A live Torres Altas em Parede de Concreto com ênfase em Produtividade, realizada na quinta-feira (16/02) contou com a participação de Valter Frigieri, diretor de Planejamento e Mercado da ABCP e coordenador do Prêmio de Produtividade; Arnoldo Wendler, diretor da Wendler Projetos e Sistemas Estruturais; Dennys Gomez, diretor de engenharia do grupo Bild e Vitta; Francisco Graziano, diretor da Pasqua&Graziano; com mediação de Rubens Monge, gerente de Edificações da ABCP e coordenador do Grupo Parede de Concreto. A transmissão atingiu picos de 200 pessoas, com audiência de mais de 500 pessoas.
Valter Frigieri abriu a transmissão e falou sobre o grupo de trabalho, o Comitê de Produtividade que reúne entidades representantes de fornecedores da cadeia da construção civil e incorporação imobiliária, composto por ABCP, ABRAINC, ABRAMAT, AFEAL, Drywall e Sobratema, e do Prêmio Produtividade, do processo de captação de empresas, inscrição de cases, e premiação. Ele frisou a importância de projetos que mudem a percepção do setor em relação à inovação e índices de produtividade, além do relacionamento entre empresas, reconhecimento de boas práticas e o ganho potencial.
Arnoldo Wendler fez exposição sobre a Norma NBR 16055:2022, Parede de concreto moldada no local para a construção de edifícios – Requisitos e Procedimentos, que estabelece os requisitos básicos de paredes de concreto moldadas in loco com fôrmas removíveis e armaduras distribuídas para qualquer número de pavimentos.
Francisco Graziano, por sua vez, falou sobre como o projeto pode ser uma ferramenta de produtividade, com ênfase nos fatores que quantificam os projetos – capacidade de produção relacionada ao custo de produção – e exemplos de estudos de variabilidade de parâmetro que podem ser extraídos do mesmo projeto arquitetônico com diferentes soluções estruturais, bem como as vantagens do método construtivo do sistema parede de concreto.
Dennys Gomez apresentou cases de projetos com estruturação em Parede de Concreto, da fundação, superestrutura, passando pelas fôrmas e redução de ciclo. E destacou o aumento da produtividade com elementos interno, logística e redução de ciclo.
Confira a íntegra do evento!
Nesta 3ª edição, o Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado conta com patrocínio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland); ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem); Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias); ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento); AFEAL (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio); ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos); APeMEC (Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil de SP), IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas); SIAMFESP (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo); e SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo).