Soluções de engenharia integradas reduzem equipe estrutural em 50% e adiantam prazo final em 22%

Publicado em 20 de dezembro de 2019

Construção de três torres corporativas com 23, 20 e 17 pavimentos e 5 subsolos, além de 3 restaurantes e uma área de implantação que será interligada às glebas vizinhas (hotel/ shopping/ residencial/ corporativos) através de um parque linear. O prazo de execução é de 26 meses, incluindo a obtenção do Habite-se e mais dois meses para comissionamento avançado de sistemas, totalizando 28 meses.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

O solo com grande volume de rocha, a condição de acesso limitada e as reduzidas áreas disponíveis para estoque de materiais e circulação motivaram a implementação de soluções técnicas que viabilizassem a construção do empreendimento dentro do prazo desafiador de 28 meses. No local foram desmontados mais de 100.000 m³ de rocha . Além disso, a área de projeção dos subsolos e APP ocupam a maior parte do terreno, reduzindo a área disponível para logística de materiais, equipamentos e canteiro de obras.

O processo

A escavação foi otimizada pela alteração do projeto de fundação reduzindo a altura dos blocos o que permitiu trabalhar em um solo com rochas menos resistentes, aumentando assim a produtividade do desmonte. O prazo da obra também foi viabilizado principalmente pela modificação da solução estrutural que originalmente foi concebida em estrutura moldada in loco e foi alterada para a solução pré viga + laje alveolar + pilar moldado in loco. Uma característica que marcou o projeto estrutural da torre foi o fato de não haver escoramento para as pré vigas e lajes. Para viabilizar esta condição foi estudado um apoio direto sobre os pilares sem uso de consoles. Outra inovação adotada foi a uso de elementos metálicos em harmonia com a estrutura pré moldada. Para a estrutura dos subsolos foi possível adotar a solução pré-moldada, o que possibilitou uma maior velocidade na execução e permitiu a uniformidade na geometria dos blocos de fundação de periferia. Soluções pré fabricadas para fachadas, tais como sistema unitizado para pele de vidro e painéis de concreto pré moldados foram utilizadas.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

Para medir a evolução do desmonte da rocha, foi utilizado o levantamento aerofotogramétrico por drones com frequência semanal, onde a topografia do terreno primitivo gerado pelo escaneamento a laser era confrontada com a leitura do drone em questão de poucas horas. Essa tecnologia também esta sendo aplicada para acompanhamento do avanço horizontal e vertical de todo o empreendimento comparando ao modelo BIM, permitindo o acompanhamento 4D do planejamento.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Sem a implantação de todas as soluções industrializadas, seria impossível assumir o desafio de prazo apresentado pelo cliente. Haveria um volume maior de rocha a ser desmontado, aumentando o tempo de escavação. No caso da estrutura, seria impossível evoluir com as atividades internas na sequência da execução dos pavimentos, pois teríamos o tempo de escoramento numa solução convencional.

Ganhos de produtividade

Estrutura - Solução adotada permite a liberação das atividades internas 1 dia após a concretagem do capeamento x Convencional: após 28 dias Fachada- Sistema adotado permite a montagem na sequência da execução da estrutura x Convencional: montagem liberada após a conclusão da estrutura Escavação: Redução significativa da dificuldade e volume de desmonte Estrutura metálica: Redução de 20 dias úteis.

Ganhos financeiros

A redução do prazo viabilizará o início da operação com antecedência ao cliente, antecipando seus retornos financeiros.

Impacto para a obra como um todo

O prazo de execução foi reduzido de 36 meses para 28 meses. Além disso, contamos com uma redução significativa no efetivo da obra previsto para estrutura de 1.000 pessoas para um pico real de 550 pessoas.

Outros benefícios gerados pela implantação

As soluções pré fabricadas adotadas permitiram a redução significativa dos riscos de segurança através da redução do efetivo envolvido, além de diminuir a quantidade de resíduos. A implementação dos sistemas industrializados minimizaram os impactos no viário do entorno. O nível de ruído foi reduzido

Benefícios qualitativos observados

A qualidade do produto é muito superior e mais garantida quando adotamos sistemas industrializados por ser produzida e/ ou pré montada em ambientes controlados, impedindo assim qualquer tipo de improviso no canteiro de obras, além do controle dimensional mais rigoroso.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Importante garantir a disponibilidade de equipamentos para montagem e desenvolver um plano detalhado de logística para evitar a paralisação da construção dos diversos sistemas. Os sistemas de segurança devem estar adequados ao sistema construtivos aplicado. Outro item imprescindível para a viabilidade das soluções foi a realização de diversos protótipos que demonstraram as dificuldades de fabricação e montagem e permitiram o desenvolvimento de melhorias com antecedência. Todos os detalhes e encontros devem ser solucionados na fase de projetos, não havendo improviso e "soluções" de obra. O BIM foi fundamental neste processo de detalhamento e compatibilização.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

O envolvimento na fase de projeto da equipe de obra e fornecedores de sistemas é fundamental para que o projeto reflita com maior realismo a produtividade desejada.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Empreendimento Parque da Cidade

Nome das empresas:
Matec Engenharia, Planservice, Pasqua&Graziano, Aflalo&Gasperini, Consultrix, CPI, Itefal, Stone, ICEC, Locabens, Levitar, Novatec, Isolev, Tools.

Natureza da atividade
Construtora

Categoria:
Projeto

Tipo de obra
Edificação: Comercial

Ano de início: 2018 | Ano de conclusão: 2020

Endereço: Avenida das Nações Unidades, 14.401

Estado: SP | Cidade: São Paulo

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Matec: Fábio Viccari, Marcelo Pulcinelli, Camila Carneiro, Karina Chirmici, Pedro Oliveira P&G: Francisco P. Graziano CPI: Marco Antônio de Oliveira

Cargo dos profissionais:
Matec Eng: Corpo técnico de Engenharia, Projetos e Planejamento P&G: Projetista estrutural CPI: Dir Engenharia - Empresa pré moldados

Link:
https://www.matecconnect.com.br/









VOTE!