositório e o MEGA para controle financeiro e contrato.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

É importante balizar as vendas seguindo ao máximo as opções pré-definidas no site, minimizando as exceções. Também é necessário revisitar os pedidos dos clientes, observar o movimento do mercado e tendências para retroalimentação das ofertas, somada à flexibilidade na combinação dos itens ofertados. Manter um bom atendimento e a devida atenção, passando segurança e objetividade é imprescindível.

Ficha Técnica do Case

Nome do Profissional:
Daniel C. Calciolari

Cargo:
Gerente de Produtos e Personalização

Departamento:
Personaliza

E-mail:
danielcalciolari@construtoraplaneta.com.br

Celular:
(11) 99943-8966

Facebook:
https://www.facebook.com/construtoraplanetaoficial/

Instagram:
https://www.instagram.com/construtoraplaneta/

Linkedin:
www.linkedin.com/company/construtoraplaneta/mycompany/

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Estado: SP | Cidade: Sorocaba

Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2021

Parceiros envolvidos

Nome das empresas:
Construtora Planeta | Loop8 Studio

Nomes e cargos dos profissionais envolvidos na experiência:
Amanda dos Santos Matheus – Especialista em Personalização (Planeta)
Camila Terciani – Especialista em Personalização (Planeta)
Daniel da Costa Calciolari – Gerente de Produtos e Personalização (Planeta)
Sandrielly Franco Alves – Analista de Personalização Pleno (Planeta)
Henrique Penteado - Diretor de Incorporação (Planeta)

Link:
https://construtoraplaneta.com.br/personaliza/

Cases relacionados

VOTE!