DIMINUIÇÃO NOS PRAZOS DA OBRA COM UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE ARMADURA PRONTA COM FÔRMA INCORPORADA
Publicado em 13 de outubro de 2021
Com 15 andares, 3 subsolos e 2 torres, o empreendimento Refuge Bosque da Saúde totaliza 27.422 m² construídos. Para reduzir o prazo total de execução dos blocos de fundação, foi utilizado um sistema de armadura pronta soldada com forma incorporada, resultando na diminuição de 7 semanas no cronograma.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Oportunidade de utilizarmos um sistema que permitisse redução do prazo total de execução dos serviços de blocos de fundação, através do recebimento das armações prontas soldadas dessas peças estruturais, e com as fôrmas incorporadas, aumentando a produtividade das equipes de armação e montagem de fôrmas.
O processo
O desenvolvimento junto a Tarjab foi iniciado com testes pontuais de alguns blocos aplicados em canteiro com acompanhamento da empresa Produtime para medição de produtividade, a Tarjab sempre esteve atenta ao seu índice de produtividade para melhoria contínua da industrialização do seu canteiro. Após isso houve a aplicação na obra Refuge em maior número de blocos, sendo planejada a aplicação desde o início da obra, portanto houve alinhamento com projetista para o desenvolvimento do projeto de armação prevendo a Armadura Pronta Soldada, microplanejamento do canteiro realizado pela empresa Produtime e aplicação efetiva de blocos armados com forma incorporada. O processo de concepção contou com: Alinhamento entre projetista, construtora e fornecedor para a solução aplicada; Microplanejamento do canteiro; Medição da produtividade in loco; Comparativo da produtividade de 2 torres com soluções diferentes: Armadura Pronta Soldada com Forma Incorporada na Torre A x Corte e Dobra com Forma de Madeira na Torre B do mesmo empreendimento.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
A medição da produtividade foi feita utilizando o conceito de RUP (razão unitária de produção), por meio de acompanhamento contínuo da equipe de execução do serviço. A medida considerou as horas necessárias para a execução do serviço para cada sistema (utilizando APS e o aço cortado/dobrado convencional). Como o sistema construtivo era diferente, a análise foi feita de forma comparativa considerando as sub-etapas de execução. No processo como um todo foi percebido o ganho de produtividade.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
A obra provavelmente atrasaria, porque demandaria uma quantidade maior de armadores e carpinteiros. Como foi visto na Torre B, houve o aumento do tempo de execução da fundação de 4 para 11 semanas. O aumento de prazo na obra, poderia gerar aumento de custos.
Ganhos de produtividade
O uso do sistema de APS em conjunto com a Forma Incorporada resultou numa RUP de 6,7Hh/ton para o serviço de armação e de 0,5Hh/m² de forma para a equipe de carpinteiros. Mesmo com alguns blocos utilizando o aço cortado/dobrado, a Torre A teve um prazo de 4 semanas para a execução dos seus blocos de fundação; RUP com o aço cortado/dobrado foi de 17,7Hh/ton e o de formas de 1,5Hh/m² de forma.
Ganhos financeiros
Os ganhos financeiros foram obtidos através da redução do prazo de execução do serviço (redução dos custos fixos, aluguéis de equipamentos, etc.) e também pelo aumento da produtividade da equipe de armação e montagem de fôrmas. Os ganhos financeiros foram da ordem de R$100.000,00.
Impacto para a obra como um todo
A Torre A teve um ganho de 7 semanas em relação à Torre B. A execução dos blocos de fundação está no caminho crítico da obra, portanto, uma redução no prazo deste serviço impacta diretamente no prazo total da obra e, consequentemente, no seu custo (direto e indireto). Numa obra equivalente, estima-se que a redução de 7 semanas traga o benefício de pelo menos R$100.000,00 mesmo com o investimento maior neste sistema construtivo. Além do ganho de prazo e de produtividade da mão-de-obra, o uso do sistema de APS com Forma Incorporada permite uma menor necessidade de espaço para estocagem e processamento de aço. Indiretamente, com menos gente na obra, reduz a necessidade de áreas de vivência.
Outros benefícios gerados pela implantação
O sistema reduz a utilização de fôrmas de madeira e, consequentemente, reduz a quantidade de entulho e desperdícios na obra. Isto representa, além do ganho financeiro, um avanço na direção da sustentabilidade. Aumenta a segurança dos funcionários, uma vez que reduz o tempo de exposição ao risco.
Benefícios qualitativos observados
Redução de prazo de execução do serviço; Redução de custo global do serviço, obtido através da redução de prazo; Redução do tempo de exposição ao risco dos colaboradores associados aos serviços de blocos de fundações.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
A solução de Armadura Pronta Soldada com Forma Incorporada não há restrição para a utilização nos elementos armados de qualquer tipo de obra, há apenas alguns pontos de atenção: tamanho do elemento a ser transportado; o aspecto final do elemento concretado, porque parece chapiscado e não tem o acabamento uniforme e liso como a forma de madeira proporciona, assim, para ter acabamento uniforme nos elementos de superestrutura é necessário mais uma etapa de reboco. Para os elementos de infraestrutura que serão reaterrados não há esta preocupação. Outro ponto de atenção é que a forma incorporada não é recomendada para o uso na horizontal para base de lajes ou vigas aéreas, sem apoio sobre o solo.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Na fase ainda de projeto dos elementos, considerar este tipo de sistema construtivo na sua concepção, para otimizar o uso do aço, detalhamento do projeto que facilite a montagem, ter peças com dimensões mais facilmente transportáveis. Desenvolver o projeto do canteiro para esta fase da obra.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Refuge Bosque da Saúde
Nome das empresas:
ArcelorMittal Brasil;
Tarjab;
Produtime.
Natureza da atividade
Fabricante de material
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2022
Endereço: Av. Bosque da Saúde, 1922 - Vila da Saúde, São Paulo
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
ArcelorMittal: Andressa Pupo, Alessandra Moreira, Rayanne Santos;
Tarjab: Eng Rafael Yu Suk Jang, Eng Daniel Ferreira de Oliveira, Eng Leandro Francischetti, Eng Sérgio Fernando Domingues;
Produtime: Ubiraci Souza, Felipe Morasco, Guilherme Ribeiro.
Cargo dos profissionais:
ArcelorMittal: Executiva de Conta, Engenheira de Inovação, Engenheira de Aplicação;
Tarjab: Eng. da Obra, Gerente de obra, Gerente de Desenvolvimento Tecnológico, Diretor Técnico;
Produtime: Diretor, Diretor, Projetista.
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=23i6gZynz7E
https://www.youtube.com/watch?v=fpPCMpb2NHI
Cases relacionados
REDUÇÃO DE PRAZOS COM A SUBSTITUIÇÃO DE MADEIRA NA CONCRETAGEM DE LAJES POR FÔRMAS DE PLÁSTICO
A Edificação fica em São Paulo, com uma área total de 38.121,76 m² construídos. O sistema Planex é uma inovação para otimizar o processo executivo de lajes maciças garantindo obras mais limpas, organizadas e ecologicamente sustentáveis.
CASE TRISUL: INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA OBRA OFERECE MAIOR QUALIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ
O sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, oferece redução de algumas etapas de serviços e mantém um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A obra fica localizada em São Paulo - SP, e conta com duas torres com 20 e 17 pavimentos, totalizando 16.558,21 m² construídos.
SISTEMA DE PROTEÇÃO PISO A PISO: benefícios na produtividade e segurança
O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.