EASY CHECK – GESTÃO DE DOCUMENTAÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REDUZ ACIDENTES DE TRABALHO E MELHORA PRODUTIVIDADE
AutoDoc | Tegra Incoropradora
Publicado em 18 de janeiro de 2023
Projeto de alta inovação, pioneiro na utilização de concreto Spectra. Prédio residencial no bairro do Campo Belo, com torre única e exclusiva de 34 pavimentos. O empreendimento está em uma região tranquila e arborizada, perto dos principais centros econômicos da cidade, com apartamentos de 143m², com 4 dormitórios ou 3 suítes e hall privativo e com uma completa estrutura de lazer. Obra iniciada em março de 2020 se aproximando de seu final.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
No empreendimento SOFI, o desafio era gerir mais de 200 colaboradores, além de máquinas e equipamentos, sendo os mais impactantes uma Grua e dois Elevadores Cremalheira específicos para transporte de materiais e pessoas. Na rotina de um canteiro de obras, fazer a gestão de um equipamento de grande porte é um grande desafio, podendo gerar atrasos na produção até que o maquinário esteja efetivamente adequado para iniciar suas atividades. Anteriormente, o processo de liberação de máquinas e equipamentos de grande porte gerava grande quantidade de papel e aumentava a quantidade de horas de trabalho do profissional de Segurança do Trabalho (SST), o que acabava impedindo-o de acompanhar as atividades de campo de maneira adequada. O Sistema Easy Check deu muito mais agilidade na análise e aprovação de documentos, resultando numa liberação mais rápida e eficiente do equipamento no canteiro de obra, contribuindo efetivamente na melhoria da produtividade.
Processo de desenvolvimento da solução junto com os parceiros envolvidos
A empresa Autodoc Tecnologia é parceira de longa data da Tegra Incorporadora. Isso, de certa forma, facilitou e agilizou a implantação do sistema. Seu diferencial está em entregar soluções inovadoras capazes de ajudar empresas que projetam, planejam e constroem a otimizarem o seu tempo e elevarem sua produtividade. Identificada a necessidade e oportunidade, entramos em contato com este parceiro que imediatamente se colocou a disposição para vencer este desafio. Basicamente, a ideia inicial do sistema seria: 1. Cadastramento do fornecedor na plataforma Autodoc GD4; 2. Na plataforma, o fornecedor seleciona a Máquina ou Equipamento que deseja utilizar no canteiro; 3. O fornecedor realiza o Upload de toda documentação necessária conforme requisitos legais; 4. O Profissional de SST da Tegra analisa e aprova as documentações no sistema; 5. Estando tudo ok, é liberado o acesso ao canteiro; Após algumas reuniões o sistema já estava disponível para ser testado em um projeto piloto no Sofi Campo Belo.
O processo
Totalmente integrado aos outros sistemas eletrônicos da Tegra como RC9, Blue Sensor e SAT Mobile, o Easy Check resultou em grandes avanços nos canteiros de obras. No sistema, o fornecedor se reúne com a equipe de engenharia da obra, onde é informado todos os passos de trabalho e necessidades para um bom atendimento e andamento da produção. Em seguida, o fornecedor recebe acesso ao Sistema Easy Check para inserir toda a documentação pertinente ao Equipamento que será utilizado no canteiro. Assim, o empreiteiro digitaliza toda documentação necessária e em total atendimento às Normas Regulamentadoras. O profissional em Segurança do Trabalho analisa e aprova a documentação do Equipamento no sistema, liberando para o início das atividades. Toda a documentação fica disponível e digitalizada no sistema, contribuindo na agilidade de entrada e início da atividade. O sistema atual trouxe grandes avanços comparado ao processo anterior, que levava muito tempo para as entregas, análises e aprovações de documentações “físicas”, sem contar com o acesso irregular de maquinário em desconformidade com as normas regulamentadoras.
Principais resultados obtidos
Ganhos de produtividade
Com o sistema anterior, o Profissional de SST dedicava metade do dia de trabalho, todos os dias, para analisar toda documentação e liberar adequadamente um equipamento de grande porte. Hoje, com o Easy Check, ele necessita de apenas duas horas para fazer todo o processo, resultando em um ganho de mais de 50% de tempo de trabalho, impactando positivamente na sua produção. Além disso, em uma obra do mesmo porte, mas sem o Easy Check, houve incidentes de médio e baixo risco em um período de 6 meses, com taxa de frequência entre 20,03 e 9,08. Já no Sofi, houve zero ocorrências no mesmo período.
Ganhos financeiros
Por se tratar de um Sistema de Gestão de Documentação de Máquinas e Equipamentos, não tivemos impactos significativos no custo global da obra. Com a incidência de acidentes nula, seguramente tivemos uma economia com suas possíveis consequências. Levando em conta também o dia de trabalho do Profissional de SST que chegava a gastar 4 horas de trabalho com a conferência de documentos, tivemos uma economia de cerca de R$ 4.000,00 por mês, já que agora ele gasta metade do tempo para a função e pode dedicar-se a outras frentes, agilizando o trabalho e mantendo o cronograma como planejado.
Redução do prazo do subsistema em que a solução foi implementada
Comparando as ocorrências com incidentes/acidentes de obras anteriores, tivemos um ganho de produtividade de 18 dias no total do cronograma de estrutura, considerando que não tivemos perda de mão de obra por afastamentos de colaboradores e dias perdidos por falhas em equipamentos. É importante pontuar que, com o reajuste de tarefas do Profissional de Segurança do Trabalho, as áreas de risco que demandavam maior atenção foram devidamente acompanhadas, evitando possíveis ocorrências e, consequentemente possíveis atrasos. Isso certamente ajudou a manter o cronograma da obra dentro do planejado.
Redução do prazo total da obra
A implantação do Sistema Easy Check ofereceu maior agilidade e eficiência no trabalho e, portanto, tivemos ganhos de produtividade. Por exemplo, o sistema proporcionou ganhos na organização, carregamento e descarregamento de materiais, limpeza, organização e distribuição de materiais nos postos de trabalho. Isto resultou em um ganho de 18 dias na fase de execução da estrutura e a antecipação de um mês antes do prazo previsto para entrega aos proprietários.
Impacto/Redução da mão de obra
O maior impacto foi no setor de Segurança do Trabalho, que levava muito tempo para analisar e conferir documentos físicos. Hoje, com o sistema Easy Check, esse tempo se reduziu pela metade. Além disso, o Técnico de Segurança do Trabalho tem mais tempo e flexibilidade para se dedicar a outras etapas da obra, além da liberação dos equipamentos. Outro ponto é a diminuição dos incidentes e acidentes, que melhoraram a qualidade do trabalho da mão de obra, já que o trabalho é mais seguro e demanda menos pausas e interrupções com problemas de segurança.
Outros benefícios gerados pela implantação
Considerando o atendimento às Normas Regulamentadoras, durante os mais de 900 dias de construção do Sofi Campo Belo, obtivemos: • ZERO acidentes • ZERO paralisações por acidente • ZERO afastamentos do trabalho • ZERO mortes O controle e armazenamento digital da documentação eliminou o uso de papel, diminuindo a emissão de CO2 e impactando positivamente a sustentabilidade. Para o uso dos equipamentos, diminuímos cerca de: • 270 folhas em cada obra; • 54.000 L de água em 20 canteiros; • 8,1 Kg/CO²;
Benefícios qualitativos observados
A Tegra Incorporadora possui um robusto Sistema de Gerenciamento de Segurança e está sempre em busca da melhoria contínua. Há aproximadamente 4 anos, este sistema de segurança foi reestruturado com base nos estudos da consultoria Canadense Utility Risk Management, que tem 30 anos de experiência criando metodologias de segurança para indústrias com atividades de alto risco. A partir dessa reestruturação, foram estipuladas ferramentas de mensuração buscando a constante melhoria da segurança nos canteiros. Como resultado, foi identificado que alguns processos primordiais para uma boa gestão de segurança do trabalho podiam ser melhorados. Em especial, a Gestão de Documentação de Máquinas e Equipamentos de Grande Porte Quando falamos sobre a política de segurança do trabalho, a Tegra tem como valor “A Segurança em primeiro Lugar”. Este valor é a base para os compromissos e resultados da liderança, focando o alcance da Excelência em Segurança do Trabalho e ganhos de produtividade.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
É importante contar com uma Equipe de Engenharia comprometida e fornecedores de serviços alinhados aos valores e procedimentos da empresa. Para tal, é necessário realizar constantes treinamentos e reuniões com toda equipe e principalmente com os fornecedores.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Um bom alinhamento com o fornecedor de serviços é o ponto principal para que o sistema funcione. Todos têm que que acreditar nos valores o nos ganhos em produtividade e segurança para o trabalhador. No início tivemos bastante resistência com os fornecedores, porém, ao final, todos entenderam a importância quanto aos ganhos.
Ficha Técnica do Case
Nome do Profissional:
Adriano Rodrigues de Paula
Cargo:
Técnico Segurança do Trabalho
Departamento:
Segurança do Trabalho
E-mail:
adriano.rodrigues@tegraincorporadora.com.br
Celular:
(11) 97247-8176
Natureza da atividade
Construtora / incorporadora
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2023
Parceiros envolvidos
Nome das empresas:
AutoDoc Tecnologia
Nomes e cargos dos profissionais envolvidos na experiência:
Flávio Collado – Gerente de Segurança do Trabalho
Adriano Rodrigues de Paula – Técnico em Segurança do Trabalho
Anderson Thomaz – Técnico em Segurança do Trabalho
Henrique Barbosa da Silva – Engenheiro
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