A ABRAINC, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, foi constituída em 2013 para representar e fortalecer o mercado imobiliário e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. A entidade tem o objetivo de aprimorar o mercado da incorporação imobiliária, levar melhores produtos ao público, ampliar o financiamento aos compradores de imóveis, buscar aperfeiçoamento das relações de trabalho e a simplificação da legislação, além do equilíbrio nas relações com o Governo, empresários e consumidores.

Confira a entrevista realizada com o presidente da Entidade, Luiz França sobre a plataforma e o Prêmio de Produtividade, união do setor, cenário da construção civil, impacto das tecnologias e eficiência para a cadeia produtiva.

P: O portal de Produtividade foi criado pelo movimento das Entidades Do Mesmo Lado com o objetivo de reunir as melhores práticas do canteiro de obras e fomentar o crescimento da produtividade da construção civil no país. E o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado é uma iniciativa deste grupo com o propósito de reconhecer e promover as soluções voltadas para o desenvolvimento da inovação no setor. Como o senhor enxerga estas iniciativas?

A ideia de promover com uma premiação as melhores iniciativas e soluções aplicadas nos canteiros de obras é muito agregadora para à construção civil. O reconhecimento das empresas pode ser mais um incentivo para o desenvolvimento de inovações que contribuam para a produtividade do setor.

P: O senhor acredita que o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado pode contribuir, além da promoção das melhores práticas, na formação de parcerias e idealização de novos projetos, técnicas e soluções para o setor da construção civil?

O Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado e a plataforma são vitrines de exemplos que foram colocados em prática e deram certo. Ao terem contato com os conteúdos, que são ricos, os profissionais podem ser estimulados e firmarem parcerias entre empresas. Um processo positivo para a evolução de mais soluções técnicas e, futuramente, posicionar o setor da construção civil brasileira como referência em inovação e produtividade.

P: Qual o papel do setor da incorporação imobiliária para a produtividade da construção civil brasileira?

A incorporadora é responsável pela articulação dos empreendimentos, a visualização das necessidades dos compradores e oportunidades. Realiza os estudos de viabilidade, do processo de adquirir o terreno e projetar o empreendimento até a “entrega das chaves”.

A partir do processo de incorporação imobiliária que são definidos os passos da construção, que podem envolver mais de uma empresa para a obra, em muitos casos são contratados mais profissionais para atender as demandas, busca por fornecedores de insumos e materiais necessários para estruturar os imóveis. O setor da incorporação é um dos principais propulsores da geração de renda, e para a movimentação do mercado e da cadeia da construção civil.

P: No acumulado do primeiro semestre de 2021 foi observado um incremento de 9,73% no INCC, Índice Nacional de Custo da Construção, um aumento considerável no preço dos insumos. Em sua opinião, as alternativas que as incorporadoras utilizaram em seus empreendimentos, em substituição aos materiais que passaram pela alta, abriram novos caminhos para a produtividade no setor?

A busca por novas tecnologias causou um impacto significativo e positivo para as empresas, que podem oferecer soluções mais modernas e sustentáveis para os clientes. Com essas alternativas à disposição, as incorporadoras podem definir qual a melhor tecnologia a ser usada em cada momento, sem a total dependência dos insumos e técnicas tradicionais.

Temos ótimos exemplos de associadas ABRAINC que estão modificando seus métodos, com a inserção de tecnologias para a organização dos projetos e aumentar a assertividade durante toda a construção, bem como, alternativas para diminuir os gastos, substituir materiais e mais sustentabilidade.
O Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado pode ser um intermediário nesta mudança de cenário, pois proporciona a exposição de cases de sucessos, um portal para relacionamento e a troca de experiências. 

P: A ABRAINC tem realizado uma série de eventos sobre inovação na incorporação imobiliária. Como o senhor percebe a forma que as iniciativas têm contribuído para desenvolvimento do setor?

A reinvenção é a saída mais perspicaz em tempos de incertezas como estes que estamos vivendo. E as incorporadoras e empresas do segmento da construção se mostraram aptas dentro deste curso.

Com o objetivo de fortalecer ideias para a produtividade e as iniciativas de inovação para o mercado imobiliário, a ABRAINC convidou os profissionais mais experientes para reuniões e webinars sobre as mudanças na jornada de compra com a digitalização dos processos, as alternativas criadas para diminuir a burocratização, aumento da demanda de crédito e oferecimento de experiências singulares aos compradores.

Acredito que com o advento da pandemia, mesmo com os baixos, possibilitou por outro lado, tirar do papel os projetos mais inovadores. E essas soluções têm potencial de colocar o Brasil em um outro patamar em termos de produtividade.

P: Para finalizar, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para o setor da Construção Civil sobre o quanto é importante continuarmos avançando em inovações para o aumento da produtividade.

Construir um movimento voltado para a produtividade é apostar no potencial do país. Há muito a ser feito ainda, mas com passos assertivos, união e apoio, será possível a promoção de soluções que irão modificar o ecossistema da construção.

A plataforma Do Mesmo Lado e o Prêmio Produtividade são resultado de ações em conjunto, pensadas por entidades inspiradoras e empresas que estão se reinventando e contribuem para o progresso do setor.

Convido a todos a conhecerem a plataforma, as Entidades Do Mesmo Lado, e se tiverem cases com aplicações bem-sucedidas nos canteiros de obras e que deem ao setor maior desempenho produtivo e eficiência, se inscrevam ao prêmio.

VOTE!