Jardim das Perdizes

O bairro planejado da zona oeste de São Paulo, Jardim das Perdizes, com 250 mil m² de área, encontrou no Sistema Matrix de argamassa pronta, uma solução eficiente e econômica. O bairro é composto por 32 torres residenciais e mistas, cercado por mais de 50 mil m² de área verde, com 2,2 mil árvores de mais de 40 espécies.

Solução técnica implementada

Devido às grandes dimensões do empreendimento, era necessário encontrar uma solução alternativa para a etapa de execução das argamassas de revestimento de fachada, a solução deveria atender aos critérios de baixo custo e alta produtividade. Além disso, havia a preocupação com o resultado final de desempenho da aplicação. Era necessário resolver a logística da obra para o fornecimento de argamassas. Para a etapa de revestimento externo de um dos edifícios do bairro planejado, o Recanto Jacarandá, a prioridade era encontrar uma solução com tecnologia diferenciada que viesse a atender ao desafio do empreendimento.
Este estudo apresenta um comparativo entre argamassa industrializada ensacada e a granel no sistema projetado. A análise é feita no âmbito da produtividade através da Razão Unitária de Produção (RUP), bem como das etapas de recebimento, estocagem, transporte, mistura e aplicação. O estudo teve duração de 8 semanas e foi conduzido pela Votorantim Cimentos, com a consultoria da empresa Daher Tecnologia e Engenharia Ltda. Na obra do Jardim das Perdizes da Construtora Tecnisa. A Votorantim Cimentos realizou um teste por oito semanas entre o Sistema Matrix Silo e o Sistema Matrix Ensacado, a fim de verificar qual teria o melhor rendimento. Para reunir as informações necessárias, foram escolhidas duas fachadas semelhantes, ou seja, com a mesma área de projeção e mesmo número de balancins. Também foi usado o mesmo número de colaboradores, exceto no processo de transporte e na mistura do material. A coleta foi feita através do cálculo RUP (Razão Unitária de Produção), que comparou a quantidade de homens/hora necessários para a realização do serviço.

Principais resultados obtidos

Na aplicação direta, o Sistema Matrix Silo apresentou rendimento equivalente a 14 m²/dia/homem, enquanto o Sistema Matrix Ensacado produziu 10 m²/dia/homem – 27% a menos.Já na aplicação direta-indireta, o Sistema Matrix Silo proporcionou 13 m²/dia/homem de produtividade, contra 8 m²/dia/homem do Sistema Matrix Ensacado – 39% a menos.
Não foi estimado o viés financeiro da solução, apenas seu impacto na RUP da obra (Produtividade). Entretanto com a redução do efetivo necessário e do tempo de execução, evidenciam que a solução também traz economia no orçamento global da obra.
Ausência do descarte das sacarias de argamassa no canteiro; Diminuição das perdas de argamassa (Sacarias rasgadas e produto misturado e não aplicado); Ergonomia para a mão de obra (Transporte de Sacarias ao pavimento); Automatização do transporte vertical; Redução da Mão de obra
Automatização do processo de aplicação de argamassa projetada na obra.
Avaliação do Canteiro com a Votorantim Cimentos para condições de implementação do sistema de silo matrix na obra.
Aprofundar ainda mais a pesquisa realizada no canteiro e desta forma intensificar os dados reunidos.

Parceiros envolvidos

Construtora Tecnisa S/A, Daher Tecnologia e Engenharia Ltda. e Votorantim Cimentos S/A
Marcus Coimbra Israel, Votorantim Cimentos / Renato Vitti, Votorantim Cimentos /Cesar Daher, Daher Tecnologia e Engenharia Ltda / Narda Asano, Tecnisa
https://www.mapadaobra.com.br/ https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/argamassa-pronta-sistema-matrix-proporcionou-27-a-mais-de-produtividade/

Galeria de Fotos