Agilean: Tecnologia aliada à Gestão Lean alavancam a produtividade dos canteiros de obras
Publicado em 1 de outubro de 2021
O RESERVA SANGIOVESE é um projeto único, localizado no bairro mais valorizado de Passo Fundo. São 19.500 m² de área construída em 3.250 m² de terreno, mais 2.500 m² de área de lazer. O projeto é composto por 56 unidades, divididas em 25 pavimentos tipo, 1 pavimento garden, 2 pavimentos duplex e uma área de lazer completa, com piscinas, spa, academia, quadra, horta e uma ampla área verde.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
O principal desafio da obra foi promover aumento da produtividade das equipes de gestão e produção no canteiro, implantando o Lean Construction, visando identificar e eliminar os desperdícios nos fluxos da obra, aliado à utilização de novas tecnologias para a obtenção de indicadores e informações a respeito da produção em tempo real.
O processo
O processo iniciou com a implantação da ferramenta Agilean, que incorpora a metodologia Lean com tecnologias da Indústria 4.0, ao longo do processo foram realizados treinamentos com a equipe de engenharia da Una Construtora, visando eliminar os desperdícios identificados no fluxo de produção e nas atividades de gestão, de forma que ao final dos treinamentos todo o plano de ataque Lean à obra, estivesse elaborado e a equipe da Una estivesse pronta para gerenciar a obra com a ferramenta . Segue abaixo a metodologia adotada: • Treinamento das equipes de engenharia da Construtora Una na plataforma de Gestão Agilean; • Planejamento e controle da produção com base nos conceitos do Lean Construction; • Digitalização do processo de gestão, desde o planejamento até o recebimento das atividades, incluindo as verificações da qualidade; • Utilização de tecnologias para o monitoramento dos indicadores de prazo, produtividade e qualidade da obra em tempo real; • Integração via API entre o Agilean e o ERP utilizado, para monitorar os impactos da operação nos indicadores estratégicos do negócio;
Metodologia utilizada para medir a produtividade
A produtividade das equipes foi aferida baseada no comparativo entre o valor total de Homem-Hora planejados para cada atividade em relação ao valor de Homem-Hora efetivamente utilizados para realizar a mesma atividade. Os valores planejados são inseridos na plataforma Agilean no momento da elaboração do planejamento, já os dados de produtividade realizados são coletados em tempo real no canteiro, baseados nos apontamentos feitos na estação Agilean.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Sem a solução, as tarefas de planejamento, controle da produção/produtividade e gestão da qualidade somente seriam realizadas, no mesmo nível de excelência e precisão, com a contratação de uma equipe de planejamento e controle exclusiva para cada obra, o que impactaria diretamente no aumento de custos, tornando-se uma solução inviável economicamente.
Ganhos de produtividade
• Aumento na velocidade de elaboração do planejamento da obra, reduzindo em 60% o tempo necessário para sua elaboração; • Redução do tempo necessário para as reuniões de planejamento e controle de obras de 4 horas para 30 minutos, devido a confiabilidade e facilidade em obtenção dos dados; • Redução em 88% do tempo médio de paralisação das equipes de produção no canteiro;
Ganhos financeiros
Os ganhos financeiros provém do aumento da produtividade das equipes com base na redução dos tempos de parada e do mapeamento automático do ranking de produtividade entre elas. Além disso, a digitalização das rotinas de gestão da obra possibilitou uma equipe central monitorar múltiplas obras.
Impacto para a obra como um todo
Estudos divulgados pelo Lean Institute do Brasil, mostram que a aplicação do Lean Construction pode reduzir o custo global de uma obra em até 5%. Fazendo uma projeção dos resultados atingidos até aqui para o custo global da obra temos uma redução de custos diretos na ordem de R$1.580.000,00, além disso, utilizando a metodologia do Last Planner System conseguimos aumentar a velocidade média de produção das obras em até 10%, possibilitando redução do prazos das obras ou uma diminuição do efetivo médio necessário para cumprimento dos prazos.
Outros benefícios gerados pela implantação
• Redução do uso de papel para registrar os apontamentos nas rotinas de gestão; • Aumento da segurança no canteiro com base na emissão de relatórios de segurança do trabalho em tempo real; • Redução do desperdício de materiais causados por retrabalhos com a gestão da qualidade integrada;
Benefícios qualitativos observados
O principal benefício qualitativo observado foi alcançar a estabilidade da produção, gerando um ritmo constante de produção, além da redução de imprevistos e necessidades urgentes, tais como compras de última hora e contratações em regime de urgência.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Para reproduzir essa experiência, sugerimos: • Participação de toda a equipe de gestão nos treinamentos da ferramenta; • Treinamento e envolvimento dos líderes de produção nos processos de apontamento via estação Agilean; • Incorporação da metodologia Lean Construction no dia a dia da obra, principalmente nas rotinas de longo, médio e curto prazo;
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Lançamos a integração entre o Agilean e o BIM, para que os gestores possam gerar simulações de planejamento, visualizando as interferências e impactos da sequência produtiva nas diversas disciplinas de projeto, além de acompanhar os avanços da obra e problemas de restrições e na gestão da qualidade.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Residencial Reserva Sangiovese
Nome das empresas:
Aval Tecnologia, Una Construtora, Complexo de Ensino Superior Meridioal S.A. (IMED)
Natureza da atividade
Fornecedor de software / tecnologia
Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2018 | Ano de conclusão: 2022
Endereço: R. Frei Caneca, 117 - Vila Rodrigues, Passo Fundo - RS
Estado: RS | Cidade: Passo Fundo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
André Quinderé Carneiro (Aval Tecnologia), Vitor Arruda Machado (Aval Tecnologia), Anderson Marques (Aval Tecnologia), Samuel Hoffmann (Construtora Una), Ana Carolina Basso (Construtora Una), Elvira Lantelme (IMED)
Cargo dos profissionais:
Sócio-diretor e Engenheiro Civil, Sócio-diretor e Engenheiro Civil, Gerente de CS e Técnico de Edificações, Gerente de Planejamento e Engenheiro Civil, Gerente de Qualidade e Engenheira Civil, Professora PhD em Gerenciamento de Obras e Engenheira Civil.
Cases relacionados
O PAPEL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA REDUÇÃO DE CUSTOS PÓS-OBRA
Em uma área de 9 mil m², o La Vista Moncayo dispõe de spa, espaço fitness, solarium, espaço gourmet, bar do gol e muitas outras áreas planejadas. Conta com 3 torres e um total de 224 apartamentos. Os apartamentos têm 2 vagas de garagem e áreas de 72,38m² ou 96,93m². Além disso, é o único empreendimento de Sorocaba a ter o selo Casa Azul: Nível Ouro dado pela Caixa.
CASE BP8: Inovação na organização do trabalho para redução de prazo na alvenaria estrutural
O PIN Internacional Guarulhos foi executado com sistema construtivo em alvenaria estrutural, visando atender ao usuário do seguimento econômico, e é composto por 10 torres residenciais. O empreendimento fica localizado em Guarulhos - SP, com o total de 1416 unidades, mais 50 áreas de lazer, totalizando 77.148,63 m² de área construída e 100.596,35 m² de alvenaria estrutural.
TEGRA STOCK: gestão de estoque on-line permite maior controle e acompanhamento em tempo real
O edifício conta com 28 pavimentos e 32.604 m² de área construída. Para contornar os problemas com controle de estoque, foi criado um aplicativo que sincroniza entradas e retiradas de materiais em tempo real.