Case comparativo: produtividade e eficiência com o uso de concreto auto adensável
Publicado em 9 de junho de 2020
Edifício residencial Studio de 27 pavimentos localizado em São Paulo/SP
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Na obra, com a concretagem realizada com concreto convencional, mantinha-se um efetivo excessivo de mão-de-obra no processo, trazendo custos extras e tendo grande impacto na produtividade das concretagens. Então, foi proposto um estudo de comparativo entre o concreto Adensamix (Concreto Auto adensável da Engemix) e o concreto convencional sendo aplicado ao uma estrutura de concreto armado convencional para análise de melhoria de produtividade, desempenho técnico e perdas durante a concretagem.
O processo
Foram analisados no estudo comparativo os aspectos qualitativos entre os dois sistemas, e posteriormente realizada a análise da concretagem de uma estrutura de 80 m³ com concreto convencional e concreto auto adensável (Adensamix) em vigas e laje. O mesmo foi medido em uma concretagem em forma de madeira com concreto convencional e em uma concretagem em forma de madeira com concreto auto adensável. Avaliou-se os critérios de produtividade, aspectos de desempenho e perdas durante a concretagem.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Analise da produtividade medindo a RUP das concretagens convencional e Adensamix (m³/ H.h), considerando os profissionais envolvidos na concretagem, também foi analisado a redução de efetivo necessário nas concretagens e os benefícios qualitativos entre os dois sistemas.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Com a utilização do concreto convencional, nas concretagens, manteria-se uma redução da produtividade média e da quantidade de mão de obra para a condução da concretagem, elevando potencialmente custos, perdas e reduzindo produtividade.
Ganhos de produtividade
Ganho de produtividade de 84% em comparação com a a solução de concreto convencional, medido a partir de RUP (m³/H.h), se considerado os tempos reais descontando os atrasos. Redução de 50% da mão de obra. Melhora da da RUP em 0,58 m³/H.h.
Ganhos financeiros
Não foi realizado análise de ganhos potenciais financeiros e reduções de custo, mas estes são implícitos diante da solução proposta pela redução dos custos de mão de obra devido a redução de 50% do efetivo na concretagem.
Impacto para a obra como um todo
Otimização da mão de obra na concretagem, redução do tempo de concretagem, aumento do reúso de formas (redução do custo total de formas), maior produtividade , produto mais fluido, facilidade no bombeamento e uso de adensamento mecânico, perfeito preenchimento das formas mesmo com alta densidade de armadura e fácil vedação das frestas das formas maiores que 0,5 cm com fitas adesivas. Melhora do desempenho de resistência nas primeiras idades.
Outros benefícios gerados pela implantação
Redução de mão de obra; Redução da poluição sonora produzida pelo ruído do vibrador durante concretagem; Menos colaboradores em uma concretagem reduzindo riscos de segurança.
Benefícios qualitativos observados
Eliminação das etapas: adensamento por vibração, espalhamento manual e acabamento superficial; Menor permeabilidade; Redução do tempo de concretagem; Redução de mão de obra na aplicação.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Vedação das frestas das formas maiores que 0,5 cm com fita adesiva e redimensionamento da equipe de concretagem.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Utilização do concreto auto adensável (Adensamix) na concretagem de pilares como forma de melhorar a produtividade, reduzir mão de obra e melhorar desempenho.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Kasa Klabin
Nome das empresas:
Construtora Conx
Toten Engenharia
Votorantim Cimentos
Natureza da atividade
Fabricante de material
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2018 | Ano de conclusão: 2020
Endereço: Rua Desembargador Aragão, 76 - Chácara Klabin - São Paulo/ SP
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Eng. Alexandre Tomazeli (Toten), Eng. Carlos Britez, Eng. Guilherme Stefan (Construtora Conx),
Fernando do Carmo Holanda (Votorantim).
Cargo dos profissionais:
Eng. Alexandre Tomazeli (Consultor), Eng. Carlos Britez (Consultor), Eng. Guilherme Stefan (Engenheiro Civil),
Fernando Holanda (Consultor Técnico).
Cases relacionados
CONSTRUÇÃO OFFSITE: Módulos com fachadas leves viabilizam retrofit de megaloja em tempo recorde
O escopo do projeto foi retrofit e ampliação, em tempo recorde, de um antigo escritório corporativo que se transformou na megaloja de móveis do Grupo Mobly. O desafio foi construir um 4º andar sobre a laje de cobertura do prédio existente, sem ter tempo para reforçá-la juntamente com outras atividades.
Fôrmas Metálicas - Industrialização da Construção Civil
A obra é composta de 22 blocos residenciais (térreo+3 andares), construídos em paredes de concreto moldado in loco, cada bloco contém 16 apartamentos com 68.09 m² (02 quartos, sala, varanda, cozinha, bwc e área de serviço), totalizando 352 UHs. Infraestrutura e área de lazer completa.
SISTEMA DE PROTEÇÃO PISO A PISO: benefícios na produtividade e segurança
O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.