Metodologia construtiva combina alvenaria estrutural com peças pré-fabricadas
Publicado em 13 de outubro de 2021
O empreendimento Comfort Club Vila Açoriana é um residencial frente-mar que contempla 10 torres de 9 pavimentos, com 8 apartamentos por andar, totalizando 700 unidades habitacionais e 74.922,58 m² de área construída. Na metodologia construtiva há uma combinação de tecnologias, onde tem-se elementos pré-fabricados, como lajes, escadas e vigas, integrados com a alvenaria estrutural.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Percebeu-se que os processos construtivos convencionais adotados na construção civil eram muito artesanais e geravam muitos desperdícios, além de resultarem em baixíssimos índices de produtividade. A empresa entendeu que, ao otimizar o sistema de produção, havia potencial de se obter mais eficiência, redução de custos, diminuição dos prazos e aumento da sustentabilidade ambiental, tornando seu produto mais competitivo.
O processo
Desenvolvemos uma metodologia construtiva que engloba todo o processo, desde o design do produto até a entrega ao cliente, combinando a alvenaria estrutural com peças pré-fabricadas. A obra funciona como uma central montadora, já que os elementos estruturais tidos como os mais importantes na produtividade, como lajes, escadas e vigas, são produzidos na nossa fábrica. As etapas de execução de contrapiso e passagem de fiação nas lajes foram suprimidas, já que as peças pré-fabricadas chegam prontas para receber piso laminado ou cerâmico e com a fiação elétrica embutida. Ao empregar as lajes pré-fabricadas, minimizamos o uso de escoras, antecipando os serviços internos, como reboco, instalações, shafts e churrasqueiras. Também investimos em mão de obra própria e a especializamos. O planejamento de obra foi meticulosamente estudado, realizamos medições do tempo de grua para cada item transportado e desenvolvemos projetos de apoio à produção, tais como: fluxo de produção do ciclo de alvenaria, projeto de logística, plano de ataque, sequência de posicionamento dos pré-fabricados e outros.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Primeiramente, foram conhecidos os indicadores de produtividade para entender o desempenho atual. Depois, definiram-se os parâmetros de qualidade, quantidade e tempo esperados para a execução dos serviços. Após, as metas e padrão de qualidade exigidos foram compartilhados com todos os envolvidos. Através do sistema ERP SAP, onde são realizados os apontamentos da produção diária, mediu-se o tempo de execução de 1 pavimento. Assim, viu-se que o tempo de execução da estrutura reduziu pela metade.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Continuaríamos a ter um sistema de produção artesanal que requer 14 dias para a execução de um pavimento com 8 apartamentos, ou seja, levaria o dobro do tempo de execução que temos atualmente. Além disso, estaríamos consumindo mais energia, água e madeira para a execução da obra e deixaríamos de ter os ganhos indiretos, como por exemplo, aumento da qualidade do produto percebida pelo cliente.
Ganhos de produtividade
A execução de um pavimento com 8 apartamentos diminuiu de 14 para 7 dias. Além disso, usar lajes pré-fabricadas requer menos escoras do que as lajes moldadas in loco, o que permite transitar livremente nos pavimentos abaixo e assim antecipar todos os serviços internos subsequentes como por exemplo: instalações elétricas, hidráulicas, gás, execução dos shafts, churrasqueiras, esquadrias e reboco.
Ganhos financeiros
Melhorias nas negociações com os fornecedores, redução nos custos de projeto devido à padronização das torres, redução de custos devido à minimização dos desperdícios, diminuição dos custos devido à redução de 6 meses do tempo de obra.
Impacto para a obra como um todo
Reduzimos em aproximadamente 6 meses o prazo da obra, o que gerou diminuição de custos devido ao menor tempo de locação dos equipamentos, permanência da equipe de obra (engenheiros, operacionais e administrativos em geral) e estrutura do canteiro de obras como um todo. O sistema também permitiu uma redução nos custos devido às melhorias nas negociações com os fornecedores, pois com a padronização das obras é possível comprar o mesmo material para várias obras e assim obter descontos.
Outros benefícios gerados pela implantação
Social: redução do déficit habitacional, oferecer moradia digna a um preço justo. Além disso, um canteiro de obras organizado é mais seguro, minimizando os acidentes de trabalho e absenteísmos causados, reduzindo os custos previdenciários. Ambiental: redução do consumo energético, de água e madeira.
Benefícios qualitativos observados
Eliminamos as decisões durante a execução no canteiro de obras, temos terminalidade dos serviços, melhor utilização da mão de obra, melhoria da qualidade, aumento da produtividade, aumento da competitividade, melhorias nas negociações, menores desvios nos custos e diminuição de cronograma.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
É essencial avaliar se a inovação de processo que está sendo implantada para aumentar a produtividade não está comprometendo outros fatores igualmente importantes como a segurança, desempenho, qualidade e atendimento às normas técnicas. A empresa também precisará desenvolver uma cultura de inovação contemplando todos os setores da organização, para isso é necessário ter o apoio da alta direção. Deve-se investir constantemente em P&D, contratar consultores especializados, projetistas e universidades para o desenvolvimento das soluções técnicas, além de realizar ensaios e protótipos das soluções estudadas antes de incorporar ao processo de forma definitiva.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Nós estamos desenvolvendo um sistema de revestimento industrializado para banheiro que irá substituir os pisos e azulejos. É um sistema limpo, que não requer o emprego de argamassa. Outra sugestão é o desenvolvimento de paredes pré-fabricadas.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Comfort Club Vila Açoriana
Nome das empresas:
Rôgga Empreendimentos
Natureza da atividade
Construtora / incorporadora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2017 | Ano de conclusão: 2021
Endereço: Rua Paralela BR 101, n. 2311, Bairro Itajuba - Barra Velha/SC - CEP: 88390-000
Estado: SC | Cidade: Barra Velha
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
1 – Tamara Zweigle Schimanoski
2 – Tarcísio Ruthes
3 – Thais de Souza Gomes
4 – Ricardo Goulart
Cargo dos profissionais:
1 – Analista de P&D
2 – Coordenador de P&D e Produto
3 – Coordenadora de Fábrica
4 – Diretor de Produção
Cases relacionados
SPECTRA: traço de concreto inovador diminui quantidade de traços e custos e aumenta a produtividade
Os traços SPECTRA da Engemix foram implementados pela Construtora Tegra na obra SOFI que, com 38 pavimentos e localizada no bairro Campo Belo, São Paulo, teve seu projeto de estrutura totalmente recalculado para capturar os ganhos financeiros proporcionados por esta solução. O empreendimento conta com uma área total de 35.431 m² e com uso de 10.000 m³ de concreto (8.500 m³ na estrutura)
SISTEMA DE PROTEÇÃO PISO A PISO: benefícios na produtividade e segurança
O edifício residencial Pin Home, em Pinheiros - São Paulo, possui 27 pavimentos e 3 subsolos, totalizando 18.722 m² construídos. Com o uso do sistema de proteção piso a piso em seu processo construtivo, notou-se uma grande redução das atividades de alto risco e maior produtividade na execução da estrutura.
Fôrmas Metálicas - Industrialização da Construção Civil
A obra é composta de 22 blocos residenciais (térreo+3 andares), construídos em paredes de concreto moldado in loco, cada bloco contém 16 apartamentos com 68.09 m² (02 quartos, sala, varanda, cozinha, bwc e área de serviço), totalizando 352 UHs. Infraestrutura e área de lazer completa.