
Zahle Jardins
A edificação de 18 pavimentos e 11.270 m² de área construída conta com ambientes de pé direito duplo ou triplo, que foram construídos com o auxílio do sistema Steel Deck para facilitar e agilizar a execução das lajes.
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica
implementada
implementada
Solução técnica implementada
A área comum do empreendimento Zahle Jardins está localizada na torre, e cada ambiente possui um pé direito duplo ou triplo variando de 6 a 9m. Visto a dificuldade na execução da estrutura convencional e seus posteriores serviços, a laje em steel deck eliminou a necessidade do escoramento/reescoramento da laje. Se a obra não tivesse utilizado o steel deck, a data do primeiro pavimento de laje concretada a ser retirada as torres de escoramento seria 97 dias após a sua concretagem, travando todos os serviços posteriores.
Foi estudado pela a obra a dificuldade e o impacto da execução dos ambientes decorados na estrutura convencional, sendo que ao caminho crítico da obra são esses locais, pois precisamos libera-los para a decoração da incorporação. Visto que atrasaríamos a entrada dos serviços posteriores da estrutura, a obra estudou a solução da laje em steel deck, que foi aprovado pela diretoria de construção. A obra contratou um projetista de estruturas metálicas para desenvolver o projeto das lajes em steel deck, e validou todas as cargas com o projetista de estrutura da obra.
A viga no entorno da laje em steel deck foi realizada em estrutura convencional e nela foram concretadas as cantoneiras de apoio da telha e os inserts para a fixação das vigas metálicas. Após 3 dias da concretagem da estrutura convencional, a laje do steel deck estava pronta e liberada para os serviços posteriores.
Principais resultados obtidos
A estrutura convencional seria realizada em uma média de 10 dias, sendo que o steel deck consegue liberar o pavimento concretado em 3 dias, além de eliminar a montagem e desmontagem das torres de escoramento.
Como os esses ambientes são o caminho crítico da obra, se não tivéssemos utilizado o steel deck, a obra tinha um grande risco de atrasar a entrega para os clientes e ter um gasto de 1 mês a mais de despesas indiretas, cerca de R$150.000,00.
Com a solução do steel deck, os carpinteiros da obra não precisaram montar as torres de escoramento com 9m de altura. A quantidade de concreto utilizado também foi reduzida, diminuindo o impacto da obra na geração de CO2.
Devido à altura das vigas e laje, o serviço em estrutura convencional tinha um grande risco de ficar com falhas na execução, com a estrutura metálica, a qualidade da execução conseguiu ser garantida sem falhas.
O steel deck é uma solução que ainda é considerada mais cara, que pode ser utilizada em obras que estão com um prazo apertado ou se possuem uma dificuldade de execução em estrutura convencional, como no caso da obra Zahle. A execução do sistema é muito simples, é preciso se atentar na conferência das cantoneiras e insertes para não ter problemas de locação e nível da laje.
No caso da obra Zahle, o andaime fachadeiro JOG auxiliou na instalação das vigas e telhas, devido à altura da laje.