TEGRA STOCK: gestão de estoque on-line permite maior controle e acompanhamento em tempo real

Publicado em 13 de outubro de 2021

O edifício conta com 28 pavimentos e 32.604 m² de área construída. Para contornar os problemas com controle de estoque, foi criado um aplicativo que sincroniza entradas e retiradas de materiais em tempo real.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

Implantar a gestão de estoque da obra com o auxílio de APP, transmissão do estoque através de uma TV com indicadores elaborados em um dashboard. O Desafio maior foi a aderência das pessoas da obra, tais como, mestre de obra, encarregado, empreiteiro e almoxarife. A resistência das pessoas em parar de fazer da maneira que sempre foi feito o controle de estoque, através de requisições em papéis.

O processo

Foi diagnosticado o problema de controle de estoque na obra, que corroborava para improdutividade no processo, possível falta de material na obra e estoque não atualizado em tempo real; Então, foi pensado em um novo processo de controle de estoque e através de reuniões com uma empresa de programação que nos auxiliou com o desenvolvimento do APP e dashboard; Foi feito uma pesquisa interna na empresa com as principais pessoas envolvidas das obras, para medir a aderência do projeto e verificar se o problema que havíamos detectado era perceptível por eles. Assim que aprovado pela diretoria, foi desenvolvido um APP chamado Tegra Stock e elaborado um dashboard com indicadores que é sincronizado com os dados do APP. Escolhemos 3 obras como piloto em diferentes etapas de construção e iniciamos o processo de implantação, através de treinamentos e visita contínuas em campo. Após 3 meses do projeto piloto implantado foi medido a aderência do projeto; Após a alta aderência do projeto foi validado pela Tegra como um novo processo interno da empresa, que expandiu para todas as obras.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

A baixa automática dos materiais, através da aprovação no APP. A quantidade de requisições feita no APP foi possível medir a aderência a produtividade do processo.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Do jeito que era feito no passado. 1 – O empreiteiro ia de encontro com o mestre para solicitar a requisição em um pedaço de papel e colher a assinatura de aprovação para a retirada do material; 2 – O empreiteiro entregava o papel para o almoxarife e o material era entregue; 3 – O almoxarife guardava os papeis para consolidar posteriormente e dar baixa na planilha em excel.

Ganhos de produtividade

1 – Não é preciso ir de encontro ao mestre para buscar aprovação da retirada do material; 2 – Não é preciso o almoxarife ficar além do seu horário de trabalho para dar baixa nos materiais já entregues;

Ganhos financeiros

1 – Não é mais preciso pagar hora extra para o almoxarife consolidar todos os papeis da requisição e colocar na planilha de controle. 2 – É possível acompanhar o consumo diário e antecipar possíveis faltas de materiais.

Impacto para a obra como um todo

Maior produtividade no processo e transparência na comunicação entre todos da obra. Todos da obra têm acesso ao estoque real da obra, que possibilita que todos se antecipem nas programações de entrega de material. Normalmente só é percebido a falta de algum material no final da obra, que impacta no prazo da execução de algum serviço e possível aumento de custo por ter que comprar material fragmentado.

Outros benefícios gerados pela implantação

Beneficio na sustentabilidade, pois não é preciso usar papel para as requisições, que em média são em torno de 50 requisições por dia.

Benefícios qualitativos observados

Maior acuracidade na informação, devido ao estoque atualizado em just in time.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Vistoria na obra para analisar o dia a dia e identificar a dificuldades das pessoas. Estar bem presente na implantação do processo.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Controlar melhor os revestimentos cerâmicos, que exige rastreabilidade e controle de tonalidade de todos os ambientes da obra, para futuras manutenções.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Universo Tatuapé Astro

Nome das empresas:
BHS Soluções; Tegra Incorporadora

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2021

Endereço: Av. Celso Garcia, 5000 - Tatuapé, São Paulo - SP

Estado: SP | Cidade: São Paulo

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Paloma Soares Alonso e Alexandre Garcia Vamondes

Cargo dos profissionais:
Engenheira de Orçamentos e Engenheiro de Planejamento e Custos

Link:
https://www.tegraincorporadora.com.br/sp/universotatuape/
https://www.bhs.com.br/








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