Inovação de soluções em aço: armaduras pré montadas com fôrmas incorporadas
Publicado em 13 de dezembro de 2019
Trata-se de um empreendimento de padrão médio-alto com uma torre destinada a uso misto (residencial e comercial). Fica localizada na Avenida Imarés, 160 - Indianópolis, SP e foi implantado em um terreno de 2000,46 m². O setor residencial conta com 124 unidades autônomas - sendo 4 no 1º pavimento e 10 por andar do 2º ao 13º - e 1 loja localizada no térreo. Área destinada a lazer no 1º pavimento.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
De acordo com os pilares da Tegra, a obra busca constantemente a otimização dos processos - visando aumentar a produtividade dos serviços executados e reduzir seus custos. Além disso, busca soluções sustentáveis para o canteiro de forma a preservar o meio ambiente.
O processo
Na obra em questão foi realizado uma aplicação piloto de um sistema de armaduras pré-montadas juntamente com fôrmas incorporadas em dois blocos de fundação da obra, com projetos digitalizados e etiquetados com QR Code. Normalmente o vergalhão chegaria na obra apenas cortado e dobrado ou até mesmo em barras retas de 12 m. No entanto, a ArcelorMittal forneceu o aço desses blocos já pré-armado, de acordo com o projeto estrutural, além de acoplar um sistema de fôrmas metálicas que ficam incorporadas ao concreto. Para conferência da armação é necessário realizar a consulta no projeto, porém as etiquetas com QR Code já viabilizaram essa conferência de forma digital, sem o uso do projeto impresso.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Os estudos e análises se basearam no Mapeamento de processos, o método de tempo individual, que mede o tempo específico gasto na realização de cada atividade parcial e controle de produtividade.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Usualmente o aço e as fôrmas dos blocos de fundação são montados manualmente na obra. É necessário realizar a escavação do solo considerando um espaço adicional para os carpinteiros montarem as fôrmas de madeira. Com o bloco montado, é realizada a concretagem, e após a cura do concreto, é necessário realizar a desfôrma. Além disso todas essas etapas são acompanhadas com o projeto impresso em papel
Ganhos de produtividade
A aplicação do sistema pronto gerou ganhos de produtividade significativos. Enquanto a montagem dos blocos na maneira convencional levou 4h20 para montagem completa (fôrmas e armação), totalizando 9,7hh, a montagem com armaduras pré-montadas e fôrmas incorporadas levou apenas 20 min, totalizando 0,8hh de trabalho útil. Esse resultado representa uma redução de 90% do trabalho.
Ganhos financeiros
Os ganhos de produtividade gerados pela aplicação da solução geraram uma economia de 13% na armação e 11% nas formas. Caso a aplicação em questão fosse executada em todos os blocos possíveis (80% da obra), a economia estimada seria da ordem de R$ 12.300.
Impacto para a obra como um todo
- Redução de até 90% do tempo necessário para montagem dos blocos de fundação - Rastreabilidade de peças etiquetadas com QR Code - Redução do risco de acidentes - Aumento na qualidade de execução dos blocos de fundação - Eliminação da etapa de desfôrma na execução de blocos de fundação.
Outros benefícios gerados pela implantação
- Sustentabilidade: redução do uso de madeira de fôrmas em obra, mitigando a geração de resíduos, além da redução da quantidade de papel impresso para projetos devido ao uso do QR code; - Segurança: com a redução de até 90% do número de homem-hora necessário para a montagem de blocos
Benefícios qualitativos observados
Um dos principais benefícios qualitativos é a qualidade de execução. As fôrmas incorporadas são montadas com espaçadores plásticos que garantem o cobrimento de concreto. Além disso, a pré-montagem feita com solda aumenta a rigidez do elemento, garantindo uma execução da obra conforme projeto.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
A execução de elementos pré-armados exige alguns cuidados prévios para maximizar os benefícios de ganhos de produtividade e evitar retrabalhos: - Disponibilizar equipamentos para movimentação das armações – retroescavadeira, grua, caminhão munck - Realizar preparação do local de montagem dos blocos: nivelamento do concreto magro na base, deixar os arranques das estacas o mais retilíneo possível para evitar interferência, marcar eixo de posicionamento, conferir posicionamento correto das estacas ou informar qualquer mudança de projeto - Vibrar o concreto com no mínimo 10cm de distância da fôrma incorporada - Manusear sempre a fôrma com luvas
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
- Equipamento: grua, fundamental para movimentação dos elementos pré-armados com forma incorporada - Desenvolvimento do projeto de armaduras em BIM - Aumentar o diâmetro médio das armaduras positivas em projeto, para obter um maior espaçamento entre as barras, reduzindo interferências com armadura
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Key Moema
Nome das empresas:
ArcelorMittal, Tegra e Produtime
Natureza da atividade
Fabricante de material
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2019 | Ano de conclusão: 2021
Endereço: Av. dos Imarés, 160 - Indianópolis
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Fabrício Mello/Rayanne Santos/Alessandra Moreira/Luís Araújo/Bianca Alves/Alexandre Bosio/Victor Drozd/Joaquim Ferreira/Gilvan Clemente/Ubiraci
Cargo dos profissionais:
Executivo de contas, Engenheira de aplicação, Especialista de projetos, Engenheiro Civil, Estagiário, Mestre, Encarregado, Consultor de produtividade
Link:
https://brasil.arcelormittal.com/produtos-solucoes/construcao-civil/forma-incorporada
Cases relacionados
SISTEMA DE PROTEÇÃO PISO A PISO: benefícios na produtividade e segurança
O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.
SPECTRA: traço de concreto inovador diminui quantidade de traços e custos e aumenta a produtividade
Os traços SPECTRA da Engemix foram implementados pela Construtora Tegra na obra SOFI que, com 38 pavimentos e localizada no bairro Campo Belo, São Paulo, teve seu projeto de estrutura totalmente recalculado para capturar os ganhos financeiros proporcionados por esta solução. O empreendimento conta com uma área total de 35.431 m² e com uso de 10.000 m³ de concreto (8.500 m³ na estrutura)
FÔRMA DE POLIPROPILENO PARA EXECUÇÃO DE PAREDES DE CONCRETO: Melhor acabamento e maior Produtividade
O Residencial Colina de Nápoles fica localizado em Campinas - São Paulo e conta com cerca de 12.660 m² de área construída. Para contornar problemas de produtividade, disponibilidade de mão de obra e qualidade do produto, foram desenvolvidas fôrmas de polipropileno para reduzir processos na execução de paredes de concreto.