pixel

Ganho de Produtividade e Segurança: Andaime Fachadeiro

Empreendimento residencial em torre única com 68 apartamentos de 131m². Fundação em hélice continua, contenção em cortina de concreto com perfil metálico atirantado, estrutura em concreto armado reticulado e laje nervurada nos subsolos, vedação interna com bloco cerâmico e fachada revestida em argamassa com cerâmica e textura.

Solução técnica implementada

Desafio da obra

Dentre as indústrias que mais apresentam perigos aos trabalhadores está a construção civil, e um dos acidentes que mais contribuem para esse destaque estão as quedas por trabalho em altura. Acidentes deste tipo estão relacionados à falta de treinamento dos funcionários e a ausência de proteções coletivas adequadas. Nosso grande desafio era implantar um sistema que melhorasse a segurança em todas as fases da obra, desde a execução da estrutura até o término da fachada e que o trabalhador pudesse se sentir mais seguro durante sua atividade. Além disso outro desafio era conseguir antecipar os serviços da fachada por ser um caminho crítico, executando-o concomitantemente com os serviços internos

O processo

A ação que proporcionou ganho na produtividade da obra foi a instalação do andaime fachadeiro desde a fase da estrutura, substituindo todos os outros sistemas de proteção. O andaime foi instalado em todo o perímetro do prédio e sua ascensão acompanhava a execução da estrutura. A estabilidade do andaime é feita através de tirantes fixados nas vigas e pilares dos pavimentos, garantindo fixação adequada na estrutura. Os módulos do andaime possuem diferentes tamanhos para atender as diferentes situações de projeto, sempre com piso a cada 2 metros. Possuem piso plataforma com alçapão e escada de acesso. Todos os níveis são instalados rodapés e guarda corpos externos funcionando também como proteção periférica. Para ter melhor eficiência e como complementação da implantação desse sistema, foi realizado alinhamento com as empresas de execução de estrutura e fachada, com treinamentos e construção de relacionamento entre os colaboradores.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

A metodologia utilizada foi o cálculo da RUP (razão unitária de produção). Se trata de um indicador de produtividade para a construção civil que faz uma correlação entre o resultado de uma tarefa pelos equipamentos, técnicas e materiais utilizados. A correlação é feita em homem-hora e quantidade de serviço resultante.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

O uso do andaime fachadeiro desde o início da estrutura substitui os sistemas convencionais de proteção coletiva como linha de vida, bandeja primária, tela piso a piso, Sistema Limitadores para Queda em Altura e tela fachadeiro ancorada na cobertura, garantindo uma maior eficácia durante todo o período de uso desta solução, além de substituir o uso de balancins na execução da fachada.

Ganhos de produtividade

A utilização do andaime proporcionou um ganho significativo de produtividade no resultado global da estrutura de concreto da obra Apogee em comparação a outra estrutura de concreto da mesma construtora. Os resultados obtidos foram em RUP de 6,35Hh/m³ contra 8,42Hh/m³, com uma variação de RUP menor na ordem de 25%. Especificamente para a fôrma, obtivemos uma RUP de 0,42Hh/m² contra 0,79Hh/m².

Ganhos financeiros

Quando da implementação do sistema de andaimes, já havíamos contratado a mão de obra para execução da estrutura, não havendo efetivamente ganho financeiro, porém com os resultados obtidos da RUP identificamos potencial de redução para as futuras contratações, na ordem de grandeza de 5%.

Impacto para a obra como um todo

O uso do andaime fachadeiro na obra proporcionou ganho de prazo em dois dos principais serviços do caminho crítico da obra, a estrutura e fachada. Neste estudo tivemos uma redução no ciclo da estrutura de 1(um) dia por pavimento tipo e iniciamos os serviços de revestimento externo 4(quatro) meses antes do planejado devido a possibilidade da simultaneidade dos serviços. Com esta antecipação assumimos uma redução do prazo da obra de 2 meses e consequente redução de todo o custo fixo desse período equivalente a 0,86% do custo total da obra. Além de custo e prazo as vantagens desse sistema para a segurança e qualidade da obra também são significativas em comparação ao sistema convencional.

Outros benefícios gerados pela implantação

Menor geração de resíduos devido à qualidade de execução da estrutura Impacto visual positivo para cidade e vizinhança Mudança do grau de risco Obra mais limpa Rastreabilidade dos equipamentos e certificação Melhor ergonomia dos colaboradores Não interrupção dos serviços de fachada por intempéries

Benefícios qualitativos observados

Melhor conferência da fôrma para garantir a geometria das peças estruturais, maior exatidão na realização do mapeamento da fachada e definição das espessuras de revestimento e ambiente de trabalho mais seguro, transmitindo confiança aos trabalhadores para o desenvolvimento das atividades.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Definir a utilização deste sistema no início do planejamento da obra; Viabilidade técnica e financeira para uso deste equipamento; Contemplar o custo deste equipamento no orçamento da obra; Negociação com prestadores de serviços de estrutura e fachada contemplando a utilização deste equipamento;

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Desenvolvimento do projeto (arquitetura/estrutura) já pensado com a possibilidade de uso deste equipamento; Novos sistemas construtivos de fachada; Treinamento constante aos funcionários

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Obra Apogee

Nome das empresas:
Construtora R.Yazbek e JOG Andaimes

Natureza da atividade
Construtora / incorporadora

Categoria:
Equipamento

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2019 | Ano de conclusão: 2020

Endereço: Avenida Senador Casemiro da Rocha, 800 - Mirandópolis – São Paulo / SP CEP: 04047-002

Estado: SP | Cidade: São Paulo

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Renato Genioli Junior, Cesar Kato, Paula Junqueira, Henrique Rapaci, Daniel Abe, Cláudio Prudêncio Lima, Andre Oshima e Dario Mello.

Cargo dos profissionais:
Diretor de Construção, Superintendente de Construção, Engª de Suprimentos, Gerente de Planejamento, Gerente de Obra, Metre de Obra,Marketing e Diretor

Link:
https://www.jogandaimes.com.br
http://www.ryazbek.com.br/



Assine nossa newsletter

Iniciar conversa