O estudo de caso foi realizado com Pavimento urbano de concreto (PUC), uma solução competitiva para loteamentos. Bairro planejado aberto com 768 lotes residenciais, o Smart Urba Vila Profeta, em Campinas, optou pelo PUC por questões de custo, durabilidade, manutenção e qualidade. Concebido como um bairro inteligente, baseado nos pilares das smart cities, o empreendimento servirá como referência técnica para a utilização do pavimento urbano de concreto em outros projetos.

“A opção pelo PUC se deu por uma conjuntura entre boas práticas de engenharia, desenvolvimento urbano sustentável e uma grande oportunidade de implantarmos uma mudança disruptiva no mercado de loteamentos, nos tornando referência no tipo de solução implantada”, afirma Fernando Oliveira Mendes, coordenador regional de operações da Urba.

A empresa explicou que, em conjunto com a ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e a Prefeitura Municipal de Campinas, tomou a decisão de especificação do PUC com base nos seguintes requisitos: custo, capacitação, manutenção, interface com concessionárias de água/esgoto, durabilidade e qualidade.

Um benefício adicional do PUC, mencionado por todos os profissionais envolvidos com o projeto e execução do pavimento, é o aspecto visual. A coloração clara do concreto, além da economia de energia de 30% a 60% em relação ao pavimento asfáltico, se torna um diferencial estético apreciado por usuários e moradores.

“O pavimento urbano de concreto dispõe, hoje, de uma farta disponibilidade de insumos nacionais e capacidade plena de atendimento da demanda por empresas de serviço de concretagem em todo o Brasil”, afirma o Eng. Alvaro Sérgio Barbosa Júnior, da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem).

Veja o estudo completo aqui.

VOTE!