Solução de fachada pré moldada garante qualidade e agilidade, com diminuição de prazos em 3 meses

Publicado em 17 de fevereiro de 2020

Empreendimento residencial de alto padrão, localizado no Jardim America, em São Paulo, com 120 unidades autônomas, que engloba apartamentos de 68, 70 e 71 m², e 1 unidade comercial (fachada ativa). Estrutura em concreto armado e fachada em um sistema em painéis pré-moldadas de concreto armado - com uma camada estrutural e uma camada de concreto colorido e aparente.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

Levando em conta os pilares da Tegra de segurança, produtividade e sustentabilidade, além da constante melhoria nos processos, surgiu a ideia de buscar um novo método construtivo inovador para o Gabell Jardins - empreendimento localizado em uma rua com grande movimento de veículos e pedestres durante todo o dia, e com edificações vizinhas com uma pequena distância da projeção da torre. A solução escolhida foi o sistema de fachada em painéis pré-moldados, que se mostrou ideal, principalmente pela alta complexidade da fachada. No projeto inicial estavam especificadas texturas com seis cores diferentes e detalhes geométricos com frisos arquitetônicos diferentes entre pavimentos adjacentes.

O processo

Com a adoção de um sistema de fachada em painéis pré-moldados de concreto em substituição ao revestimento argamassado convencional, os projetos tiveram que ser revisados e compatibilizados. A logística de recebimento e armazenamento de materiais na obra foi pensada em função da fachada. Os painéis foram transportados em carretas e foi necessário dispor uma área de descarga ampla, mesmo em um canteiro pequeno. Devido ao seu peso elevado, foi necessário aumentar a capacidade da grua para movimentação das peças. O processo começou com a adoção de inserts metálicos concretados junto às lajes, vigas e pilares. Posteriormente os painéis foram içados com a grua, posicionados e soldados. A instalação dos painéis se iniciou logo após a remoção do reescoramento e já são acabados, sendo necessário apenas uma calafetação das juntas com silicone e lavagem das peças. Com a estrutura ainda em execução, foi possível fechar os pavimentos inferiores - liberando caixilhos e guarda-corpos, além de todos os serviços internos. Os painéis substituem a alvenaria de borda e todos os revestimentos externos.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

A produtividade é medida por meio da quantidade de painéis instaladas por dia, em relação à quantidade total de painéis da obra. No Gabell Jardins, foi previsto o fechamento em anéis por pavimentos e não por panos, como em um sistema convencional de revestimento argamassado.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Teríamos problemas com os vizinhos e pedestres por conta da queda de materiais durante a execução de revestimento externo com argamassado. Além disso, os pedreiros teriam dificuldades em executar os inúmeros frisos, que não seguem um padrão entre os pavimentos, e os pintores ao aplicar a textura, pois em um pano existem até 6 cores diferentes. Ou seja, erros e retrabalhos seriam constantes.

Ganhos de produtividade

O sistema construtivo viabiliza o fechamento de um pavimento por semana, acompanhando a produtividade da estrutura, além de poder ser feito simultaneamente, apenas com a defasagem de alguns pavimentos. Com isso, foi possível reduzir o volume de serviços no caminho crítico, assim como o volume de funcionários na obra.

Ganhos financeiros

Com a diminuição do prazo da obra, tivemos uma redução significativa das despesas indiretas. Além do ganho durante a obra, é importante ressaltar que. por se tratar de painéis acabados de concreto colorido, o volume de patologias e manutenção são consideravelmente inferiores ao sistema convencional.

Impacto para a obra como um todo

Com a adoção do sistema da fachada pré-moldada foi possível reduzir o prazo total da obra em 3 meses e, consequentemente, obter uma redução de custos para a obra. Mesmo com a mudança na logística de todo o canteiro, os espaços foram otimizados sem gastos excessivos adicionais, o que tornou o sistema viável.

Outros benefícios gerados pela implantação

Além de inovador, o sistema é sustentável. Ele praticamente não gera resíduos e o consumo de água é inexistente no processo de instalação. Os impactos no entorno com vizinhos e pedestres foi reduzido significativamente e tivemos uma redução de 15% de atividades de alto risco e 29% de médio risco.

Benefícios qualitativos observados

O uso de painéis pré-moldados de concreto garantiu a padronização. Além de todo sistema, antes de ser enviado à obra ele passar por um controle de qualidade rígido e eficiente. O volume de patologias é mínimo, assim como a necessidade de manutenções futuras.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

É extremamente necessário montar uma logística eficiente para o recebimento dos painéis, disponibilizando uma área ampla e adequada para trânsito de carretas e estoque de painéis. É fundamental que a grua atenda toda a área que receberá os painéis, além de ter uma capacidade adequada ao peso máximo das peças. Além disso, um estudo de compatibilização com todas as disciplinas deve ser feito para minimizar todos os possíveis impactos que podem surgir ao longo da obra.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Seria interessante se o projeto já fosse concebido desde o início com esse sistema de fachada e que mais obras o adotassem, o que reduziria os custos na hora da contratação. Também poderia ter sido adotado as divisórias internas das unidades em drywall para melhorar ainda mais a produtividade.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: GABELL JARDINS

Nome das empresas:
Tegra, Stamp e Precast

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2019 | Ano de conclusão: 2020

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 77 - Jardim America, São Paulo - SP

Estado: SP | Cidade: São Paulo

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Caio Eduardo de Luca, Bruno Guimarães, Alfredo Cunha, José Carlos, Sandra Nasser, William Chagas, Fernando Gaion, Silvio Alves de Oliveira

Cargo dos profissionais:
Gerente de Obras, Engenheiro de Obra, Mestre, Encarregado, Coordenadora de Projetos, Engenheiro de Montagem, Diretor Comercial, Diretor de projetos

Link:
http://www.stamppfa.com.br/ https://www.tegraincorporadora.com.br/gabell/

VOTE!