CONSTRUÇÃO MODULAR: Maior prédio da América Latina construído em apenas 100 dias
Publicado em 25 de agosto de 2021
O edifício comercial de 8 pavimentos, um total de 56 módulos e cerca de 3,3 mil m² foi instalado na região central de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
O principal desafio da obra foi projetar e executar o maior prédio da América Latina na tecnologia modular em apenas 100 dias. O objetivo foi demonstrar que é possível utilizar esta tecnologia 100% nacional para construir prédios de múltiplos pavimentos em uma fração do prazo convencional.
O processo
Para o desenvolvimento deste projeto, contratamos o escritório de arquitetura ATO 9, um grande parceiro nosso, para participar do projeto utilizando todo o seu know-how de prédio e de construção modular. Além da ATO 9, contamos com diversos parceiros do grupo ARQTEC. Processo: Construção industrializada dentro de um parque fabril; Gabarito; Paralelismo de processos.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Medimos a produtividade por ciclo de três grupos de processos: estrutura metálica, pintura intumescente e acabamentos. Cada um deles tem um tempo de ciclo específico que, sendo balanceados, conseguimos otimizar a execução, os prazos, logística e qualidade de nossos módulos.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Seria um prédio executado em estrutura metálica in loco, sem o grande benefício da produção em paralelo.
Ganhos de produtividade
Com o uso da estrutura metálica, não há necessidade de se usar caixaria; Por fabricarmos usando parafusos, economizamos tempo se comparado à solda; Uma obra convencional levaria 2,5 anos. O projeto Level levou apenas 100 dias.
Ganhos financeiros
Pela antecipação de praticamente 2 anos de obra, os ganhos financeiros são conferidos pelo cliente com a antecipação do faturamento do aluguel de todo este período. VALOR ALUGUEL: R$160mil/mês (8 andares, R$20mil andar/mês).
Impacto para a obra como um todo
A construção é trazida praticamente pronta de fábrica, tornado o trabalho no canteiro de obra uma montagem mais do que uma construção, onde os módulos são acoplados uns aos outros formando o edifício. A obra teve um custo 50% maior do que se fosse feita em alvenaria. No entanto, o prazo do edifício LEVEL foi de apenas 100 dias para os 8 andares 3.300m². Fatores como redução de cargas nas fundações, redução dos custos indiretos e fabricação off-site, que resultou em grande redução dos desperdícios a melhor aproveitamento dos insumos em fábrica também foram influenciadores no processo de decisão pelo sistema construtivo.
Outros benefícios gerados pela implantação
Redução da geração de resíduos para menos de 10% e reciclagem de praticamente todo o resíduo; Ambiente muito mais seguro de trabalho; O impacto social positivo se dá ao contribuir e aumentar a qualificação dos colaboradores envolvidos na fabricação e instalação do prédio.
Benefícios qualitativos observados
Por se tratar de uma obra fabricada em um ambiente controlado e ter processos de controle de qualidade a cada etapa da fabricação (34 processos no total), a obra sai totalmente fiel aos projetos e aos altos padrões de qualidade da Brasil ao Cubo.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
• Viabilidade econômica; • Estudo logístico para definir o tamanho máximo de módulo a ser transportado. A metodologia construtiva modular pode ser utilizada para prédios de múltiplos pavimentos de até 15 andares: • Comerciais; • Residenciais; • BTS; • Corporativos; • Industriais;
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Melhorar a logística interna da fábrica. Isso será alcançado assim que a Brasil ao Cubo inaugurar seu novo parque fabril, aumentando a capacidade produtiva e reduzindo tempo e custo de fabricação dos módulos. A nova fábrica está prevista para ser inaugurada em 2022.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Edifício LEVEL
Nome das empresas:
Brasil ao Cubo; Gerdau – Rosane Bevilaqua; Ato 9 - Ronaldo Martins; Simon Engenharia - Luiz Pillar; Etex - Cristiano Rosa; Kingspan - Eduardo Piana; Esquadrimed - Guilherme Medeiros; Day Brasil - Cinthia Macedo
Natureza da atividade
Construtora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Comercial
Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2021
Endereço: Tubarão - SC
Estado: SC | Cidade: Tubarão
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
LTMontagem: Larry,Tony/RealSoluções: Fernando,Marcelo/DELMetal: Manuel,Amilton/AL: Everton/SRRAUPP: Sergio/FAM: Luciano/Esquadrimed: Guilherme/DEMAG: Ângelo/JMCalhas: Júlio/Superclima: Eder/Águia das Águas: Agostinho/DigitalMarketing: Elton/SVTecnologia: Luis/Dulcina: Claudia/Innovar: Allan/DWS: Guilherme/Maker: Ivanildo/MartinsPinturas: Alan/Apen:Wagner/Lumie: Murilo/Castro: Marcelo/Golden:Cleber
Cargo dos profissionais:
Engenheiro Mecânico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Hidráulico, Soldador, Eletricista, Técnico de Segurança, Pintor, Bombeiro Hidráulico, Montador de forro, Aplicador de carpete, Topógrafo, Encarregado, Engenheiro Civil, Ajudante de pintura, Técnico de Qualidade, Gesseiro, Técnico de Automação, Instalador de portas, Vidraceiro, Aplicador de ACM, Calceteiro e Segurança Patrimonial
Link:
https://brasilaocubo.com/
www.gerdau.com.br
www.realsolucoes.com
www.famguindastes.com.br
www.esquadrimed.com.br
www.instagram.com/incotechautomacao
www.provolt.com.br
http://maker.eng.br
www.materiais.apenportas.com.br
www.jmdecoracoes.com.br
www.lumiesolar.com.br
www.officevale.com.br
www.jjterraplanagem.com.br
www.alvotopografia.com.br
www.altoplat.com.br
www.remabombas.com.br
Cases relacionados
FÔRMA DE POLIPROPILENO PARA EXECUÇÃO DE PAREDES DE CONCRETO: Melhor acabamento e maior Produtividade
O Residencial Colina de Nápoles fica localizado em Campinas - São Paulo e conta com cerca de 12.660 m² de área construída. Para contornar problemas de produtividade, disponibilidade de mão de obra e qualidade do produto, foram desenvolvidas fôrmas de polipropileno para reduzir processos na execução de paredes de concreto.
CASE TRISUL: INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA OBRA OFERECE MAIOR QUALIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ
O sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, oferece redução de algumas etapas de serviços e mantém um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A obra fica localizada em São Paulo - SP, e conta com duas torres com 20 e 17 pavimentos, totalizando 16.558,21 m² construídos.
CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA EM WOOD FRAME: Prédio de 4 pavimentos em 6 dias
Prédios com 4 pavimentos e 4 apartamentos por pavimento em diversos empreendimentos residenciais: Flor de Lótus (288 Uh), Manacá (224 Uh), Trancoso (288 Uh), Violin (48 Uh), Solar do Bosque (224 Uh), executados no prazo de 6 dias com finalização dos acabamentos em 30 dias.