
Elev Barra Funda
O sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, oferece redução de algumas etapas de serviços e mantém um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A obra fica localizada em São Paulo - SP, e conta com duas torres com 20 e 17 pavimentos, totalizando 16.558,21 m² construídos.
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
Desenvolver um sistema construtivo que una a velocidade de execução, com a redução dos insumos de construção, como energia, água e resíduos, diminuindo a quantidade de etapas (ciclos de serviços) através da industrialização dos sistemas, consequentemente reduzindo a mão de obra no canteiro e ao mesmo tempo atendendo às novas demandas de qualidade e desempenho das edificações.
Com a substituição do sistema de construção convencional de estrutura reticulada e alvenaria de vedação, pelo sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, pudemos reduzir algumas etapas de serviços e manter um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A utilização destas fôrmas só foi possível com o auxilio de uma grua com grande capacidade de carga, que ficou disponível para os serviços da estrutura, durante quase 70% do tempo de sua utilização.
O sistema é composto por doze ciclos que são constituídos por conjuntos de atividades. Com todas as informações do projeto como as quantidades de insumos para cada pavimento, tamanhos das placas etc, foi traçada uma “carga padrão”, sendo agendada a entrega com as indústrias, onde as datas e horários foram severamente respeitados. A descarga do material foi realizado com o auxílio da grua, nos dias do ciclo em que havia disponibilidade para a subida dos insumos.
Principais resultados obtidos
Os maiores ganhos estão na eliminação do revestimento em argamassa da fachada, o que nos permitiu entrar com as atividades de acabamento interno, sem ter que aguardar qualquer serviço externo. O sistema de kits hidráulicos e chicotes elétricos nos trouxeram grande aumento de produtividade, eliminando uma série de etapas. Com a utilização do drywall, também tivemos uma grande velocidade de execução
Como mencionado no item anterior, desde a concepção do produto, o projeto deve prever que será executado com esses sistemas construtivos. Quando esse requisito é a economia no custo de construção, pode chegar a 25% quando comparado aos sistemas de estrutura convencional e alvenaria estrutural.
Um dos maiores benefícios do sistema está na parte ambiental. Com a redução do efetivo dentro do canteiro de obras, uma série de benefícios indiretos puderam ser observados como a diminuição do consumo de água e energia, diminuição na geração de resíduos orgânicos e redução nos impactos no entorno.
Com os chicotes elétricos, toda a distribuição elétrica do apartamento já chega pronta na obra, assim como as instalações hidráulicas. Já com o sistema de drywall, houve um ganho de performance na acústica e o forro de gesso acartonado também permitiu um ganho de velocidade e qualidade.
Os sistemas de vedações em drywall e as instalações elétricas e hidráulicas industrializadas, bem como o forro de gesso acartonado, podem ser aplicadas em praticamente todos os empreendimentos, porém são mais eficientes naqueles com maior padronização de apartamentos. Já a fachada de concreto deve ser estudada minuciosamente, pois em empreendimentos com muitas transições, pré-tipos e pós-tipos provavelmente seria inviável devido ao alto custo do sistema trepante, com fôrmas de madeira. Para que as soluções adotadas no Elev Barra Funda sejam replicadas, todo o projeto deve ser pensado em seu início, para receber os sistemas que foram descritos.
Com a utilização de sistemas fora do convencional, existe uma grande dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada. Uma sugestão seria o treinamento de equipes para os próximos projetos.