
Conquista Monte Castelo
O empreendimento possui 352 apartamentos de 2 quartos com opção de suíte e varanda distribuídos em 3 torres compostas de pilotis e mais 15 pavimentos construídas com a metodologia do sistema de parede de concreto com a utilização de forma trepante especifica para torres altas (Gang Form).
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
A Direcional Engenharia já tinha domínio da utilização de formas de alumínio no sistema construtivo em parede de concreto moldado in loco para empreendimentos horizontais com edificações de no máximo 5 pavimentos. O DESAFIO era implantar o sistema para construção das novas tipologias com mais de 10 pavimentos. Garantindo a produtividade, o custo, o prazo, e aperfeiçoando dois pontos relevantes: o sistema de segurança do trabalho nas periferias da torre e o acabamento de superfície do concreto.
A principal ação para melhorar a produtividade é reduzir o número de etapas no ciclo de construção. Com o sistema construtivo em parede de concreto, além da etapa de estrutura, as instalações embutidas e a regularização de superfície são executadas em uma única etapa. O upgrade de produtividade através da utilização de formas trepantes é capturado através de redução adicional de mão de obra na equipe da montagem/ desmontagem da forma e plataformas de segurança da periferia da estrutura.
A utilização de formas de alumínio internamente, permite fácil manuseio e transporte horizontal e vertical dos painéis com utilização de mão de obra local. Já as formas da fachada são compostas por grandes painéis de aço que estão integrados com plataformas de trabalho e de segurança do trabalho, desta forma, em um simples movimento de içamento da grua, conseguimos reduzir significativamente o prazo e mão de obra da tarefa (montagem / desmontagem da forma e plataformas) como demonstrado no vídeo que acompanha este relato.
Principais resultados obtidos
Destaque para redução de 50% na utilização de mão de obra. Além do benefício da facilidade em treinar e desenvolver mão de obra local.
Destaque para redução de custo de construção em 15%, alcançado através da redução de desperdícios e redução no prazo de obra.
Destaque para redução de resíduos de construção, ratificando que a utilização de processos construtivos industrializados proporciona redução das etapas do ciclo de construção, evitam retrabalhos e desperdícios de componentes artesanalmente instalados.
Destaque para qualidade de acabamento de superfície do concreto das fachadas. Desta forma, com redução significativa de material, é possível atingir um cobrimento de pintura externa, que surpreende positivamente a expectativa de acabamento pelo cliente final.
Sem dúvida, é fundamental que as formas (alumínio internamente e aço externamente) sejam reaproveitadas em outros projetos similares, garantindo a utilização dos equipamentos por no mínimo 400 vezes. Uma vez que exige um alto investimento inicial para aquisição das formas, estas precisam ser depreciadas adequadamente, atingindo um custo competitivo por utilização.
Oportunidade de reduzir o número de níveis de plataforma de acabamento integradas na forma trepante.