Edf. Parque do Cais

O Edifício Parque do Cais é um residencial com 19 pavimentos, contendo 14 apartamentos e cerca de 902,19m² de paredes internas por andar. A tecnologia de Painéis Lightwall oferece aumento da velocidade construtiva, redução de mão de obra e diminuição dos custos diretos e indiretos da obra.
Solução técnica
implementada
Solução técnica
implementada
Solução técnica
implementada

Solução técnica implementada

Com o objetivo de investir em uma metodologia leve e de alto desempenho térmico e acústico, foi adotado o painel Lightwall, que é um sistema de pré-fabricação de painéis tipo sandwich. As placas possuem largura fixa de 610mm e altura de 2500 ou 3000mm, com núcleo com concreto leve, podendo possuir nas suas faces chapas cimentícias. Os painéis podem ser utilizados em paredes internas, externas ou pisos. Por possuírem encaixes tipo “macho” e “fêmea”, as placas permitem uma construção mais segura, resistente e prática.
Visando um resultado final assertivo, foi desenvolvido e aprovado pela equipe um projeto executivo de paginação, contendo todos os cortes e detalhamentos necessários para a execução do projeto. No planejamento da obra foi definido o fluxo de trabalho e a centralização dos cortes necessários, otimizando o andamento da obra e aumentando a produtividade. Também foi realizado um treinamento e apresentação do projeto com todos os funcionários de montagem, destacando os pontos principais e de possíveis dúvidas da equipe. O Lightwall atende todas as normas técnicas estabelecidas para sistemas de vedação e atualmente estamos em processo de escrita com a ABNT da norma do Painel de Concreto Leve, ou seja, o painel Lightwall.

Principais resultados obtidos

Comparando a produtividade da parede de alvenaria convencional (com chapisco, emboço e reboco em ambas as faces) e o Lightwall, temos uma taxa de produtividade completamente discrepante, variando de 8m²/dia com a alvenaria convencional para 32,2m²/dia, em média, com o painel, alcançando até 40m²/dia - obtendo assim 28 dias de montagem por pavimento, gerando um aumento de 400% na produtividade.
Devido a sua velocidade de aplicação, obteve-se ganhos consideráveis relativos a redução de custo da mão de obra direta e indireta. Enquanto com o LightWall tivemos um custo de R$ 116,08 m², com a alvenaria teríamos R$ 128,00m². Isso resultou em uma redução de aproximadamente 9,31% no custo do m².
O sistema proporciona a execução da obra com menos mão de obra, ou seja, menos horas/homem de exposição ao risco, melhorado os indicadores de acidente de trabalho; além disso, houve a redução significativa dos resíduos gerados na construção, contribuindo com a sustentabilidade.
Os principais benefícios observados estão relacionados ao ganho de produtividade, redução da estrutura, redução de custos, isolamento térmico e acústico, redução de riscos de acidentes e baixa produção de resíduos.
Como o produto foi utilizado como elemento de vedação, concluímos que sistema de painéis LightWall pode ser utilizado em qualquer tipo de obra que tenha este tipo de parede tanto interna como externa. Conseguimos obter bons resultados na obra devido a compatibilização dos projetos de arquitetura e instalações, bem como o projeto de paginação que auxiliou na redução do desperdício, além de um bom treinamento dado a equipe de montagem.
Trabalhar com os projetos compatibilizados, para aperfeiçoar ainda mais o projeto de paginação dos painéis, minimizando possíveis erros de montagem para proporcionar um aumento ainda maior na produtividade da mão de obra.

Galeria de Fotos