CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA EM WOOD FRAME: Prédio de 4 pavimentos em 6 dias
Publicado em 20 de outubro de 2021
Prédios com 4 pavimentos e 4 apartamentos por pavimento em diversos empreendimentos residenciais: Flor de Lótus (288 Uh), Manacá (224 Uh), Trancoso (288 Uh), Violin (48 Uh), Solar do Bosque (224 Uh), executados no prazo de 6 dias com finalização dos acabamentos em 30 dias.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
O aumento de demanda na construção civil brasileira trouxe desafios: inflação; carência de mão de obra especializada e aumento da complexidade dos negócios. Dentro desse cenário buscamos: Fornecer a construtores um produto com melhores índices de produtividade; reduzir o impacto ambiental; promover um impacto social positivo; aumentar o nível de qualificação na construção civil; fornecer ao morador uma habitação de qualidade, em conformidade com a nbr 15575 e reduzir o déficit habitacional brasileiro.
O processo
Para desenvolvimento do projeto, contamos com o apoio da equipe técnica Tecverde, utilizando tecnologia BIM e conceitos Lean, otimizando os processos envolvidos e potencializando a industrialização da obra em ambiente off-site/industrial. O Sistema construtivo foi o principal contribuinte da produtividade, contando com soluções implementadas em fábrica, tais como: Paredes e entrepisos com instalações hidrossanitárias, elétricas e esquadrias embutidas; Chapeamento de gesso e placa cimentícia e Produção de Treliças. Além das soluções fabris, o sistema também tornou possível içar em apenas uma vez a estrutura do telhado/cobertura do bloco.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Foi medida a produtividade com base no tempo necessário para finalização da montagem da estrutura do bloco.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Caso a obra fosse executada com bloco de concreto, o prazo para execução da estrutura seria em torno de 5 semanas e em parede de concreto em torno de 15 dias.
Ganhos de produtividade
De 2,5 a 5 vezes mais rápida em comparação com os principais sistemas construtivos, além da redução de mão de obra na execução. No caso da Tecverde, foram necessárias apenas 7 pessoas na equipe de montagem.
Ganhos financeiros
Redução do impacto dos indicadores da inflação na construção civil; Antecipação significativa do resultado financeiro do empreendimento devido à redução do prazo de obra e Redução de pós-obra.
Impacto para a obra como um todo
Obra mais limpa e organizada; Redução de 85% dos resíduos em obras; Construção 4x mais rápida; Economia de 90% em recursos hídricos; Conforto térmico; Isolamento acústico e Redução do risco de acidentes de trabalho.
Outros benefícios gerados pela implantação
Maior segurança no canteiro de obras, sustentabilidade e qualidade de vida para o morador.
Benefícios qualitativos observados
Maior eficiência termo-acústica e redução de pós-obra.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Trata-se de um Sistema Construtivo de alta tecnologia, que conta com até 85% das etapas alocadas em ambiente fabril, com controle de qualidade e eficiência do produto. Todos os materiais aplicados na produção são aprovados pelo Programa Setorial da Qualidade que certifica insumos para a construção civil, atestando sua qualidade e o seu desenvolvimento tecnológico. A inspeção de qualidade é realizada no início da produção e ao final da obra, diretamente no canteiro, não sendo necessários maiores cuidados para reprodução da experiência em outras obras.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
A Tecverde possui uma área dedicada à melhoria contínua e aprimoramento tecnológico do sistema construtivo. Atualmente, temos em andamento diversos estudos para melhoria de produtividade, redução de custo e aumento da industrialização, por exemplo, desenvolvimento de módulos 3D (ex:banheiro modular)
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Empreendimentos Residenciais TecVerde
Nome das empresas:
Tecverde
Natureza da atividade
Construtora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2019 | Ano de conclusão: 2021
Endereço: Municípios de Londrina, Maringá, Guaíra e Araucária - Estado: Paraná
Estado: PR | Cidade: Londrina
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
José Marcio Fernandes
Caio Napoli
Felipe Basso
Franklin Chao
Beatriz Modesto
Giullia Piasseta
Larriê Cardoso
Ramon Pollnow
Cargo dos profissionais:
Sócio fundador e Diretor de Tecnologia
Gerente de Negócios
Gerente de Operações
Analista de Negócios
Analista de Negócios
Estagiária de Negócios
Engenharia de Produto
PMO – Project Management Office
Cases relacionados
CASE TRISUL: INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA OBRA OFERECE MAIOR QUALIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ
O sistema de Fachada de Concreto com a utilização de fôrmas trepantes, oferece redução de algumas etapas de serviços e mantém um fluxo constante de atividades, sem a interferência de atividades externas, como emboço e textura externa. A obra fica localizada em São Paulo - SP, e conta com duas torres com 20 e 17 pavimentos, totalizando 16.558,21 m² construídos.
CONSTRUÇÃO OFFSITE: Módulos com fachadas leves viabilizam retrofit de megaloja em tempo recorde
O escopo do projeto foi retrofit e ampliação, em tempo recorde, de um antigo escritório corporativo que se transformou na megaloja de móveis do Grupo Mobly. O desafio foi construir um 4º andar sobre a laje de cobertura do prédio existente, sem ter tempo para reforçá-la juntamente com outras atividades.
CONSTRUÇÃO MODULAR: Maior prédio da América Latina construído em apenas 100 dias
O edifício comercial de 8 pavimentos, um total de 56 módulos e cerca de 3,3 mil m² foi instalado na região central de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias.