
TEGRA SOFI
Os traços SPECTRA da Engemix foram implementados pela Construtora Tegra na obra SOFI que, com 38 pavimentos e localizada no bairro Campo Belo, São Paulo, teve seu projeto de estrutura totalmente recalculado para capturar os ganhos financeiros proporcionados por esta solução. O empreendimento conta com uma área total de 35.431 m² e com uso de 10.000 m³ de concreto (8.500 m³ na estrutura)
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, a Construtora Tegra decidiu implementar em uma de suas obras o concreto especial SPECTRA desenvolvido pela Engemix. Muito além de um traço de concreto, o SPECTRA é uma solução de engenharia que permite a redução do número de traços da estrutura, aumento de produtividade, redução do prazo de obra e a construção de estruturas mais esbeltas.
A implementação e captura de valor de soluções de engenharia inovadoras como SPECTRA depende da sinergia e integração entre construtora, fornecedor e projetista, algo que foi executado com maestria pela Tegra, Engemix e Estádio 3 neste empreendimento.
1 - No case em questão, o desempenho mecânico do concreto foi sistematicamente testado e aprovado diante aos ensaios de durabilidade e desempenho junto a ABCP e PhD. Com os resultados obtidos foi possível concluir que o SPECTRA possui o potencial de maior durabilidade - ganho de 20 anos de vida útil - em relação aos concretos convencionais similares e apresentando um módulo de elasticidade (secante) aos 28 dias de cura de 36,0 GPa (SPECTRA 40) e 38,0 GPa (SPECTRA 50).
2 – A partir de todos os dados laboratoriais e testes de campo realizados a TEGRA solicitou para os projetistas da ESTÁDIO 3 o recálculo do projeto considerando os aspectos mecânicos do SPECTRA para a redução da taxa de armação.
3 – Estudo da viabilidade de redução no ciclo de escoramento visando o aumento de produtividade de frentes de obra. O estudo foi direcionamento para o acompanhamento dos resultados mecânicos do concreto obtidos em obras pelo consultor Carlos Britez gerando toda estatística de resultados, as deformações em flecha e contra-flecha estão em medições constantes.
Principais resultados obtidos
Ganho potencial de produtividade relacionado a evolução de frentes de obra, devido ao menor ciclo de escoramento o ganho de 15 dias no total do cronograma da estrutura; Simplificação do processo de compra e orçamento (apenas 1 traço para fazer a gestão vs vários traços convencionais), simplificando a gestão da obra;
Aproximadamente 500 mil reais de ganhos reais com redução de custo devido a redução no consumo de aço, concreto e mão de obra. Todos os ganhos financeiros foram possíveis ao aplicar as características do SPECTRA na concepção do projeto estrutural.
O concreto SPECTRA, devido a sua composição, demanda menor consumo de água; Redução de 16% nas emissões de carbono quando comparado aos concretos convencionais e economia de 300.000 litros de água; Resistência a agentes agressivos superior aos exigidos por norma - ganho de 20 anos de vida útil.
• Recebimento do produto na obra com 80% do Slump dentro do esperado não necessitando de acréscimo de água;
• Não temos ocorrências de falhas de concretagem;
• Utilização de apenas 2 traços de concreto para toda a obra sendo realizados com fck 50 MPa e 40 MPa;
• Sem notificações de retração plástica
A solução pode ser aplicada em todo tipo de obras verticais, horizontais ou de infraestrutura onde a característica dos concretos com melhor desempenho mecânico viabilize a redução de custos desde o projeto ao aumento de produtividade.
Sua aplicação implica maior controle das características do estado fresco do produto no recebimento em obra, de modo a garantir a eficiência do mesmo e da produtividade.
Evoluir com demais obras com a redução potencial do ciclo de escoramento e de concretagem visando ampliar o conhecimento da tecnologia.