As práticas sustentáveis são ações tomadas tendo em vista a diminuição dos impactos na natureza e o exercício da responsabilidade ambiental. Embora existam há certo tempo, as práticas sustentáveis ganharam destaque nos últimos anos, com o aumento dos debates sobre sustentabilidade.

Na construção civil, o tema das práticas sustentáveis reverbera com mais força, acompanhando uma das demandas do consumidor 4.0. Nesse sentido, o mercado tem apostado em projetos que priorizem a sustentabilidade e proponham um novo olhar para o futuro do setor.

O que ainda não se comenta, todavia, é o conjunto de impactos positivos que as práticas sustentáveis podem ter na produtividade.

O que são as práticas sustentáveis?  

práticas sustentáveis: close em símbolos de sinalização ambiental

Tudo aquilo que se faz tendo em vista a diminuição dos impactos ambientais pode ser considerado uma prática sustentável.

Para o mercado imobiliário, existem infinidades de práticas sustentáveis que trazem mais responsabilidade ambiental às empresas. Essas práticas, além de tudo, conversam diretamente com a necessidade de sustentabilidade do novo consumidor.

Construção limpa: uma tendência sustentável que promete impactar a construção civil 

Já que estamos falando sobre práticas sustentáveis, é impossível deixar de fora o tema da construção limpa.

A construção limpa é aquela que minimiza as consequências ambientais por meio de coisas como: aproveitamento de resíduos, uso de técnicas artesanais, aplicação de novas formas de construção com materiais não convencionais etc.

Durante seu ciclo de vida, as construções consomem entre 50 e 75% dos recursos naturais do planeta. Isso significa duas coisas: a primeira é que a construção civil gera consequências palpáveis para o meio ambiente; a segunda é que qualquer redução consequente da construção limpa tende a ter impactos positivos gigantes, já que sua presença na natureza é tão relevante.

Como as práticas sustentáveis alavancam sua produtividade? 

práticas sustentáveis: mesa vista de cima com vários papeis e símbolos que representam sustentabilidade

Até agora, pudemos compreender as práticas sustentáveis como esforços que, apesar de refletir direta e positivamente no meio ambiente, necessitam de muito comprometimento. Contudo, a realidade é que essas práticas possuem um outro lado positivo, sobre o qual pouco se fala.

Em outras palavras, não é só o planeta que ganha com os esforços de sustentabilidade: sua incorporadora também sai na frente em termos de produtividade. E existem alguns motivos para isso, veja só:

Economia de tempo

Se você acha sustentabilidade um desperdício de tempo, está redondamente enganado. Embora pouco se fale a respeito, os testes realizados na construção civil já comprovam a eficiência astronômica de processos sustentáveis em detrimento da construção tradicional.

Trago um caso que pode ilustrar o que digo: a empresa chinesa WinSun New Materials resolveu apostar tudo na construção digitalizada. O resultado disso? 10 unidades foram levantadas em menos de 24h através da impressão 3D.

E o processo inteiro foi mais tranquilo do que você imagina. Acompanhe a jornada da WinSun nesta matéria!

Diminuição de gastos 

Outra premissa das práticas sustentáveis é a reutilização de resíduo. Por meio do reaproveitamento de resíduos, o uso de matéria-prima virgem é drasticamente diminuído, o que automaticamente gera uma resposta ambiental positiva.

Mas esse não é o único ponto positivo: ao frear o uso de materiais novos, você também diminui seus gastos com matéria-prima, podendo reaproveitar insumos de outras obras. Isso gera muito mais produtividade no canteiro de obras e, claro, mais lucros com a finalização da venda.

Conscientização de times 

Time conscientizado é time produtivo! Ou seja, ao capacitar suas equipes dentro e fora do canteiro, você assegura que estejam prontos para entender e abraçar as práticas sustentáveis na sua empresa. Esse conhecimento prévio gera resultados práticos para sua incorporadora.

Geração de empregos 

Operar uma máquina de impressão 3D é muito diferente de, por exemplo, operar uma escavadeira. Diferentes equipamentos exigem diferentes habilidades, e a construção limpa permite a utilização de diferentes recursos na busca pela sustentabilidade e digitalização do canteiro de obras.

Toda essa inovação resultará na geração de profissionais capacitados para a operação e, consequentemente, um maior alívio para profissionais de outros campos.

Dados importantes sobre os impactos da construção civil e práticas sustentáveis 

Para embasar o fato de que as práticas sustentáveis são benéficas não só para o ambiente, mas também para sua empresa, nada melhor que fazer uso dos bons dados. Eles refletem a realidade do mercado e da sociedade e podem servir de insight para sua incorporadora, independentemente do nível de modernização dela.

Agora, vamos aos dados:

  • a procura por imóveis sustentáveis cresceu 25,7% em 2020 (CREA-SP);
  • a construção é responsável por mais de 35% do uso de energia (PNUMA);
  • operação de edifícios no país é responsável por 50% do consumo de energia elétrica (CBCS);
  • o Brasil é o quinto país do mundo com maior número de construções ESG (Estadão);
  • A construção também responde a 40% da emissão de CO2 no planeta (PNUMA);
  • os edifícios brasileiros gastam 21% da água consumida no país (CBCS).

O que o futuro guarda? Conheça as cidades sustentáveis 

Em meio a números preocupantes e um crescimento urbano desenfreado, surgem medidas que procuram dar um ‘respiro’ ao desenvolvimento social. A cidade sustentável é uma dessas propostas.

Cidades sustentáveis são aquelas que priorizam aspectos econômicos e socioambientais em detrimento do consumo desordenado. Ou seja, essas cidades equilibram suas demandas de modo a otimizar práticas sustentáveis e diminuir ao máximo os impactos humanos sobre a natureza.

Embora pareçam coisa de outro mundo, as cidades sustentáveis são uma realidade a ser construída através de pilares como:

  • políticas e investimento públicos;
  • mobilidade e acessibilidade;
  • arquitetura sustentável;
  • desenvolvimento planejado;
  • Ampliação e valorização de áreas verdes;
  • produção e consumo energético responsáveis.

Parece muito distante da nossa realidade? Então te apresento algumas cidades que, na prática, já são consideradas altamente sustentáveis, com reconhecimento internacional.

Copenhagen, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça, ocupam os primeiros lugares da lista. Mas o Brasil não fica de fora! Nosso país já traz 30 cidades em destaque no crescimento sustentável com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). No topo da lista brasileira estão São Caetano do Sul, Jundiaí, Valinhos, Saltinho e Taguaí.

Perguntas Frequentes

O que são práticas sustentáveis? São ações e políticas pensadas para diminuir os impactos ambientais e promover um crescimento seguro, sustentável e ambientalmente responsável.

O que é construção limpa? Construção limpa é aquela que faz uso de práticas sustentáveis para otimizar a experiência no canteiro de obras diminuindo os níveis de agressão à natureza. Nesse método, por exemplo, são utilizados resíduos, materiais reciclados, novas técnicas de construção como impressão 3D etc.

Qual a importância das práticas sustentáveis para o mercado imobiliário? As práticas sustentáveis seguem a tendência de sustentabilidade prezada pelo novo consumidor imobiliário. Além disso, ela permite uma alta produtividade, com menos retrabalho e desvios de processo, auxilia a geração de emprego no setor e em alguns casos pode sair mais barata que métodos convencionais.

O que são cidades sustentáveis? As cidades sustentáveis são aquelas que equilibram o desenvolvimento e os impactos ambientais de modo que o crescimento social não dependa dos impactos negativos à natureza. Hoje, o Brasil já apresenta alguns casos de sucesso no tema.

Considerações finais: o que podemos aprender com as práticas sustentáveis? 

 

práticas sustentáveis: holograma de um planeta

As práticas sustentáveis, antes de mais nada, deixam aprendizados. Descobrimos, por meio delas, que é possível buscar na tecnologia e no desenvolvimento ferramentas primordiais para uma construção civil ambientalmente responsável e ainda mais produtiva.

E, de quebra, essa busca por inovação no mercado imobiliário acaba conversando diretamente com aquilo que o novo consumidor busca. Sendo assim, temos ainda mais motivos para fazer com que as práticas sustentáveis sejam impulsionadoras do nosso processo comercial.

Ou seja: nós só temos a ganhar com a inovação e aplicação das práticas sustentáveis na construção civil e no mercado imobiliário.

Fonte: Construtor de Vendas

VOTE!