SPECTRA: traço de concreto inovador diminui quantidade de traços e custos e aumenta a produtividade
Publicado em 25 de agosto de 2021
Os traços SPECTRA da Engemix foram implementados pela Construtora Tegra na obra SOFI que, com 38 pavimentos e localizada no bairro Campo Belo, São Paulo, teve seu projeto de estrutura totalmente recalculado para capturar os ganhos financeiros proporcionados por esta solução. O empreendimento conta com uma área total de 35.431 m² e com uso de 10.000 m³ de concreto (8.500 m³ na estrutura)
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, a Construtora Tegra decidiu implementar em uma de suas obras o concreto especial SPECTRA desenvolvido pela Engemix. Muito além de um traço de concreto, o SPECTRA é uma solução de engenharia que permite a redução do número de traços da estrutura, aumento de produtividade, redução do prazo de obra e a construção de estruturas mais esbeltas. A implementação e captura de valor de soluções de engenharia inovadoras como SPECTRA depende da sinergia e integração entre construtora, fornecedor e projetista, algo que foi executado com maestria pela Tegra, Engemix e Estádio 3 neste empreendimento.
O processo
1 - No case em questão, o desempenho mecânico do concreto foi sistematicamente testado e aprovado diante aos ensaios de durabilidade e desempenho junto a ABCP e PhD. Com os resultados obtidos foi possível concluir que o SPECTRA possui o potencial de maior durabilidade - ganho de 20 anos de vida útil - em relação aos concretos convencionais similares e apresentando um módulo de elasticidade (secante) aos 28 dias de cura de 36,0 GPa (SPECTRA 40) e 38,0 GPa (SPECTRA 50). 2 – A partir de todos os dados laboratoriais e testes de campo realizados a TEGRA solicitou para os projetistas da ESTÁDIO 3 o recálculo do projeto considerando os aspectos mecânicos do SPECTRA para a redução da taxa de armação. 3 – Estudo da viabilidade de redução no ciclo de escoramento visando o aumento de produtividade de frentes de obra. O estudo foi direcionamento para o acompanhamento dos resultados mecânicos do concreto obtidos em obras pelo consultor Carlos Britez gerando toda estatística de resultados, as deformações em flecha e contra-flecha estão em medições constantes.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Para medir a produtividade foi avaliado o impacto na dinâmica da mão de obra diante a contratação, sendo que o projeto mais arrojado permitiu o uso do menor número de Pilares e Vigas. A viabilidade potencial do ciclo de escoramento com a utilização de medidores de elevada sensibilidade em 3 lajes de referência com pinos fixados de acordo com a orientação dos projetistas. E por fim a análise da dinâmica da obra e dos ciclos de concretagem.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Sem o uso do concreto SPECTRA o consumo de aço na obra seria 6% maior gerando impactos em custos e na produtividade, devido aos benefícios mecânicos do concreto, mesmo considerando as variabilidades de clima os ciclos de concretagem se mantiveram.
Ganhos de produtividade
Ganho potencial de produtividade relacionado a evolução de frentes de obra, devido ao menor ciclo de escoramento o ganho de 15 dias no total do cronograma da estrutura; Simplificação do processo de compra e orçamento (apenas 1 traço para fazer a gestão vs vários traços convencionais), simplificando a gestão da obra;
Ganhos financeiros
Aproximadamente 500 mil reais de ganhos reais com redução de custo devido a redução no consumo de aço, concreto e mão de obra. Todos os ganhos financeiros foram possíveis ao aplicar as características do SPECTRA na concepção do projeto estrutural.
Impacto para a obra como um todo
Com o uso do SPECTRA a obra ganhou em 5 principais frentes: - Simplificou a gestão do concreto na obra – Apenas 2 traços utilizados em toda a estrutura (38 pavim.) - Facilitou e agilizou a concretagem – 80% das cargas chegam pronto para descarga, sem interferência humana - Reduziu custos – redução de custos de aproximadamente 500 mil reais devido à redução de aço, consumo de concreto e mão de obra. - Aumenta o desempenho da estrutura –A baixa interferência humana reduz o risco de patologias e a estrutura é em média 20 anos mais durável - Redução na emissão de carbono – Redução de aprox. 20% no CO² emitido na estrutura com menor consumo de materiais
Outros benefícios gerados pela implantação
O concreto SPECTRA, devido a sua composição, demanda menor consumo de água; Redução de 16% nas emissões de carbono quando comparado aos concretos convencionais e economia de 300.000 litros de água; Resistência a agentes agressivos superior aos exigidos por norma - ganho de 20 anos de vida útil.
Benefícios qualitativos observados
• Recebimento do produto na obra com 80% do Slump dentro do esperado não necessitando de acréscimo de água; • Não temos ocorrências de falhas de concretagem; • Utilização de apenas 2 traços de concreto para toda a obra sendo realizados com fck 50 MPa e 40 MPa; • Sem notificações de retração plástica
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
A solução pode ser aplicada em todo tipo de obras verticais, horizontais ou de infraestrutura onde a característica dos concretos com melhor desempenho mecânico viabilize a redução de custos desde o projeto ao aumento de produtividade. Sua aplicação implica maior controle das características do estado fresco do produto no recebimento em obra, de modo a garantir a eficiência do mesmo e da produtividade.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Evoluir com demais obras com a redução potencial do ciclo de escoramento e de concretagem visando ampliar o conhecimento da tecnologia.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: TEGRA SOFI
Nome das empresas:
VOTORANTIM, TEGRA, ESTÁDIO 3, BRITEZ CONSULTORIA, FRANÇA & ASSOCIADOS, INSTRUMENTEC
Natureza da atividade
Construtora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2022
Endereço: Rua Gabriele D'Annunzio, 226 - Campo Belo, São Paulo - SP
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
TEGRA: Henrique Nascimento dos Santos, Walter Mercadante Ujvari, Janaína Pereira / ESTÁDIO 3: Carlos Engelman, Paulo Gasparin / FRANÇA&ASSOCIADOS: Ricardo França, Matheus L. Carvalho / BRITEZ CONSULTORIA: Carlos Britez / VOTORANTIM: Marcus Coimbra Israel, Fernando do Carmo Holanda, Samuel Cruz Bugalski
Cargo dos profissionais:
Suprimentos, Suprimentos, Engenheira de obras / Projetista, Projetista / Projetista, Projetista / Consultor / Gerente de desenvolvimento técnico de mercado, Coordenador de desenvolvimento técnico de mercado,
Consultor de desenvolvimento técnico de mercado
Cases relacionados
DIMINUIÇÃO NOS PRAZOS DA OBRA COM UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE ARMADURA PRONTA COM FÔRMA INCORPORADA
Com 15 andares, 3 subsolos e 2 torres, o empreendimento Refuge Bosque da Saúde totaliza 27.422 m² construídos. Para reduzir o prazo total de execução dos blocos de fundação, foi utilizado um sistema de armadura pronta soldada com forma incorporada, resultando na diminuição de 7 semanas no cronograma.
CONSTRUÇÃO OFFSITE: Módulos com fachadas leves viabilizam retrofit de megaloja em tempo recorde
O escopo do projeto foi retrofit e ampliação, em tempo recorde, de um antigo escritório corporativo que se transformou na megaloja de móveis do Grupo Mobly. O desafio foi construir um 4º andar sobre a laje de cobertura do prédio existente, sem ter tempo para reforçá-la juntamente com outras atividades.
CONSTRUÇÃO MODULAR: Maior prédio da América Latina construído em apenas 100 dias
O edifício comercial de 8 pavimentos, um total de 56 módulos e cerca de 3,3 mil m² foi instalado na região central de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias.