SPECTRA: traço de concreto inovador diminui quantidade de traços e custos e aumenta a produtividade
Publicado em 25 de agosto de 2021
Os traços SPECTRA da Engemix foram implementados pela Construtora Tegra na obra SOFI que, com 38 pavimentos e localizada no bairro Campo Belo, São Paulo, teve seu projeto de estrutura totalmente recalculado para capturar os ganhos financeiros proporcionados por esta solução. O empreendimento conta com uma área total de 35.431 m² e com uso de 10.000 m³ de concreto (8.500 m³ na estrutura)
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, a Construtora Tegra decidiu implementar em uma de suas obras o concreto especial SPECTRA desenvolvido pela Engemix. Muito além de um traço de concreto, o SPECTRA é uma solução de engenharia que permite a redução do número de traços da estrutura, aumento de produtividade, redução do prazo de obra e a construção de estruturas mais esbeltas. A implementação e captura de valor de soluções de engenharia inovadoras como SPECTRA depende da sinergia e integração entre construtora, fornecedor e projetista, algo que foi executado com maestria pela Tegra, Engemix e Estádio 3 neste empreendimento.
O processo
1 - No case em questão, o desempenho mecânico do concreto foi sistematicamente testado e aprovado diante aos ensaios de durabilidade e desempenho junto a ABCP e PhD. Com os resultados obtidos foi possível concluir que o SPECTRA possui o potencial de maior durabilidade - ganho de 20 anos de vida útil - em relação aos concretos convencionais similares e apresentando um módulo de elasticidade (secante) aos 28 dias de cura de 36,0 GPa (SPECTRA 40) e 38,0 GPa (SPECTRA 50). 2 – A partir de todos os dados laboratoriais e testes de campo realizados a TEGRA solicitou para os projetistas da ESTÁDIO 3 o recálculo do projeto considerando os aspectos mecânicos do SPECTRA para a redução da taxa de armação. 3 – Estudo da viabilidade de redução no ciclo de escoramento visando o aumento de produtividade de frentes de obra. O estudo foi direcionamento para o acompanhamento dos resultados mecânicos do concreto obtidos em obras pelo consultor Carlos Britez gerando toda estatística de resultados, as deformações em flecha e contra-flecha estão em medições constantes.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Para medir a produtividade foi avaliado o impacto na dinâmica da mão de obra diante a contratação, sendo que o projeto mais arrojado permitiu o uso do menor número de Pilares e Vigas. A viabilidade potencial do ciclo de escoramento com a utilização de medidores de elevada sensibilidade em 3 lajes de referência com pinos fixados de acordo com a orientação dos projetistas. E por fim a análise da dinâmica da obra e dos ciclos de concretagem.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Sem o uso do concreto SPECTRA o consumo de aço na obra seria 6% maior gerando impactos em custos e na produtividade, devido aos benefícios mecânicos do concreto, mesmo considerando as variabilidades de clima os ciclos de concretagem se mantiveram.
Ganhos de produtividade
Ganho potencial de produtividade relacionado a evolução de frentes de obra, devido ao menor ciclo de escoramento o ganho de 15 dias no total do cronograma da estrutura; Simplificação do processo de compra e orçamento (apenas 1 traço para fazer a gestão vs vários traços convencionais), simplificando a gestão da obra;
Ganhos financeiros
Aproximadamente 500 mil reais de ganhos reais com redução de custo devido a redução no consumo de aço, concreto e mão de obra. Todos os ganhos financeiros foram possíveis ao aplicar as características do SPECTRA na concepção do projeto estrutural.
Impacto para a obra como um todo
Com o uso do SPECTRA a obra ganhou em 5 principais frentes: - Simplificou a gestão do concreto na obra – Apenas 2 traços utilizados em toda a estrutura (38 pavim.) - Facilitou e agilizou a concretagem – 80% das cargas chegam pronto para descarga, sem interferência humana - Reduziu custos – redução de custos de aproximadamente 500 mil reais devido à redução de aço, consumo de concreto e mão de obra. - Aumenta o desempenho da estrutura –A baixa interferência humana reduz o risco de patologias e a estrutura é em média 20 anos mais durável - Redução na emissão de carbono – Redução de aprox. 20% no CO² emitido na estrutura com menor consumo de materiais
Outros benefícios gerados pela implantação
O concreto SPECTRA, devido a sua composição, demanda menor consumo de água; Redução de 16% nas emissões de carbono quando comparado aos concretos convencionais e economia de 300.000 litros de água; Resistência a agentes agressivos superior aos exigidos por norma - ganho de 20 anos de vida útil.
Benefícios qualitativos observados
• Recebimento do produto na obra com 80% do Slump dentro do esperado não necessitando de acréscimo de água; • Não temos ocorrências de falhas de concretagem; • Utilização de apenas 2 traços de concreto para toda a obra sendo realizados com fck 50 MPa e 40 MPa; • Sem notificações de retração plástica
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
A solução pode ser aplicada em todo tipo de obras verticais, horizontais ou de infraestrutura onde a característica dos concretos com melhor desempenho mecânico viabilize a redução de custos desde o projeto ao aumento de produtividade. Sua aplicação implica maior controle das características do estado fresco do produto no recebimento em obra, de modo a garantir a eficiência do mesmo e da produtividade.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Evoluir com demais obras com a redução potencial do ciclo de escoramento e de concretagem visando ampliar o conhecimento da tecnologia.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: TEGRA SOFI
Nome das empresas:
VOTORANTIM, TEGRA, ESTÁDIO 3, BRITEZ CONSULTORIA, FRANÇA & ASSOCIADOS, INSTRUMENTEC
Natureza da atividade
Construtora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2020 | Ano de conclusão: 2022
Endereço: Rua Gabriele D'Annunzio, 226 - Campo Belo, São Paulo - SP
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
TEGRA: Henrique Nascimento dos Santos, Walter Mercadante Ujvari, Janaína Pereira / ESTÁDIO 3: Carlos Engelman, Paulo Gasparin / FRANÇA&ASSOCIADOS: Ricardo França, Matheus L. Carvalho / BRITEZ CONSULTORIA: Carlos Britez / VOTORANTIM: Marcus Coimbra Israel, Fernando do Carmo Holanda, Samuel Cruz Bugalski
Cargo dos profissionais:
Suprimentos, Suprimentos, Engenheira de obras / Projetista, Projetista / Projetista, Projetista / Consultor / Gerente de desenvolvimento técnico de mercado, Coordenador de desenvolvimento técnico de mercado,
Consultor de desenvolvimento técnico de mercado
Cases relacionados
SISTEMA DE PROTEÇÃO PISO A PISO: benefícios na produtividade e segurança
O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.
CONSTRUÇÃO MODULAR: Maior prédio da América Latina construído em apenas 100 dias
O edifício comercial de 8 pavimentos, um total de 56 módulos e cerca de 3,3 mil m² foi instalado na região central de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias.
CONSTRUÇÃO OFFSITE: Módulos com fachadas leves viabilizam retrofit de megaloja em tempo recorde
O escopo do projeto foi retrofit e ampliação, em tempo recorde, de um antigo escritório corporativo que se transformou na megaloja de móveis do Grupo Mobly. O desafio foi construir um 4º andar sobre a laje de cobertura do prédio existente, sem ter tempo para reforçá-la juntamente com outras atividades.