Artigo AFEAL: Isonomia competitiva e qualidade gerando produtividade e inovação, por Alberto Cordeiro

Fico encantado com a iniciativa das entidades setoriais de se organizarem para promover um prêmio como o Prêmio Produtividade do Mesmo Lado. Se quisermos estar à frente, se quisermos transformar a nossa indústria, se quisermos fazer do Brasil um polo de soluções inteligentes e não mais apenas um grande produtor de commodities, chegou a hora de olharmos para as iniciativas de nossa política industrial e colocarmos a produtividade e a inovação como motores desta jornada. E o Prêmio vem como uma importante resposta a essa necessidade: vermos e sabermos o que dá certo e como fazer melhor.

Nesse sentido, cito aqui uma das iniciativas mais importantes da política industrial brasileira. Ela se chama Programa Setorial de Qualidade e está sob a égide do PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. São diversos segmentos abordados pelo programa, tomo aqui como destaque o de Portas e Janelas de Correr de Alumínio, capitaneado pela entidade que presido, a AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio. A qualidade, a produtividade e a inovação andam de mãos dadas com o Prêmio Produtividade do Mesmo Lado.

Um dos principais objetivos do programa é promover a organização setorial, além combater a não-conformidade das esquadrias em todo o País.  Todos os elos envolvidos na produção de portas e janelas de alumínio fazem parte do Programa Setorial da Qualidade e passam por processo de qualificação individualmente. Todos estão comprometidos em oferecer ao mercado um produto de qualidade, garantindo segurança e conforto aos usuários. A responsabilidade é dividida entre todos e o sucesso também: extrusoras, sistemistas, beneficiadores de perfil, fabricantes de componentes, fabricantes de portas e janelas.

Queremos nivelar nosso segmento por cima, a norma é a nossa régua. É daí para melhor. O que temos hoje pode melhorar? Sim! É rápido? Não. Existe fórmula mágica? Não. Para conseguirmos precisamos de esforço e investimento e é isso que estamos fazendo. Cito um exemplo de produto que acabou perdendo o mercado por falta de organização setorial. Quem nunca teve um problema com uma cadeira plástica? Este produto tinha tudo para ser sempre um sucesso: leve, competitivo, mas acabou entrando em descrédito e foi substituído por outras opções, caiu em desuso e tornou-se um produto extremamente popular, sem crédito perante o consumidor por falta de qualidade e é isso que não vai acontecer com a gente.

O programa setorial tem como um de seus principais focos a isonomia competitiva. Isso é fundamental para a inovação tecnológica e ela é conquistada justamente por meio do trabalho em cadeia. Assim, os fabricantes de todos os elos conseguem ajustar sua produção e comercialização para que a melhoria aconteça e lhes permita passos mais ousados.

Alberto Cordeiro, presidente da AFEAL, Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio