Comparativo entre argamassa industrializada ensacada e argamassa a granel no sistema projetado
Publicado em 3 de junho de 2020
O bairro planejado da zona oeste de São Paulo, Jardim das Perdizes, com 250 mil m² de área, encontrou no Sistema Matrix de argamassa pronta, uma solução eficiente e econômica. O bairro é composto por 32 torres residenciais e mistas, cercado por mais de 50 mil m² de área verde, com 2,2 mil árvores de mais de 40 espécies.
Solução técnica implementada
Desafio da obra
Devido às grandes dimensões do empreendimento, era necessário encontrar uma solução alternativa para a etapa de execução das argamassas de revestimento de fachada, a solução deveria atender aos critérios de baixo custo e alta produtividade. Além disso, havia a preocupação com o resultado final de desempenho da aplicação. Era necessário resolver a logística da obra para o fornecimento de argamassas. Para a etapa de revestimento externo de um dos edifícios do bairro planejado, o Recanto Jacarandá, a prioridade era encontrar uma solução com tecnologia diferenciada que viesse a atender ao desafio do empreendimento.
O processo
Este estudo apresenta um comparativo entre argamassa industrializada ensacada e a granel no sistema projetado. A análise é feita no âmbito da produtividade através da Razão Unitária de Produção (RUP), bem como das etapas de recebimento, estocagem, transporte, mistura e aplicação. O estudo teve duração de 8 semanas e foi conduzido pela Votorantim Cimentos, com a consultoria da empresa Daher Tecnologia e Engenharia Ltda. Na obra do Jardim das Perdizes da Construtora Tecnisa. A Votorantim Cimentos realizou um teste por oito semanas entre o Sistema Matrix Silo e o Sistema Matrix Ensacado, a fim de verificar qual teria o melhor rendimento. Para reunir as informações necessárias, foram escolhidas duas fachadas semelhantes, ou seja, com a mesma área de projeção e mesmo número de balancins. Também foi usado o mesmo número de colaboradores, exceto no processo de transporte e na mistura do material. A coleta foi feita através do cálculo RUP (Razão Unitária de Produção), que comparou a quantidade de homens/hora necessários para a realização do serviço.
Metodologia utilizada para medir a produtividade
Foi utilizada a metodologia de analise da RUP Direta e Indireta comparando os dois sistemas de argamassa na obra. Ambos utilizando o processo de aplicação projetada da argamassa.A Votorantim Cimentos realizou um teste por oito semanas entre o Sistema Matrix Silo e o Sistema Matrix Ensacado, a fim de verificar qual teria o melhor rendimento. Para reunir as informações necessárias, foram escolhidas duas fachadas semelhantes, ou seja, com a mesma área de projeção e mesmo número de balancins.
Principais resultados obtidos
Como seria sem a implantação da solução
Redução do tempo de execução do sistema de fachada de 3 para 2 meses com queda da RUP Direta+Indireta de 39%.
Ganhos de produtividade
Na aplicação direta, o Sistema Matrix Silo apresentou rendimento equivalente a 14 m²/dia/homem, enquanto o Sistema Matrix Ensacado produziu 10 m²/dia/homem – 27% a menos.Já na aplicação direta-indireta, o Sistema Matrix Silo proporcionou 13 m²/dia/homem de produtividade, contra 8 m²/dia/homem do Sistema Matrix Ensacado – 39% a menos.
Ganhos financeiros
Não foi estimado o viés financeiro da solução, apenas seu impacto na RUP da obra (Produtividade). Entretanto com a redução do efetivo necessário e do tempo de execução, evidenciam que a solução também traz economia no orçamento global da obra.
Impacto para a obra como um todo
Na aplicação direta, o Sistema Matrix Silo apresentou rendimento equivalente a 14 m²/dia/homem, enquanto o Sistema Matrix Ensacado produziu 10 m²/dia/homem – 27% a menos.Já na aplicação direta-indireta, o Sistema Matrix Silo proporcionou 13 m²/dia/homem de produtividade, contra 8 m²/dia/homem do Sistema Matrix Ensacado – 39% a menos. Desta forma, o Sistema Matrix Silo foi a melhor opção para revestir a área externa do Recanto Jacarandá, sendo que a obra consumiu 1.144,79 m² de argamassa. Além de melhorar a produtividade, a solução apresentou alta qualidade no acabamento. Por ter sido projetada, a argamassa pronta apresentou melhor aderência à superfície.
Outros benefícios gerados pela implantação
Ausência do descarte das sacarias de argamassa no canteiro; Diminuição das perdas de argamassa (Sacarias rasgadas e produto misturado e não aplicado); Ergonomia para a mão de obra (Transporte de Sacarias ao pavimento); Automatização do transporte vertical; Redução da Mão de obra
Benefícios qualitativos observados
Automatização do processo de aplicação de argamassa projetada na obra.
Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras
Avaliação do Canteiro com a Votorantim Cimentos para condições de implementação do sistema de silo matrix na obra.
Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade
Aprofundar ainda mais a pesquisa realizada no canteiro e desta forma intensificar os dados reunidos.
Ficha Técnica do Case
Nome da obra: Jardim das Perdizes
Nome das empresas:
Construtora Tecnisa S/A, Daher Tecnologia e Engenharia Ltda. e Votorantim Cimentos S/A
Natureza da atividade
Fabricante de material
Categoria:
Equipamento
Tipo de obra
Edificação: Residencial
Ano de início: 2014 | Ano de conclusão: 2016
Endereço: Av. Marques de São Vicente, Recanto Jacarandá - Torre W218 – Perdizes. São Paulo - SP.
Estado: SP | Cidade: São Paulo
Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Marcus Coimbra Israel, Votorantim Cimentos / Renato Vitti, Votorantim Cimentos /Cesar Daher, Daher Tecnologia e Engenharia Ltda / Narda Asano, Tecnisa
Cargo dos profissionais:
Marcus Coimbra Israel, Gerente Técnico / Renato Vitti, Coordenador Técnico / Cesar Daher, Consultor / Narda Asano, Engenheira Civil