O Brasil possui déficit em várias áreas de fundamental importância para o país, como habitação, transporte, geração e transmissão de energia etc. Podemos discutir os fatores que provocaram o surgimento deste déficit, mas certamente um deles é a baixa produtividade na construção civil em nosso País, cerca de 20% da produtividade americana. Este fator também contribui para a manutenção ou até aumento do problema.

Segundo a McKinsey o crescimento da produtividade do trabalho na construção foi em média de apenas 1% ao ano nas últimas duas décadas, em comparação com o crescimento de 2,8% para a economia mundial total e 3,6% no caso da indústria. Portanto, precisamos aumentar o quanto antes nossa produtividade. Para isso é necessário a adoção cada vez maior de processos construtivos industrializados de alta produtividade e mais sustentáveis.

O Prêmio Produtividade do grupo “Do Mesmo Lado” pretende reconhecer e divulgar as obras que obtiveram os melhores índices de produtividade. Com divulgação destas obras a proposta é que as soluções adotadas sejam conhecidas e motivem o desenvolvimento do setor.

Motivada por esta necessidade e pelas oportunidades existentes, a Associação Brasileira do Drywall, está ampliando sua atuação para os sistemas Steel Frame e Wood Frame, para ajudar no crescimento sustentável da utilização destes sistemas, fortalecendo a base técnica e promovendo a qualidade. Você que também tem este foco, pode fazer parte e ajudar a aumentar a produtividade da construção e como consequência, a redução ou eliminação dos déficits que dificultam o desenvolvimento do Brasil.

Luiz Antonio Martins Filho é presidente executivo da Associação Brasileira do Drywall e membro do Comitê de Produtividade Do Mesmo Lado


VOTE!