Sistema Construtivo em Parede de Concreto com utilização de formas trepantes para prédios altos
Publicado em 28 de setembro de 2020
O empreendimento possui 352 apartamentos de 2 quartos com opção de suíte e varanda distribuídos em 3 torres compostas de pilotis e mais 15 pavimentos construídas com a metodologia do sistema de parede de concreto com a utilização de forma trepante especifica para torres altas (Gang Form).
Solução técnica implementada
Desafio da obra
A Direcional Engenharia já tinha domínio da utilização de formas de alumínio no sistema construtivo em parede de concreto moldado in loco para empreendimentos horizontais com edificações de no máximo 5 pavimentos. O DESAFIO era implantar o sistema para construção das novas tipologias com mais de 10 pavimentos. Garantindo a produtividade, o custo, o prazo, e aperfeiçoando dois pontos relevantes: o sistema de segurança do trabalho nas periferias da torre e o acabamento de superfície do concreto.
O processo
A principal ação para melhorar a produtividade é reduzir o número de etapas no ciclo de construção. Com o sistema construtivo em parede de concreto, além da etapa de estrutura, as instalações embutidas e a regularização de superfície são executadas em uma única etapa. O upgrade de produtividade através da utilização de formas trepantes é capturado através de redução adicional de mão de obra na equipe da montagem/ desmontagem da forma e plataformas de segurança da periferia da estrutura. A utilização de formas de alumínio internamente, permite fácil manuseio e transporte horizontal e vertical dos painéis com utilização de mão de obra local. Já as formas da fachada são compostas por grandes painéis de aço que estão integrados com plataformas de trabalho e de segurança do trabalho, desta forma, em um simples movimento de içamento da grua, conseguimos reduzir significativamente o prazo e mão de obra da tarefa (montagem / desmontagem da forma e plataformas) como demonstrado no vídeo que acompanha este relato.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
O comparativo para medir a melhoria de produtividade foi realizado com base no sistema construtivo em alvenaria estrutural. Utilizando sistema construtivo em parede de concreto com formas trepantes obtemos os seguintes resultados: redução de 40% no prazo da construção, redução de 50% na utilização de mão de obra, redução de 15% no custo de construção, além de melhorar a segurança do trabalho e qualidade de acabamento das fachadas.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Entendemos que a construção civil precisa dar um salto de produtividade, buscando a industrialização dos processos construtivos, abandonando as práticas artesanais. A utilização de sistemas construtivos tradicionais (alvenaria estrutural, execução de formas artesanais de pilares, vigas e lajes, com vedações em alvenaria cerâmica) não são compatíveis com a nova era digital que estamos inseridos.
Ganhos de produtividade
Destaque para redução de 50% na utilização de mão de obra. Além do benefício da facilidade em treinar e desenvolver mão de obra local.
Ganhos financeiros
Destaque para redução de custo de construção em 15%, alcançado através da redução de desperdícios e redução no prazo de obra.
Impacto para a obra como um todo
Vale ressaltar que a Direcional foi a 1a empresa nas Américas a adotar o sistema de forma trepante (Gang Form). Destaque para redução de 40% no prazo de construção, melhorando significativamente o retorno do capital empregado no ciclo do desenvolvimento imobiliário. Além disso, a segurança do trabalho das atividades realizadas na periferia da torre e no último pavimento em construção é fantástica.
Outros benefícios gerados pela implantação
Destaque para redução de resíduos de construção, ratificando que a utilização de processos construtivos industrializados proporciona redução das etapas do ciclo de construção, evitam retrabalhos e desperdícios de componentes artesanalmente instalados.
Benefícios qualitativos observados
Destaque para qualidade de acabamento de superfície do concreto das fachadas. Desta forma, com redução significativa de material, é possível atingir um cobrimento de pintura externa, que surpreende positivamente a expectativa de acabamento pelo cliente final.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Sem dúvida, é fundamental que as formas (alumínio internamente e aço externamente) sejam reaproveitadas em outros projetos similares, garantindo a utilização dos equipamentos por no mínimo 400 vezes. Uma vez que exige um alto investimento inicial para aquisição das formas, estas precisam ser depreciadas adequadamente, atingindo um custo competitivo por utilização.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Oportunidade de reduzir o número de níveis de plataforma de acabamento integradas na forma trepante.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Conquista Monte Castelo
Nome das empresas:
Direcional Engenharia S/A, SFORM.
Natureza da atividade
Construtora / incorporadora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2017 | Ano de conclusão: 2019
Endereço: Contagem / MG
Estado: MG | Cidade: Contagem
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Renato Castro, Ana Luisa, Gustavo Soares, Francisco Nunes, Bernardo Barroso, Wanderson Lourenço, Fernando Fernand , Marcelo Tristão, Antônio Milanez.
Cargo dos profissionais:
Gestores do time de Engenharia da Direcional Engenharia S/A
Cases relacionados
FÔRMA DE POLIPROPILENO PARA EXECUÇÃO DE PAREDES DE CONCRETO: Melhor acabamento e maior Produtividade
O Residencial Colina de Nápoles fica localizado em Campinas - São Paulo e conta com cerca de 12.660 m² de área construída. Para contornar problemas de produtividade, disponibilidade de mão de obra e qualidade do produto, foram desenvolvidas fôrmas de polipropileno para reduzir processos na execução de paredes de concreto.
Metodologia construtiva combina alvenaria estrutural com peças pré-fabricadas
O empreendimento Comfort Club Vila Açoriana é um residencial frente-mar que contempla 10 torres de 9 pavimentos, com 8 apartamentos por andar, totalizando 700 unidades habitacionais e 74.922,58 m² de área construída. Na metodologia construtiva há uma combinação de tecnologias, onde tem-se elementos pré-fabricados, como lajes, escadas e vigas, integrados com a alvenaria estrutural.
SISTEMA DE PROTEÇÃO PISO A PISO: benefícios na produtividade e segurança
O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.