Sistema Light Steel Framing garante entrega antecipada em 210 dias e reduz 80% uso da água no canteiro

A Cavas Store, em Ponta Grossa (PR), é um empreendimento comercial marcado por prazo curto, alta performance e sustentabilidade. Para garantir produtividade, foi adotado o sistema Light Steel Framing com projetos 100% em BIM. A obra, de arquitetura complexa, foi concluída em 8 meses, reduzindo custos de mão de obra e antecipando o retorno ao investidor. Utilizou ainda aço XCarb©, de baixa emissão de CO₂, reforçando o compromisso ambiental.
Responsável: Espaço SMART | DMM Construtora | Alfa Sistemas Construtivos

Solução técnica implementada

São 620m² de área construída, totalizando quase 37 toneladas de aço galvanizado de baixo carbono XCarb e mais de 1500m² de vedações de paredes e forros em grande alturas (pé-direito acima de 9m) e fachada frontal 100% envidraçada.
A obra da Cavas Store partiu da necessidade de desenvolver uma edificação comercial de alto desempenho técnico em substituição à unidade anterior, que apresentava limitações operacionais e espaciais. O desafio era atender simultaneamente requisitos estruturais complexos — como vãos livres de 24 metros e pé-direito frontal de 10 metros — e incorporar soluções sustentáveis e tecnológicas através do uso 100% BIM, o que está alinhado com o propósito da empresa. Demandava-se uma obra com controle rigoroso de prazos, baixa geração de resíduos, mínima interferência urbana e impacto ambiental reduzido, mantendo elevados padrões arquitetônicos. A compatibilização técnica entre os diversos sistemas (estrutura, fundação, instalações, vedação) também exigia um nível de engenharia avançado, com precisão na execução e eliminação de retrabalhos.
A solução foi desenvolvida para atender às demandas específicas do contratante, que precisava iniciar a operação da loja rapidamente, sem perder a coerência com o posicionamento tecnológico da marca. A escolha do Light Steel Framing (LSF) visou não apenas reduzir o tempo de construção, mas também alinhar o processo à imagem inovadora da empresa. Além disso, o contratante, com forte compromisso ambiental, optou pelo uso do aço XCarb©, que oferece baixa emissão de CO₂. O processo de construção também incorporou tecnologias avançadas para gestão e suporte técnico. Foram utilizados recursos de realidade aumentada e virtual, que permitiram uma maior previsibilidade do projeto, facilitaram o entendimento de detalhes construtivos e alinhamento com a arquitetura, respaldando a integração entre o engenheiro e as equipes de execução. Essas ferramentas foram fundamentais na antecipação de interferências, otimização de etapas e mitigação de riscos, como atrasos e desperdícios. A aplicação dessas tecnologias no gerenciamento da obra contribuiu diretamente para a redução de retrabalho e aumento da produtividade, garantindo a entrega do projeto dentro do prazo estabelecido.
- Engenharia detalhada e compatibilizada em ambiente BIM
- Fabricação de kits de painéis estruturais, tesouras e lajes com manual de montagem sequencial (caderno de montagem estilo LEGO)
- Gestão de interfaces técnicas entre sistemas distintos (LSF, aço laminado, esquadrias PVC SMART, instalações)
- Planejamento de obra com foco em marcos físicos de produção e entregas just-in-time dos kits (Kanban de etapas)
- Acompanhamento das etapas com base em cronograma físico-financeiro integrado
- Suporte técnico contínuo aos parceiros executores, garantindo padronização e controle de qualidade em campo
- Antecipação estratégica de etapas críticas visando otimização de prazo global da obra

Principais resultados obtidos

- Montagem 47% mais rápida em relação ao sistema convencional (240 dias vs 450 dias)
- Painéis e Kits de montagem estrutural 100% pré industrializado sob medida
- Compatibilização 100% digital reduziu conflitos em obra e retrabalhos
- Redução de 75% na geração de resíduos (5% vs 20%)
- Obra com 40% menos necessidade de mão de obra direta
- Redução de retrabalho evitou custos extras;
- Obra limpa, sem desperdícios e com menos uso de mão de obra direta;
- Economia estimada de 5% no custo direto global, sem considerar o ROI (sendo aproximadamente 3% em redução de desperdício de materiais e 2% evitando retrabalhos e correções);
- Antecipação de operação em 210 dias = aumento de faturamento direto para o investidor;
- Com a antecipação, estima-se que o investidor tenha acessado 7 meses adicionais de faturamento, acelerando o retorno financeiro;
- Estimativa de ROI em 18% superior ao modelo convencional, devido à combinação de economia na execução e antecipação de receitas.
- Estrutura + vedação executadas em apenas 90 dias
- Se fosse em alvenaria convencional, o mesmo escopo teria levado cerca de 7 meses (210 dias), representando uma redução de 57% no prazo
Obra finalizada em 240 dias (redução de 210 dias vs previsão convencional)
- Redução estimada de 40% na quantidade de trabalhadores diretos no canteiro, em comparação à alvenaria convencional
- Considerando referências de produtividade do setor, estima-se que uma obra em alvenaria com 620 m² demandaria cerca de 23.100 horas-homem; com o sistema industrializado em LSF foram necessárias apenas cerca de 12.320 horas-homem — uma redução de 47% nas horas de trabalho
- Substituição de atividades intensivas em mão de obra por processos de montagem técnica
- Menor exposição a riscos, com ganho em segurança e ergonomia
- Mão de obra mais qualificada e produtiva
- Redução de ruídos para vizinhança
- Redução de até 80% no uso de água durante a construção
- Redução de 30% no consumo de energia elétrica no canteiro
- Economia de 15% no consumo energético da edificação nos próximos 10 anos
- Processo construtivo limpo e silencioso, minimizando impacto no entorno
- Melhoria da segurança e ergonomia, com menor exposição a riscos
- Fortalecimento da imagem da marca como referência em inovação e ESG
- Geração de empregos para mão de obra local qualificada
Obra limpa, rápida e de alta precisão, com mínima geração de resíduos, menor uso de recursos naturais e maior segurança no trabalho. Reduziu impactos no entorno e reforçou a imagem de inovação e sustentabilidade, proporcionando eficiência operacional e ganhos econômicos para o investidor.
Aplicável a edificações comerciais, industriais, residenciais multifamiliares e institucionais que demandem rapidez, precisão, sustentabilidade e redução de impactos ambientais. Ideal para empreendimentos que buscam alto desempenho técnico, prazos curtos, controle de custos e menor consumo de recursos naturais.
Garantir compatibilização completa dos projetos em BIM, planejamento detalhado com cronograma realista e gestão de interfaces entre sistemas construtivos. Manter fornecedores qualificados para produção e entrega de kits, equipe treinada para montagem técnica e acompanhamento rigoroso com ferramentas de controle. Prever logística eficiente de transporte e armazenagem, evitando perdas e atrasos.
Ampliar a pré-fabricação de subsistemas (elétrico, hidráulico e revestimentos) para reduzir ainda mais o tempo em obra; integrar softwares de gestão de produtividade com sensores IoT para monitoramento em tempo real; intensificar treinamentos para equipes locais; otimizar logística de transporte com cargas completas; aplicar conceitos de Lean Construction para eliminar desperdícios e elevar a previsibilidade do cronograma.

Parceiros envolvidos

- Espaço SMART (coordenação técnica e fornecimento de sistemas construtivos e projetos estruturais e complementares BIM)
- DMM Construtora (gerenciamento da obra)
- Alfa Sistemas Construtivos (execução da montagem LSF)
- La Viz Studio (proj. arquitetonico
Renan Hessel da Cunha - Diretor Técnico - Espaço SMART
Gileade Pina - Gerente de Projetos - Espaço SMART
Douglas Maneira - Diretor Geral - DMM Construtora
Alan Swaidak - Diretor Geral - Alfa Sistemas Const.

www.instagram.com/espaco.smart - www.espacosmart.com.br

Galeria de Fotos