Projetado com base nos fundamentos da Indústria 4.0, software reduz em 26% os custos com mão de obra

Publicado em 11 de fevereiro de 2020

O empreendimento Hospital da Ilha é composto por 390 leitos de Urgência e Emergência, dividido em 7 blocos e totalizando uma área construída de 30.330,50m².

Solução técnica implementada

Desafio da obra

O empreendimento Hospital da Ilha é composto por 390 leitos de Urgência e Emergência, dividido em 7 blocos e totalizando uma área construída de 30.330,50m². E para construir um empreendimento tão grande, foi necessária a contratação de uma quantidade expressiva de operários, chegando a um pico máximo de 335 contratações, tornando um grande desafio o gerenciamento da produtividade de toda essa mão de obra, pois, na Indústria da Construção, muitos serviços ainda são executados de forma muito artesanal, e isso reflete diretamente no desempenho da produção, sendo possível observar grandes diferenças de produtividade entre colaboradores que realizam um mesmo serviço.

O processo

A metodologia de trabalho estabelecida no Canteiro de Obras, com a utilização da plataforma MENTOR CONSTRUÇÃO, é fundamentada nos conceitos da Gestão 4.0, com a total digitalização do processo de controle da produção e utilização de indicadores de desempenho até o nível operacional, onde todos os colaboradores têm suas performances de produtividade monitoradas quase que em tempo real. E isso é possível graças ao cruzamento das RUPs planejadas com as RUPs reais obtidas através dos apontamentos diários de produção inseridos na plataforma. Por meio destes dados, o algoritmo fundamental da plataforma é capaz de mensurar o desempenho de cada colaborador, e indicar, através de um completo Dashboard (o Mentor Analytics), os colaboradores produtivos e improdutivos, proporcionando ao Engenheiro da Obra uma visão gerencial simples e precisa do desempenho do seu mais importante recurso, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas e assertivas, e promovendo uma melhoria contínua no processo produtivo.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

Análise da produtividade a partir do valor agregado.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Antes da implantação da plataforma e do novo modelo de gestão, em média, 41,50% dos colaboradores estavam abaixo da produtividade mínima planejada, e por conta disso geravam uma despesa extra nas folhas de pagamento, de 30,95%.

Ganhos de produtividade

Com a utilização da plataforma, houve uma evolução gradativa na performance geral da mão de obra ao longo do tempo, e o número de colaboradores improdutivos reduziu de 41,50% para 14,33% em seis meses.

Ganhos financeiros

Com a melhoria do desempenho da mão de obra, o Consórcio HI passou a produzir mais com um menor número de operários, e foi verificada uma redução média de 26% nos custos atrelados a mão de obra, como folhas de pagamento, transporte, alimentação e EPIs.

Impacto para a obra como um todo

Com a utilização da plataforma, o Gestor é capaz de identificar os desvios da produção de forma automatizada, possibilitando maior agilidade e assertividade na tomada de decisões que contribuíram para a melhoria da produtividade, o cumprimento do planejamento da obra e a redução dos custos de mão de obra.

Outros benefícios gerados pela implantação

Foi aplicado no canteiro de obras o modelo de meritocracia, no qual os líderes das equipes (encarregados) e colaboradores operacionais, que cumprem as metas de produção, recebem premiações, gerando um estímulo nas pessoas, aumentando o comprometimento e impulsionando ainda mais a produtividade.

Benefícios qualitativos observados

Com a implantação da plataforma, o Engenheiro obteve maior domínio na gestão do canteiro, pois passou a ter acesso à informações de desempenho de produtividade que antes não tinha. Isso refletiu em melhorias no processo produtivo que resultaram no aumento da performance operacional.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Os inputs feitos na base de dados são determinantes para obtenção dos resultados propostos pelo modelo de gestão aplicado através da plataforma, e portanto, para que os resultados obtidos reflitam a realidade, as pessoas envolvidas no processo de controle de produção precisam se enquadrar em requisitos mínimos de qualificação técnica.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Nosso próximo passo é desenvolver, na plataforma, um ranking de performance de produtividade entre as Obras, criando um balizador de desempenho, estimulando a criatividade e incentivando uma disputa saudável pela busca da melhor performance.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Hospital da Ilha

Nome das empresas:
Mentor Construção / Construtora Solufarma do Brasil / Consórcio Hospital da Ilha

Natureza da atividade
Fornecedor de software / tecnologia

Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra

Tipo de obra
Edificação: Institucional

Ano de início: 2018 | Ano de conclusão: 2021

Endereço: Av. São Luís Rei de França, s/n, Bairro Turu

Estado: MA | Cidade: São Luís

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Jayron Barros Araújo / Lauro Fortuna Campos Júnior / André Costa Guimarães / Ivo Perez Coelho Saldanha

Cargo dos profissionais:
CEO –Mentor Construção / Eng. Sênior, Ger. Contrato –Solufarma do Brasil / Eng. Civil –Consr. Hosp. da Ilha / Assistente Téc. –Consr. Hosp. da Ilha

Link:
www.mentorconstrucao.com.br



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