Empreendimento Parque da Cidade

Construção de três torres corporativas com 23, 20 e 17 pavimentos e 5 subsolos, além de 3 restaurantes e uma área de implantação que será interligada às glebas vizinhas (hotel/ shopping/ residencial/ corporativos) através de um parque linear. O prazo de execução é de 26 meses, incluindo a obtenção do Habite-se e mais dois meses para comissionamento avançado de sistemas, totalizando 28 meses.
Solução técnica
implementada
Solução técnica
implementada
Solução técnica
implementada

Solução técnica implementada

O solo com grande volume de rocha, a condição de acesso limitada e as reduzidas áreas disponíveis para estoque de materiais e circulação motivaram a implementação de soluções técnicas que viabilizassem a construção do empreendimento dentro do prazo desafiador de 28 meses. No local foram desmontados mais de 100.000 m³ de rocha . Além disso, a área de projeção dos subsolos e APP ocupam a maior parte do terreno, reduzindo a área disponível para logística de materiais, equipamentos e canteiro de obras.
A escavação foi otimizada pela alteração do projeto de fundação reduzindo a altura dos blocos o que permitiu trabalhar em um solo com rochas menos resistentes, aumentando assim a produtividade do desmonte. O prazo da obra também foi viabilizado principalmente pela modificação da solução estrutural que originalmente foi concebida em estrutura moldada in loco e foi alterada para a solução pré viga + laje alveolar + pilar moldado in loco. Uma característica que marcou o projeto estrutural da torre foi o fato de não haver escoramento para as pré vigas e lajes. Para viabilizar esta condição foi estudado um apoio direto sobre os pilares sem uso de consoles. Outra inovação adotada foi a uso de elementos metálicos em harmonia com a estrutura pré moldada. Para a estrutura dos subsolos foi possível adotar a solução pré-moldada, o que possibilitou uma maior velocidade na execução e permitiu a uniformidade na geometria dos blocos de fundação de periferia. Soluções pré fabricadas para fachadas, tais como sistema unitizado para pele de vidro e painéis de concreto pré moldados foram utilizadas.

Principais resultados obtidos

Estrutura - Solução adotada permite a liberação das atividades internas 1 dia após a concretagem do capeamento x Convencional: após 28 dias Fachada- Sistema adotado permite a montagem na sequência da execução da estrutura x Convencional: montagem liberada após a conclusão da estrutura Escavação: Redução significativa da dificuldade e volume de desmonte Estrutura metálica: Redução de 20 dias úteis.
A redução do prazo viabilizará o início da operação com antecedência ao cliente, antecipando seus retornos financeiros.
As soluções pré fabricadas adotadas permitiram a redução significativa dos riscos de segurança através da redução do efetivo envolvido, além de diminuir a quantidade de resíduos. A implementação dos sistemas industrializados minimizaram os impactos no viário do entorno. O nível de ruído foi reduzido
A qualidade do produto é muito superior e mais garantida quando adotamos sistemas industrializados por ser produzida e/ ou pré montada em ambientes controlados, impedindo assim qualquer tipo de improviso no canteiro de obras, além do controle dimensional mais rigoroso.
Importante garantir a disponibilidade de equipamentos para montagem e desenvolver um plano detalhado de logística para evitar a paralisação da construção dos diversos sistemas. Os sistemas de segurança devem estar adequados ao sistema construtivos aplicado. Outro item imprescindível para a viabilidade das soluções foi a realização de diversos protótipos que demonstraram as dificuldades de fabricação e montagem e permitiram o desenvolvimento de melhorias com antecedência. Todos os detalhes e encontros devem ser solucionados na fase de projetos, não havendo improviso e "soluções" de obra. O BIM foi fundamental neste processo de detalhamento e compatibilização.
O envolvimento na fase de projeto da equipe de obra e fornecedores de sistemas é fundamental para que o projeto reflita com maior realismo a produtividade desejada.

Galeria de Fotos