A Abividro – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro, que representa o setor vidreiro no desenvolvimento da cadeia da logística reversa do vidro, é uma das entidades parceiras que apoiam o movimento “Produtividade do Mesmo Lado’. Confira abaixo a entrevista que foi realizada com presidente Executivo da entidade, Lucien Belmonte:

P: O portal de Produtividade foi criado pelo movimento das Entidades Do Mesmo Lado com o objetivo de reunir as melhores práticas do canteiro de obras e fomentar o crescimento da produtividade da construção civil no país. E o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado é uma iniciativa deste grupo com o propósito de reconhecer e promover as soluções voltadas para o desenvolvimento da inovação no setor. Como o senhor enxerga estas iniciativas?

A discussão da produtividade na construção é, basicamente, chegarmos no século XXI. A revolução e adequação dos sistemas produtivos são fundamentais para cada vez mais pessoas com acesso à uma construção civil de qualidade, com redução de custos, velocidade na entrega e menos desperdício. Quando resolvemos empreender mais em sistemas construtivos, estamos dando uma resposta para as necessidades econômicas do setor.

P: O senhor acredita que o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado pode contribuir, além da promoção das melhores práticas, na formação de parcerias e idealização de novos projetos, técnicas e soluções para o setor da construção civil?

A chegada da ABRAINC junto das Entidades do setor expõe um formato que agrega muito aos setores construtivos e é extremamente necessário: trabalhar de forma conjunta. A possibilidade de cada vez mais construirmos alianças com todos na mesma direção, ajudará a tornar a construção civil mais produtiva e forte.

Os ganhos de produtividade que houve nos outros setores não conseguiriam se sustentar na construção civil sem as rupturas em relação ao que tínhamos tradicionalmente. Isso, em difusão de ideias, estudos, criação de ferramentas tecnológicas e soluções transformadoras.

P: Qual o papel da indústria vidreira para a produtividade da construção civil brasileira?

O vidro junto aos outros materiais acrescenta qualidade, segurança e estética. Podemos ver isso nos fechamentos da construção, no percentual de aberturas e fechamentos de fachadas, em arquiteturas que permitem a maior entrada de luz, ventilação e, ao mesmo tempo, a proteção dos espaços. Em um país tropical como o Brasil, com grande incidência de sol, é importante a inserção do vidro “certo” nas obras, que siga as normas técnicas.

 P: Na sua opinião quais são as alternativas mais inovadoras na indústria vidreira?

O vidro é um dos materiais mais antigos que o homem faz uso. Com o passar do tempo, e a evolução científica e industrial, o vidro está cada vez mais longe daquele conhecido comumente. Há vidro com a possibilidade de eficiência solar, controle acústico, e se tornaram essenciais para o que demanda o novo modelo de morar prezando pelo conforto na habitação.
Em contrapartida, o material ainda é muito visto de uma forma elitista, um inconsciente de poder na construção. Acredito que é preciso desmistificar esta ideia dentro do próprio segmento, pois vidro é acessível a todos.

P: O vidro é um material que pode passar pelo processo de reciclagem inúmeras vezes sem perdas. Como a Abividro tem atuado para contribuir com esse processo?  O custo da reciclagem ainda é um obstáculo dentro do orçamento das obras?

O vidro é um material de alta durabilidade, quando adicionado a outras peças, se mantém por anos. Desta forma, o que se tem em relação à reciclagem do vidro é a transformação do que vai para a obra. O material é cortado antes de ir para as construções e as perdas geométricas em razão destes processos vão direto para a reciclagem. No local da obra em si, a reciclagem do vidro é muito pequena.

Em relação ao meio ambiente, o vidro também se destaca na redução de resíduos e de energia. Quando utilizado o vidro certo, em qualidade e certificado, é possível adaptar o formato aos ambientes, o que contribui para a diminuição do consumo de energia a longo prazo, com mais pontos de luminosidade natural nas construções.

 P: Qual a importância das atualizações frequentes das normas técnicas para utilização do vidro e outros materiais na contribuição para a produtividade no setor da construção civil?

O primeiro material do setor da construção civil que entregou uma prática recomendada para a sua utilização e aplicação correta foi o vidro. O objetivo é disseminar entre os técnicos e consumidores como o vidro deve ser corretamente aplicado nas obras e construções.

Utilizar o vidro da forma correta é favorável para o bem-estar e a segurança das pessoas. Temos exemplos de locais, que são pontos turísticos, como o Skye Bar do Hotel Unique, em São Paulo, com a fachada toda envidraçada; pontes para visitação em que toda a estrutura é de vidro, e demonstram que a correta utilização faz parte da inovação.

P: Conte-nos um pouco sobre o projeto da Abividro ‘É Puro É Vidro.’

O ‘É Puro É Vidro’ é uma iniciativa da Abividro voltada para o setor de embalagens, com o objetivo de difundir a informação que o vidro é o material que melhor preserva as características dos alimentos. O maior exemplo é o leite materno, o alimento mais puro que existe, e que ao ser coletado, deve ser acondicionado em vidro.

Estamos em processo de aprofundar a discussão sobre a importância da doação de leite materno, e viabilizando a parceria com bancos de leite para disseminar ao público a maneira ideal do envase, que deve ser realizado em embalagens específicas, de boca larga e tampa de plástico, por exemplo.

P: O senhor acredita que a participação da Abividro como patrocinadora do Prêmio Produtividade pode contribuir para ainda mais exposição e curiosidade sobre as atividades da associação?

Estamos juntos, em colaboração pelo todo, e o que Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado representa. O patrocínio da Abividro é para mais desenvolvimento do setor da construção, práticas alinhadas, normas assegurando a segurança e durabilidade das estruturas, com inserção das soluções mais modernas para a melhoria constante e consolidação da construção civil no Brasil.

P: Para finalizar gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para o setor da Construção Civil sobre o quanto é importante continuarmos avançando em inovações e no aumento da produtividade.

Produtividade é continuar trabalhando e colaborar com a realização do sonho da casa própria dos brasileiros. Incentivar propostas e técnicas que transformem para melhor e aumentem a eficiência do setor é algo muito importante, e o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado é uma ponte qualificada para o fortalecimento deste movimento.

VOTE!