APP PARA GERENCIAMENTO DA OPERAÇÃO DE CONCRETAGEM

Publicado em 22 de outubro de 2021

Localizado no município de Escada, o supermercado faz parte da rede Novo Atacarejo, que já conta com 9 lojas no estado, com pretensões futuras de chegar a 60 lojas em funcionamento. Todas as lojas foram construídas em terrenos de mais de 20mil m² e área de mais de 8mil m².

Solução técnica implementada

Desafio da obra

A equipe da obra sentia necessidade de um monitoramento e uma programação mais precisa para a concretagem dos blocos e pisos, por se tratar de itens com grandes volumes. Desenvolver um controle onde fosse possível monitorar o fluxo de concreto era imprescindível, desde a entrada na obra, o tempo de espera de cada carro dentro do canteiro e a continuidade do processo. O objetivo é executar cada etapa dentro do período programado, buscando uma redução do tempo de atendimento de suas entregas.

O processo

O acompanhamento dos caminhões betoneiras através do aplicativo permitiu, além da facilidade de monitoramento do concreto enviado, a constatação do tempo de descarregamento dos carros. Trouxe a vista dados anteriormente não observados, possibilitando uma programação de envio de carros mais assertiva, garantindo que a obra não ficasse sem o fornecimento de concreto e que não fossem geradas filas de espera de caminhões dentro do canteiro. Tornou o processo mais rápido, diminuindo drasticamente o tempo de atendimento nas entregas, trazendo melhorias para o planejamento dos clientes e dos fornecedores, principalmente nos casos de concretagem de grandes volumes, que exigem um cuidado maior com relação ao intervalo de caminhões, por se tratar de áreas de grande extensão. Com a transparência no fluxo da concretagem, o aplicativo monitora o tempo de carregamento do caminhão betoneira, o percurso em tempo real até a obra e o período passado dentro de canteiro. Tudo isso transmitido de maneira automática, através de um sistema inteligente, com localização em tempo real por GPS.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

A metodologia utilizada pra medir a produtividade foi uma análise comparativa através da avaliação do tempo de atendimento antes da implementação do sistema e o tempo de atendimento após a implementação, ficando evidente a redução de tempo. Além do aumento da assertividade do planejamento por parte dos construtores.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Com a implantação do aplicativo SmartMassa, conseguimos reduzir o tempo médio de atendimento das nossas entregas. Além disso, considerando um quadro de 15 funcionários para a concretagem da obra, geraria um total de R$ 31.707,62 em horas extras para a contratante e R$2.692,80 para a MF Artefatos.

Ganhos de produtividade

Com o sistema, conseguimos trazer à vista indicadores antes não observados, como tempo de permanência do carro em obra e tempo de carregamento na usina. Em posse dessas informações, conseguimos promover ajustes que reduziram o nosso tempo de atendimento em 400%, saindo de 2h30 para 30mim. Essa redução resultou, além dos ganhos financeiros, uma maior fidelização dos nossos clientes.

Ganhos financeiros

Considerando uma economia de R$ 31.707,62 e o montante total da compra do concreto de aproximadamente R$ 1.029.700,00 , a economia gerada representa 3,07% do valor investido. Se o cliente implantar o sistema nas próximas 60 obras, com este valor será possível realizar a concretagem de mais 2 lojas.

Impacto para a obra como um todo

Com a implantação do sistema conseguimos cumprir os cronogramas pré-estabelecidos, atendendo ao tempo de execução da obra e reduzindo os custos adicionais, como o aumento do tempo de obra ou horas extras desnecessárias. O processo gerou uma economia de 3,07% no valor total da obra, apenas com a utilização do aplicativo.

Outros benefícios gerados pela implantação

Redução da quantidade de horas extras trabalhadas, garantindo ao colaborador um maior bem estar. Redução dos desgastes entre fornecedor e cliente, garantindo autenticidade na execução do planejamento de obra.

Benefícios qualitativos observados

Diminuição da quantidade de horas extras gastas e redução de desgastes com cliente a respeito do fornecimento de concreto. Essa redução gerou uma economia financeira que garantiu a equipe de execução maior segurança para cumprir o orçamento e cronograma previamente estabelecidos.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

A solução técnica pode ser aplicada em toda obra que se tenha fornecimento de concreto usinado. É importante realizar o treinamento com a equipe em obra para utilização do aplicativo.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Reduzir o tempo de carga e descarga dos caminhões betoneiras, visando uma maior agilidade na entrada e saída do canteiro, melhorando a produtividade.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: Novo Atacarejo Escada

Nome das empresas:
MF Artefatos; Grupo SFA– Santa Bárbara Construções Imobiliárias

Natureza da atividade
Fabricante de material

Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra

Tipo de obra
Edificação: Comercial

Ano de início: 2021 | Ano de conclusão: 2021

Endereço: BR-101, Km 108 Sul, S/N

Estado: PE | Cidade: Escada

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Carlos Eduardo; Ronaldo Neves; Jonas Assunção.

Cargo dos profissionais:
Engenheiro Responsável; Analista de Engenharia; Auxiliar de Engenharia.

Link:
https://apps.apple.com/br/app/smartmassa/id1567964405
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mfart.smartmassa
http://mfartefatospe.com.br/




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