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Software de plataforma inovadora de gestão reduz em 22% os custos com mão de obra

Empreendimento residencial composto por 528 unidades habitacionais, divididas em 14 blocos de 4 pavimentos, totalizando uma área construída de 23.263,68m².

Solução técnica implementada

Desafio da obra

A CONSTRUTORA AMORIM COUTINHO, referência no Brasil, com mais de 14.000 unidades habitacionais construídas, é uma empresa exemplo de como focar na gestão de desempenho. Ao longo dos últimos anos, a construtora implementou um rigoroso controle de custos nas suas obras e observou uma constante: 90% dos desvios orçamentários registrados nos seus canteiros estavam atrelados à mão de obra. Isso foi providencial para uma das definições mais importantes no planejamento estratégico da empresa: o de estabelecer o monitoramento do desempenho de produtividade de cada colaborador dos seus canteiros de obras.

O processo

A metodologia de gestão estabelecida, através da plataforma MENTOR CONSTRUÇÃO, é baseada na gestão por avaliação de desempenho, com uso de indicadores de resultados a nível operacional, onde todos os colaboradores têm suas performances de produtividade monitoradas. E isso é possível graças ao cruzamento das RUPs (Razões Unitárias de Produtividades) planejadas com as RUPs (Razões Unitárias de Produtividades) reais obtidas através dos apontamentos diários de produção inseridos no sistema. Por meio destes dados, o algoritmo fundamental da plataforma é capaz de mensurar o desempenho de cada colaborador e indicar, através de um completo Dashboard, os colaboradores produtivos e improdutivos. Além disso, com o MENTOR CONSTRUÇÃO, a AMORIM COUTINHO passou associar as tarefas/produções ao orçamento de obra. Esta funcionalidade possibilitou a geração de relatórios comparativos entre os valores orçados e realizados de cada serviço executado, estabelecendo também uma eficiente gestão orçamentária de mão de obra.

Metodologia utilizada para medir a produtividade

Metodologia para medição e análise da produtividade a partir do valor agregado.

Principais resultados obtidos

Como seria sem a implantação da solução

Antes da implantação da plataforma e do novo modelo de gestão, em média, 43% dos colaboradores estavam abaixo do desempenho mínimo planejado, e geravam uma despesa extra, de 34%, nas folhas de pagamento.

Ganhos de produtividade

Com a utilização da plataforma, houve uma evolução gradativa na performance geral da mão de obra ao longo do tempo. E após seis meses os resultados já eram evidentes, com a diminuição de 43% para 22% do número médio de colaboradores improdutivos, e redução de 68% nos custos extras gerados pela ineficiência da mão de obra.

Ganhos financeiros

Fazendo um comparativo com outro empreendimento da mesma natureza executado pela AMORIM COUTINHO em anos anteriores, observou-se uma redução média de 22% nos custos atrelados a mão de obra, como folhas de pagamento, transporte, alimentação e EPIs.

Impacto para a obra como um todo

Com a utilização da plataforma os gestores foram capazes de identificar desvios de forma automatizada, propiciando maior agilidade e assertividade na tomada de decisões que contribuíram para o cumprimento do planejamento da obra e refletiram no melhor resultado econômico do empreendimento.

Outros benefícios gerados pela implantação

Foi aplicado no canteiro de obras o modelo de meritocracia, no qual os líderes das equipes (encarregados) e os colaboradores operacionais que se destacam recebem premiações, que geram um estimulo a mais nas pessoas, aumentando o comprometimento e impulsionando a produtividade.

Benefícios qualitativos observados

Com a implantação da plataforma, o Engenheiro obteve maior domínio na gestão do canteiro, pois passou a ter acesso à informações de desempenho de produtividade que antes não tinha. Isso refletiu em melhorias no processo produtivo que resultaram no aumento da performance operacional.

Cuidados necessários para reproduzir esta experiência em outras obras

Os inputs feitos na base de dados são os fatores que mais influenciam nos resultados propostos pelo modelo de gestão aplicada através plataforma. Portanto, as pessoas envolvidas no processo de apontamento precisam se enquadrar em requisitos mínimos de qualificação técnica.

Sugestão para melhorar ainda mais a produtividade

Nosso próximo passo é desenvolver, na plataforma, um ranking de performance de produtividade entre as Obras, criando um balizador de desempenho, estimulando a criatividade e incentivando uma disputa saudável pela busca da melhor performance.

Ficha Técnica do Case

Nome da obra: PLAZA NORTE RESIDENCE

Nome das empresas:
MENTOR CONSTRUÇÃO / AMORIM COUTINHO

Natureza da atividade
Fornecedor de software / tecnologia

Categoria:
Planejamento, modelo de gestão e controle de obra

Tipo de obra
Edificação: Residencial

Ano de início: 2018 | Ano de conclusão: 2020

Endereço: R. da Granja, 10 - São José de Ribamar - Maranhão

Estado: MA | Cidade: São José de Ribamar

Nome dos profissionais envolvidos na experiência:
Carlos Jorge / Eugênio Coutinho / Jayron Barros Araújo / Alcindo Mousinho

Cargo dos profissionais:
Gestor de Obras (AMORIM COUTINHO) / Diretor de Planejamento e Controle (AMORIM COUTINHO) / CEO (MENTOR CONSTRUÇÃO) / Consultor Técnico (MENTOR CONST.)

Link:
https://mentorconstrucao.com.br/



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