
GRAND GUANABARA
Empreendimento residencial de médio-alto padrão, localizado na cidade de Campinas, em São Paulo, com 2 condomínios independentes: Grand One e Grand Duo. Foi utilizado no Grand One o Sistema Escudo de Fachada com o objetivo de aumentar a produtividade e segurança nos canteiros de obra.
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
Segurança é um dos pilares da Tegra. Desse modo, sempre buscamos identificar soluções que diminuam os riscos, principalmente queda de alturas
durante processos construtivos de execução de estruturas de concreto - uma atividade de grande risco para os trabalhadores. Por isso, em um dos edifícios utilizamos um sistema de escudo de fachada que possibilitou executar uma laje em menos tempo - 4 dias, além de gerar mais segurança aos colaboradores.
Para melhorar a produtividade, substituímos o garfo de madeira e/ou torre, utilizado no escoramento da viga de borda, por elementos rígidos pré-montados em forma metálica, acoplados à plataforma trepante e içados com o apoio de grua.
Com o escudo de fachada, houve a substituição do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA), possibilitando a proteção de 3 lajes, pois a plataforma do momento já sobe montada para o pavimento superior.
Principais resultados obtidos
O sistema possibilita a execução de um pavimento a cada 4 dias trabalhados, permitindo a execução de 2 lajes a mais no mês. Em sistemas convencionais, a produtividade de cada carpinteiro atinge uma média de 1,40m²/hora de formas. Já usando o sistema escudo, a produtividade aumenta para aproximadamente 1,97 m²/hora.
Faturamento mensal significativamente superior, uma vez que são realizadas 6 lajes tipo/mês, ao invés de 4. A medição performada foi 150% superior ao comum para o subcontratado, e obtivemos uma redução de cerca de 2 meses no prazo de execução de estrutura e, consequentemente, nos custos da obra.
A implementação do sistema é muito benéfica em questões de segurança, pois colaborador tem menos risco. Em termos de sustentabilidade, as formas metálicas pré-montadas dispensam o uso da madeira e elementos de consumo como pregos, além de permitir a reutilização desse sistema em outras obras.
Redução significativa do desvio de prumada em fachada, por meio da utilização de formas metálicas na viga de borda, fabricadas na medida do projeto.
Aumento significativo na qualidade da forma geométrica da viga de borda.
Nesse caso é necessário que o projeto de estrutura possibilite a implementação deste sistema.
Utilização de escadas pré-moldadas;
Diminuição do número de vigas e seções dos elementos estruturas nos projetos de formas;
Utilização de laje plana no projeto de formas.