REDUÇÃO DE PRAZOS COM A SUBSTITUIÇÃO DE MADEIRA NA CONCRETAGEM DE LAJES POR FÔRMAS DE PLÁSTICO
Publicado em 21 de outubro de 2021
A Edificação fica em São Paulo, com uma área total de 38.121,76 m² construídos. O sistema Planex é uma inovação para otimizar o processo executivo de lajes maciças garantindo obras mais limpas, organizadas e ecologicamente sustentáveis.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Reduzir o custo com a troca das fôrmas danificadas ao longo da execução da estrutura, redução do impacto ambiental causado pelo uso de madeira para forma e redução de lâmpadas, uma vez que a forma é translúcida e possibilita a passagem de iluminação natural. Aumentar produtividade em até 20% na montagem das fôrmas, por ser um produto leve e de fácil montagem, além de garantir a qualidade da estrutura por ser de fácil conferência e pela integridade mantida nos painéis.
O processo
Com o sistema, é possível reduzir os ciclos de concretagem utilizando apenas um jogo de fôrmas. A redução de mão de obra, ciclo e materiais, garante uma sensível queda de custos. O conceito é substituir a utilização do compensado de madeira na concretagem das lajes maciças por fôrmas de plástico. Uma paginação do projeto estrutural é elaborada de modo a eliminar ao máximo a utilização de madeira em cada vão. O Planex é apoiado diretamente sobre barrotes da mesma maneira que o compensado. O Sistema Planex, é uma inovação sustentável em formas plásticas, ligadas umas às outras através de travas. Os painéis medem 0,60 x 0,60 m e têm certificado para até 30 usos. Seu uso resulta em um processo ecologicamente sustentável.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
A produtividade foi medida através do acompanhamento dos ciclos de cada pavimento. Com as metas estabelecidas, os responsáveis pela obra detalharam cada etapa do ciclo e imputaram os ganhos previstos com a implantação do projeto. Após isso, o assistente de engenharia mediu a produtividade de cada dia e comparou os dados para garantir se a meta foi alcançada.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Com o sistema de fôrmas convencional, a obra teria um cronograma com ciclos de estrutura com um dia a mais por pavimento, além de uma variação maior nas deformações de estrutura.
Ganhos de produtividade
Redução de 20% no ciclo de estrutura. Redução da necessidade de acabamento devido ao melhor acabamento da estrutura originado pelas fôrmas.
Ganhos financeiros
Com a redução de escoramento, fôrmas, uso de madeira e lâmpadas, a economia foi de R$ 130.000,00.
Impacto para a obra como um todo
Em função da qualidade alcançada com o uso do sistema, a obra diminuiu a necessidade de regularizações de estrutura e diminuiu as espessuras dos revestimentos como gesso liso e contrapiso.
Outros benefícios gerados pela implantação
As fôrmas são leves e fáceis de transportar entre os pavimentos, aumentando o bem-estar dos profissionais envolvidos. Também geram uma redução significativa do uso de pregos e outros materiais. A redução dos resíduos gerados também representou redução de custo e menor impacto ambiental.
Benefícios qualitativos observados
• Ganho de produtividade com redução de 1 dia no ciclo de cada pavimento • Redução da geração de resíduos • Maior eficiência energética • Redução dos custos da obra • Redução do número de profissionais especializados no processo • Realização de vários pavimentos com apenas 1 jogo de fôrmas
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Seguir a orientação técnica e o manual fornecidos pela Atex.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Aumentar o portfólio de dimensões dos painéis para evitar alguns fechamentos com outro material que não seja o Planex.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Alameda Jardins
Nome das empresas:
Construtora: Rocontec – Rocha Construção e Tecnologia
Cliente: Tishman Speyer
Fornecedor Planex: ATEX DO BRASIL LOCACAO DE EQUIPAMENTOS LTDA
Natureza da atividade
Fabricante de material
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2019 | Ano de conclusão: 2021
Endereço: Rua Chabad, 86 em Cerqueira César
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Rafael Peloi; André kummer ; Rodrigo Rocha; Gunnar San Martin; Denis Garcia Gomes
Cargo dos profissionais:
Engenheiro Responsável; Gerente geral; Diretor Técnico; Representante Comercial; Supervisor Comercial
Cases relacionados
Metodologia construtiva combina alvenaria estrutural com peças pré-fabricadas
O empreendimento Comfort Club Vila Açoriana é um residencial frente-mar que contempla 10 torres de 9 pavimentos, com 8 apartamentos por andar, totalizando 700 unidades habitacionais e 74.922,58 m² de área construída. Na metodologia construtiva há uma combinação de tecnologias, onde tem-se elementos pré-fabricados, como lajes, escadas e vigas, integrados com a alvenaria estrutural.
SPECTRA: traço de concreto inovador diminui quantidade de traços e custos e aumenta a produtividade
Os traços SPECTRA da Engemix foram implementados pela Construtora Tegra na obra SOFI que, com 38 pavimentos e localizada no bairro Campo Belo, São Paulo, teve seu projeto de estrutura totalmente recalculado para capturar os ganhos financeiros proporcionados por esta solução. O empreendimento conta com uma área total de 35.431 m² e com uso de 10.000 m³ de concreto (8.500 m³ na estrutura)
FÔRMA DE POLIPROPILENO PARA EXECUÇÃO DE PAREDES DE CONCRETO: Melhor acabamento e maior Produtividade
O Residencial Colina de Nápoles fica localizado em Campinas - São Paulo e conta com cerca de 12.660 m² de área construída. Para contornar problemas de produtividade, disponibilidade de mão de obra e qualidade do produto, foram desenvolvidas fôrmas de polipropileno para reduzir processos na execução de paredes de concreto.