Pin Home

O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.
Solução técnica
implementada
Solução técnica
implementada
Solução técnica
implementada

Solução técnica implementada

Em busca de novas tecnologias que aumentem a produtividade sem perder eficiência e segurança, optamos pela implementação do sistema de rede piso a piso, que garante menores riscos se comparado aos sistemas tradicionais de proteção. Possibilita a otimização no tempo de montagem, maior proteção nos serviços executados no limite externo dos pavimentos, dispensa o uso de madeira, não atrapalha a execução da alvenaria de vedação externa e anula o risco de projeção de material. Garante a circulação nos andares sem a utilização de cinto de segurança atrelado na linha de vida, pois a proteção é instalada do piso inferior ao piso do andar superior, garantindo que todo o risco de queda seja controlado
O estudo teve como base as normas europeias, a NR 18, consulta a empresa fornecedora de sistema de rede Perame telas e empresas de execução de alvenaria, estrutura, gesso, hidráulica, elétrica e serralheria. Todas essas empresas tiveram um aumento de produtividade e redução do risco nas atividades com o sistema. O sistema é executado logo após a desforma do pavimento, e acaba sendo uma proteção eficiente para todos os outros serviços que serão executados nas periferias da torre, tendo sua desmobilização apenas durante a execução do revestimento externo e instalação de guarda corpo definitivo. Com o sistema instalado, o colaborador não necessita de estar ancorado a nenhum sistema de linha de vida para execução de serviços em áreas periféricas do pavimento, melhorando sua locomoção durante a atividade. Com o sistema é instalado uma única vez, a responsabilidade da instalação do sistema fica com o próprio instalador, diferente de outros sistemas utilizados que para execução dos serviços, é necessário algumas desmobilizações e nova montagem, perdendo a qualidade e a eficácia no tempo.

Principais resultados obtidos

Em todos os processos - Estrutura, Alvenaria, Contrapiso, Gesso, Cerâmica, Elétrica e Impermeabilização - e nas atividades sendo executadas, temos a redução de oito profissionais no período de nove meses. O ganho da produtividade na estrutura são de 18 dias.
Redução de atividades e de colaboradores envolvidos, gerando economia de quatro carpinteiros a cada ciclo de três lajes. Economia de doze caçambas com a redução de descarte de materiais. Economia de dois carpinteiros de segurança diário. Economia na utilização da grua.
O grande benefício foi a segurança do colaborador, pois reduz o nível de risco da atividade de alto risco para baixo risco. No entorno da obra, pois a rede também anula o risco de projeção de materiais estocados no pavimento de trabalho.
A eficácia dessa proteção em relação aos outros sistemas é muito mais efetiva, pode ser verificado através da segurança e organização do canteiro, satisfação dos colaboradores trabalhando de forma segura e sem a necessidade do uso de cinto de segurança atrelado a linha de vida.
O coração do sistema é a locação dos ganchos onde a rede é costurada, são locados pré concretagem das lajes. Quanto mais assertivo, melhor o atendimento da rede.
Na região dos terraços, a rede deve ser aplicada internamente, para que seja possível a execução do emboço externo, mantendo a rede por mais tempo.

Galeria de Fotos