CASE TRISUL: INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA OBRA OFERECE MAIOR QUALIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ

Publicado em 14 de outubro de 2021

O sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, oferece redução de algumas etapas de serviços e mantém um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A obra fica localizada em São Paulo - SP, e conta com duas torres com 20 e 17 pavimentos, totalizando 16.558,21 m² construídos.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

Desenvolver um sistema construtivo que una a velocidade de execução, com a redução dos insumos de construção, como energia, água e resíduos, diminuindo a quantidade de etapas (ciclos de serviços) através da industrialização dos sistemas, consequentemente reduzindo a mão de obra no canteiro e ao mesmo tempo atendendo às novas demandas de qualidade e desempenho das edificações.

O processo

Com a substituição do sistema de construção convencional de estrutura reticulada e alvenaria de vedação, pelo sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, pudemos reduzir algumas etapas de serviços e manter um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A utilização destas fôrmas só foi possível com o auxilio de uma grua com grande capacidade de carga, que ficou disponível para os serviços da estrutura, durante quase 70% do tempo de sua utilização. O sistema é composto por doze ciclos que são constituídos por conjuntos de atividades. Com todas as informações do projeto como as quantidades de insumos para cada pavimento, tamanhos das placas etc, foi traçada uma “carga padrão”, sendo agendada a entrega com as indústrias, onde as datas e horários foram severamente respeitados. A descarga do material foi realizado com o auxílio da grua, nos dias do ciclo em que havia disponibilidade para a subida dos insumos.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

A industrialização dos processos foi o item que mais teve impacto na produtividade e na qualidade da obra. Para medir a produtividade, foram feitos comparativos de quantidade de funcionários para cada atividade em função da produção.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Haveria um grande impacto no prazo final da obra, aumento de efetivo, de insumos e de resíduos.

Ganhos de produtividade

Os maiores ganhos estão na eliminação do revestimento em argamassa da fachada, o que nos permitiu entrar com as atividades de acabamento interno, sem ter que aguardar qualquer serviço externo. O sistema de kits hidráulicos e chicotes elétricos nos trouxeram grande aumento de produtividade, eliminando uma série de etapas. Com a utilização do drywall, também tivemos uma grande velocidade de execução

Ganhos financeiros

Como mencionado no item anterior, desde a concepção do produto, o projeto deve prever que será executado com esses sistemas construtivos. Quando esse requisito é a economia no custo de construção, pode chegar a 25% quando comparado aos sistemas de estrutura convencional e alvenaria estrutural.

Impacto para a obra como um todo

No Elev Barra Funda, devido a uma série de fatores, principalmente relacionados à pandemia, não houve ganho financeiro, porém a obra teve um prazo de 18 meses. Se fosse executada em estrutura convencional, provavelmente teríamos um acréscimo de 3 a 4 meses, aumentando também o custo fixo. Pode-se considerar também, que devido a antecipação do prazo final, em comparação com outros métodos executivos, houve uma diminuição dos juros no financiamento da obra. A junção de sistemas de produtos industrializados, trouxe uma enorme vantagem para o canteiro. Com a diminuição das atividades, houve uma grande redução de resíduos e o canteiro naturalmente ficou mais limpo.

Outros benefícios gerados pela implantação

Um dos maiores benefícios do sistema está na parte ambiental. Com a redução do efetivo dentro do canteiro de obras, uma série de benefícios indiretos puderam ser observados como a diminuição do consumo de água e energia, diminuição na geração de resíduos orgânicos e redução nos impactos no entorno.

Benefícios qualitativos observados

Com os chicotes elétricos, toda a distribuição elétrica do apartamento já chega pronta na obra, assim como as instalações hidráulicas. Já com o sistema de drywall, houve um ganho de performance na acústica e o forro de gesso acartonado também permitiu um ganho de velocidade e qualidade.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Os sistemas de vedações em drywall e as instalações elétricas e hidráulicas industrializadas, bem como o forro de gesso acartonado, podem ser aplicadas em praticamente todos os empreendimentos, porém são mais eficientes naqueles com maior padronização de apartamentos. Já a fachada de concreto deve ser estudada minuciosamente, pois em empreendimentos com muitas transições, pré-tipos e pós-tipos provavelmente seria inviável devido ao alto custo do sistema trepante, com fôrmas de madeira. Para que as soluções adotadas no Elev Barra Funda sejam replicadas, todo o projeto deve ser pensado em seu início, para receber os sistemas que foram descritos.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Com a utilização de sistemas fora do convencional, existe uma grande dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada. Uma sugestão seria o treinamento de equipes para os próximos projetos.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Elev Barra Funda

Nome das empresas:
Trisul-SA; Peri; ARC; Smart Pods Soluções Offsite; LM Indústria; Hidrasilva serviços hidráulicos; Well Engenharia; Gypsum; Ananda Metais; Brasfor Comercial LTDA; JKMF Engenharia; Arco Acessoria em Racionalização Construtiva

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2021

Endereço: Rua Josef Kryss, 120 - Barra Funda, São Paulo - SP,

Estado: SP | Cidade: São Paulo

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Roberto Pastor Júnior, Everson Siegel, Jefferson Sobral, Carlos Yazbek, Renato Miotto, Luis Fernando de Lucca e Thais Leite

Cargo dos profissionais:
Diretor Técnico, Gerente de Obras, Gerente de Instalações, Superintendente de Suprimentos, Gerente de Qualidade, Coordenador de obras e Coordenadora de Projetos

Link:
https://www.peri.com.br/produtos/solucoes-engenharia/sistema-trepante/rcs-sistema-trepante.html
https://www.trisul-sa.com.br/apartamentos/sao-paulo/barra-funda/elev-barra-funda
https://www.smartpods.com.br/
https://www.gypsum.com.br/pt-br/
https://www.brasfor.com.br/index.php/2021/10/06/reconhecimento-da-gypsum-drywall/
https://www.anandametais.com.br/
http://www.arco.eng.br/




VOTE!