Sistema escudo fachada garante maior segurança aos colaboradores e a redução no prazo da obra
Publicado em 17 de fevereiro de 2020
Empreendimento residencial de médio-alto padrão, localizado na cidade de Campinas, em São Paulo, com 2 condomínios independentes: Grand One e Grand Duo. Foi utilizado no Grand One o Sistema Escudo de Fachada com o objetivo de aumentar a produtividade e segurança nos canteiros de obra.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Segurança é um dos pilares da Tegra. Desse modo, sempre buscamos identificar soluções que diminuam os riscos, principalmente queda de alturas durante processos construtivos de execução de estruturas de concreto - uma atividade de grande risco para os trabalhadores. Por isso, em um dos edifícios utilizamos um sistema de escudo de fachada que possibilitou executar uma laje em menos tempo - 4 dias, além de gerar mais segurança aos colaboradores.
O processo
Para melhorar a produtividade, substituímos o garfo de madeira e/ou torre, utilizado no escoramento da viga de borda, por elementos rígidos pré-montados em forma metálica, acoplados à plataforma trepante e içados com o apoio de grua. Com o escudo de fachada, houve a substituição do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA), possibilitando a proteção de 3 lajes, pois a plataforma do momento já sobe montada para o pavimento superior.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Um dos principais indicadores utilizados para medir a produtividade da equipe é o fator hora/homem que, neste caso, chegou a ser cerca de 50% superior quando comparado com os sistemas convencionais.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Sem a implantação da solução, a obra estaria exposta a um nível de risco de segurança bastante superior. Além disso, o prazo de execução de cada pavimento tipo seria de 6 dias.
Ganhos de produtividade
O sistema possibilita a execução de um pavimento a cada 4 dias trabalhados, permitindo a execução de 2 lajes a mais no mês. Em sistemas convencionais, a produtividade de cada carpinteiro atinge uma média de 1,40m²/hora de formas. Já usando o sistema escudo, a produtividade aumenta para aproximadamente 1,97 m²/hora.
Ganhos financeiros
Faturamento mensal significativamente superior, uma vez que são realizadas 6 lajes tipo/mês, ao invés de 4. A medição performada foi 150% superior ao comum para o subcontratado, e obtivemos uma redução de cerca de 2 meses no prazo de execução de estrutura e, consequentemente, nos custos da obra.
Impacto para a obra como um todo
Em termos de prazo, houve a redução total da obra em, pelo menos, 2 meses - gerado principalmente pela execução de duas lajes a mais no mês. Com isso, os custos fixos de estrutura e canteiro foram reduzidos para a construtora.
Outros benefícios gerados pela implantação
A implementação do sistema é muito benéfica em questões de segurança, pois colaborador tem menos risco. Em termos de sustentabilidade, as formas metálicas pré-montadas dispensam o uso da madeira e elementos de consumo como pregos, além de permitir a reutilização desse sistema em outras obras.
Benefícios qualitativos observados
Redução significativa do desvio de prumada em fachada, por meio da utilização de formas metálicas na viga de borda, fabricadas na medida do projeto. Aumento significativo na qualidade da forma geométrica da viga de borda.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Nesse caso é necessário que o projeto de estrutura possibilite a implementação deste sistema.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Utilização de escadas pré-moldadas; Diminuição do número de vigas e seções dos elementos estruturas nos projetos de formas; Utilização de laje plana no projeto de formas.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: GRAND GUANABARA
Nome das empresas:
Tegra e Somarsil
Natureza da atividade
Construtora / incorporadora
Categoria:
Material, Componente ou Sistema construtivo
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2019 | Ano de conclusão: 2021
Endereço: Av. Brasil, 1264 - Jardim Chapadão, Campinas - SP
Estado: SP | Cidade: Campinas
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Pedro Bacciotti Franchi, Gabriel Vilas boas, Jaqueline Crepaldi, Cornélio Oliveira, José Wilson, Rafael Benazzi Adriano da Barbosa Bruno Pereira
Cargo dos profissionais:
Gerente de obra, Assistente Técnico, Auxiliar técnico, Mestre de obras, Encarregado de obra, TST, TST, Proprietário Somarsil
Link:
https://www.tegraincorporadora.com.br/grandguanabara/
https://www.linkedin.com/company/somarsil/about/.
Cases relacionados
Fôrmas Metálicas - Industrialização da Construção Civil
A obra é composta de 22 blocos residenciais (térreo+3 andares), construídos em paredes de concreto moldado in loco, cada bloco contém 16 apartamentos com 68.09 m² (02 quartos, sala, varanda, cozinha, bwc e área de serviço), totalizando 352 UHs. Infraestrutura e área de lazer completa.
DIMINUIÇÃO NOS PRAZOS DA OBRA COM UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE ARMADURA PRONTA COM FÔRMA INCORPORADA
Com 15 andares, 3 subsolos e 2 torres, o empreendimento Refuge Bosque da Saúde totaliza 27.422 m² construídos. Para reduzir o prazo total de execução dos blocos de fundação, foi utilizado um sistema de armadura pronta soldada com forma incorporada, resultando na diminuição de 7 semanas no cronograma.
CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA EM WOOD FRAME: Prédio de 4 pavimentos em 6 dias
Prédios com 4 pavimentos e 4 apartamentos por pavimento em diversos empreendimentos residenciais: Flor de Lótus (288 Uh), Manacá (224 Uh), Trancoso (288 Uh), Violin (48 Uh), Solar do Bosque (224 Uh), executados no prazo de 6 dias com finalização dos acabamentos em 30 dias.