
Empreendimentos Residenciais Direcional Engenharia
Implantação da tecnologia de levantamentos via drone na Direcional para acompanhamento e atualizações topográficas de seus projetos voltadas para a prospecção, desenvolvimento, gerenciamento e implantação de todas as obras da construtora em todas as regionais em que atuam.
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
- Reduzir custos com levantamentos topográficos para diversas finalidades, como prospecção de novos terrenos, estudos de viabilidade, levantamento para execução de projetos em diversas fases (preliminar, básico e executivo), acompanhamento e avanço de obra, controle de terraplenagem durante a construção (corte/aterro) e geração de imagens e vídeos para divulgação de empreendimentos;
- Aumentar a celeridade de recebimento dos dados de levantamentos topográficos;
- Manter informações suficientes e atualizadas de nossos empreendimentos com precisas inspeções.
- Aprimorar a gestão das obras, acompanhamento e atualizações topográficas dos projetos voltadas ao desenvolvimento e implantação.
- Acompanhar à distância o andamento de uma obra, evitando deslocamentos;
- Monitorar áreas de risco, mapear processos erosivos, produzir mapas temáticos, mensurar áreas contaminadas e etc.
- Produzir imagens aéreas que serão utilizadas pelas equipes de marketing e vendas;
- Realizar inspeções prediais e análises estruturais: os drones permitem fazer imagens, dispensando o uso de guindastes ou andaimes;
- Monitorar canteiros de obras. A captura de imagens pode ser usada para controlar o uso de equipamentos de segurança, a evolução do trabalho e o desperdício de recursos;
- Aumento da qualidade das informações de campo, planejamento mais rápido e preciso;
- Auditoria e fiscalizações da Caixa (agente financeiro). Através do mapeamento com drones, pode-se realizar medições e cálculos sobre o andamento da obra de forma precisa e confiável;
- Com a aquisição da plataforma Site Scan, a Direcional deixou de realizar investimentos mais elevados em hardware e software para sua infraestrutura de trabalho.
Principais resultados obtidos
Redução de aprox. 80% no SLA de levantamento topográfico.
Ao reduzir a necessidade de contratação de topografia, o programa de drones economizou cerca de R$ 1.500.000,00 em 2020 (incluindo o investimento na aquisição dos drone e na licença anual do software Site Scan).
Essa economia será maior nos próximos anos pois já fizemos o investimento inicial.
Na prática, a tecnologia viabiliza mapeamentos e monitoramentos mais eficientes, com menos esforços humanos e maior segurança aos trabalhadores.
Os drones podem ser utilizados em inspeções de telhados, poupando profissionais de riscos maiores ao se expor a uma situação de altura, por exemplo.
As Imagens tiradas de vários ângulos permitem-nos apontar a evolução diária do edifício e avaliar a sua produtividade; Com a utilização da tecnologia é possível acelerar e capacitar os profissionais na tomada de decisão, com um processo rápido e de fácil acesso;
Podemos usar o equipamento para diversas possibilidades como levantamento topográfico, acompanhamento e controle de obra, inspeções de segurança, acompanhamento de entrada e saída de caminhões das obras, imagens e vídeos para marketing.
Embora sejam de simples operação, os drones exigem alguns cuidados para que seu uso seja bem-sucedido. Há algumas restrições às quais os operadores (pilotos) devem ficar atentos. São elas:
- Evitar sobrevoar pessoas, evitando acidentes.
- Respeitar a área onde existem aeroportos ou heliportos, bem como a altura máxima de trabalho de 120 m. Todos os voos precisam de liberação das concessionárias pertinentes.
Ter uma boa frota de drones de modo a realizar toda as atividades diariamente, eliminando atrasos e ajudando as equipes a se alinharem reduzindo o risco de erros.
Todas essas informações resultam no aumento da produtividade dos colaboradores, seja os responsáveis pela obra ou até mesmo os corretores