As telas soldadas nervuradas são itens fundamentais nas mais diversas obras da construção civil e desempenham um papel crucial na garantia da segurança e qualidade das estruturas. Ao comprar telas soldadas nervuradas é necessário considerar alguns cuidados para assegurar que você esteja adquirindo produtos adequados às necessidades da sua obra.

Abaixo mostraremos os principais pontos a serem observados durante o processo de compra, desde a escolha do fornecedor até a verificação da qualidade das telas.

Projeto Estrutural

O projeto estrutural detalhado em telas soldadas nervuradas desempenha um papel fundamental na compra do produto, pois fornece informações essenciais tais como: planta baixa dos pavimentos  e das elevações das paredes, caso do sistema parede de concreto, indicando a posição correta de cada painel de tela soldada nervurada colocada na forma, o esquema de corte que será feito nos painéis (quando necessário) para seu melhor aproveitamento, resumo total dos tipos de telas soldadas nervuradas e a quantidade de cada tipo, localização dos reforços quando necessários e o resumo das quantidades usadas por pavimento tanto para as lajes quanto para as paredes.

O detalhamento do projeto estrutural em telas soldadas nervuradas deve ser desenvolvido por um profissional habilitado que tenha conhecimento de todas as características do produto afim de explorar todas as suas vantagens.

 

 

 

Fornecedor

Escolher um fornecedor confiável é o primeiro passo para garantir a qualidade das telas soldadas nervuradas, pesquise as empresas que estão no mercado, verifique seu histórico, experiência e reputação.

Para se proteger contra produtos não conformes, solicite ao produtor garantia sobre a qualidade do produto ofertado. Isto pode ser comprovado se o produtor apresentar um relatório ou certificado de ensaios do lote do produto, em conformidade com as normas ABNT NBR 7481, ABNT NBR 7480, ABNT NBR 5916 e a Portaria Inmetro Vigente para Barras e Fios de Aço Destinados a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado.

Quando um produto está certificado, significa dizer que ele passou pelo processo de controle desde a sua matéria prima até o produto acabado e que isto foi confirmado por uma entidade independente (3 parte), ou seja, por um organismo de certificação acreditado pelo INMETRO.

No Brasil, a certificação das telas soldadas nervuradas é de natureza voluntária (não obrigatória). No entanto, de acordo com decisão do Inmetro, para barras e fios de aço (vergalhão) a certificação é de natureza compulsória (obrigatória).

No caso das telas soldadas nervuradas, a certificação é voluntária e custa tempo e dinheiro. Quando um fornecedor busca este tipo de certificação, ele demonstra ao mercado sua preocupação em ofertar o melhor produto, com rigorosos controles de qualidade que diminuem muito os problemas de não conformidades e todas as consequências indesejadas que podem ocorrer. Optar por um produtor de telas soldadas nervuradas que possua certificação voluntária é uma boa prática e que pode reduzir muito as chances de problemas na obra.

Diálogo com o fornecedor

O projeto estrutural detalhado em telas soldadas nervuradas é a base para uma conversa sobre a compra do produto, pois ele contém todas as informações sobre os tipos de telas e suas quantidades.

É muito importante informar ao produtor quando esse material será utilizado na obra, não se deve iniciar o processo de compra com um prazo muito curto até a sua utilização, muitas vezes o material terá que ser produzido e isso demanda tempo.

Assistência técnica

Ao escolher um fornecedor confiável, você terá acesso a uma equipe de assistência técnica qualificada. Essa equipe pode fornecer orientações sobre o projeto, esclarecer dúvidas e oferecer suporte técnico durante a execução da obra. Essa assistência técnica pode ser fundamental para garantir que as telas sejam utilizadas da melhor maneira, atendam às suas necessidades específicas e que a colocação seja realizada corretamente.

Recomendação

Não compre preço, compre produto de qualidade que atenda todas as necessidades da sua obra.

O IBTS, Instituto Brasileiro de Telas Soldadas, é parceiro e apoiador da 3ª edição do Prêmio Produtividade (2022-2023). 

VOTE!