Gestão de Projeto de Fachada de Luxo permite grande Produtividade e atendimento dos prazos
Publicado em 22 de outubro de 2021
A Edificação Residencial fica localizada em São Paulo e conta com mais de 29.300 m² de área construída. O desafio era encontrar fornecedores de peças pré-fabricadas com pintura automotiva, para atender às exigências do projeto arquitetônico, que tinha como referência automóveis modernos, como os da marca Ferrari.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Tivemos três grandes desafios: encontrar soluções técnicas de projeto para atender à volumetria proposta pelo Incorporador junto ao parceiro internacional Pininfarina, com alta complexidade técnica envolvendo principalmente projetistas de esquadrias e estrutura. Em segundo encontrar fornecedor que tivesse solução construtiva para execução de peças pré-fabricadas e com acabamento estético de pintura automotiva, garantindo o resultado final similar aos automóveis desenhados pela Pininfarina, sendo o mais emblemático a Ferrari. E por fim a solução atender prazo de obra e orçamento previsto inicialmente.
O processo
O processo teve início durante o desenvolvimento do projeto envolvendo consultores e fornecedores, com atenção especial para prototipagem. A finalização do projeto aconteceu junto ao início de obra com execução de protótipo 1:1 no canteiro de modo a validar soluções técnicas, estéticas e logística de execução. Foi executado o trecho mais crítico e onde tínhamos a maior interface entre estrutura de concreto, esquadria de alumínio e elemento pré-fabricado. Neste momento fizemos o desenvolvimento com alguns fornecedores que atendiam mercado nacional e internacional e todos puderam visitar o protótipo para finalizar a apresentação de proposta e confirmar se possível atender a parceria, visto que se tratava de uma fachada sem similaridade no Brasil. Definido o parceiro e as estratégias de execução conseguimos avaliar o ganho em produtividade que teríamos trabalhando com o sistema apresentado pela Clamom e ciclo produtivo de seu parceiro, Gatron, na produção das peças. Tivemos pequeno ajuste de dimensões de molduras para otimização de custos, sem prejuízo à volumetria inicial.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Por se tratar de uma fachada única e nunca executada anteriormente, foi necessário criar um projeto de produção/montagem e planejamento similar à um processo fabril, onde cada peça tinha o seu “chassi” e o seu local pré-definido (trecho e pavimento). A partir daí criamos um cronograma de produção/fabricação, entrega, içamento, instalação e vedação. A produtividade era medida com referência ao cronograma, onde tínhamos um prazo pré-estabelecido de 6 meses de execução da obra.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Não atender estética desejada para um produto de Luxo, bem como prazo e custo para soluções mistas como possivelmente executar a volumetria utilizando formas metálicas e dando tratamentos ao concreto de modo a obter resultado similar para as peças curtas com pintura automotiva.
Ganhos de produtividade
O ganho de produtividade veio do processo fabril, desde a concepção até a instalação. No momento da instalação, as peças deveriam ser encaixadas, sem nenhum tipo de folga, pois o conceito de juntas era para ser idêntico ao que existe nas peças de um carro. Portanto, foi investido muito trabalho e energia durante o projeto e as antecipações às interferências.
Ganhos financeiros
Retrabalho zero. Atendimento do prazo pré-estabelecido. Em custo fixo, um mês de obra representava aproximadamente R$ 500.000,00.
Impacto para a obra como um todo
O fato da fachada ter um projeto único e diferente de tudo que já havia sido feito, os trabalhos dentro do canteiro foram iniciados desde sua implantação, com a construção de um protótipo em escala 1:1 (uma torre de concreto armado, simulando 3 pavimentos). Durante a fase de estrutura, o cuidado foi redobrado, pois qualquer desvio poderia colocar o projeto de fachada em risco. Durante a execução da fachada, existiu um planejamento de logística seguido à risca, pois as peças que compunham a fachada chegavam todos os dias e eram içadas logo na sequência. Portanto, havia uma preocupação muito grande em relação à interface com os demais serviços que aconteciam em paralelo.
Outros benefícios gerados pela implantação
Atendimento aos anseios do Incorporador, empreendimento icônico e com solução de fachada diferenciada, sistema pré-fabricado com redução de geração de resíduos. Desenvolvimento de novos fornecedores e novas soluções construtivas para o mercado imobiliário.
Benefícios qualitativos observados
Execução limpa e organizada. Prazos pré-estabelecidos atingidos com êxito. Qualidade final do produto de acordo com as expectativas do incorporador e do escritório de design.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Atenção às folgas necessárias para instalação de elementos pré-fabricados. Buscar padronização estética entre pavimentos para evitar maior quantidade de formas para fabricação dos moldes das peças em sistema composto.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Desenvolvimento dos projetos utilizando metodologia BIM.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Heritage
Nome das empresas:
Cyrela, Clamom, Gatron e ERGs.
Natureza da atividade
Construtora / incorporadora
Categoria:
Projeto
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2017 | Ano de conclusão: 2020
Endereço: R. Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1200 - Itaim Bibi, São Paulo - SP
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Eng. Caio Vasconcelos - Cyrela Construtora;
Arqt. Camila Roma - Cyrela Construtora;
João Mario – Clamom;
Jean Zolet – Gatron;
Lilian Basílio – Gatron;
Fernando Gallego – ERGs – Esquadrias de Alumínio
Cargo dos profissionais:
Engenheiro responsável pela obra; Coordenação de Projetos; Diretor; Diretor; Arquiteta; Diretor
Link:
https://www.cyrela.com.br
http://clamom.com.br
https://www.gatron.com.br/
https://www.metropoles.com/dino/compositos-viabilizam-primeiro-projeto-arquitetonico-da-pininfarina-no-brasil
https://www.compositesworld.com/articles/composites-meet-precision-weight-goals-for-complex-facade-design
Cases relacionados
LAJE EM STEEL DECK elimina a necessidade de escoramento e proporciona agilidade à obra
A edificação de 18 pavimentos e 11.270 m² de área construída conta com ambientes de pé direito duplo ou triplo, que foram construídos com o auxílio do sistema Steel Deck para facilitar e agilizar a execução das lajes.
Gestão de Projeto de Fachada de Luxo permite grande Produtividade e atendimento dos prazos
A Edificação Residencial fica localizada em São Paulo e conta com mais de 29.300 m² de área construída. O desafio era encontrar fornecedores de peças pré-fabricadas com pintura automotiva, para atender às exigências do projeto arquitetônico, que tinha como referência automóveis modernos, como os da marca Ferrari.